06
- Não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade;
✅ O
amor jamais se rejubila quando outros cometem a maldade, o erro; também não se
regozija com a queda alheia; não se regozija com a fraqueza de outros,
resultado do pecado, a fim de exaltar-se em sua própria suposta retidão. Nem se
regozija ante o ciúme, a inveja, qualidades negativas essas que se deleitam
ante a ruína alheia.
✅ A
atitude de nossa mente, para com o pecado, é o grande teste de verdade de nosso
sentimento religioso. (Shore, in loc.)
✅ O
amor não se regozija quando o mal é praticado por outros, conforme é hábito
deste mundo odioso. (Alford, in loc.)
✅ Existem
pessoas tão vis que sua alegria verdadeira depende do triunfo do mal. (Robertson,
in loc.)
✅ Não é comum as pessoas interessadas se regozijarem no sucesso de uma guerra
injusta e sanguinária, no saque e no incêndio de cidades e aldeias; e não é
comum que a alegria seja proporcional a matança que tem sido feita entre as
fileiras inimigas? No entanto, muitos daqueles que têm essa atitude a si mesmo
se chamam ´cristãos`. Assim sendo, podemos esperar que Moloque e seus demônios
não estejam muito distantes dessa descrição de certos cristãos, a ponto de seu
caso tornar-se totalmente desesperador. Se tais cristãos podem ser salvos, os
próprios demônios não precisam desesperar-se.(Adam Clarke, in loc.)
O
amor se regozija ante a verdade. Está aqui em foco a verdade inteira de Deus; e
isso deve incluir a verdade trazida até nós por Jesus Cristo, expressa no
Evangelho. O amor cristão, pois, não deriva qualquer satisfação dos pecados
alheios; pelo contrário, encontra sua plena satisfação na verdade de Deus. A
qual é pura, imaculada, benigna e salutar. A verdade, neste ponto faz oposição especial
à maldade; portanto, está em vista, particularmente, a verdade ?moral?, a
bondade para com os nossos semelhantes. Nisso é que o amor cristão se regozija,
embora a declaração do apóstolo dos gentios não se limite a cobrir esse
aspecto.
Assim
é que o amor, em contraste com o espírito odioso da bisbilhotice, alegra-se por
ouvir acerca do bem feito a outrem, o seu progresso espiritual, a sua pureza
moral. Nessas coisas é que o amor se regozija, porquanto o amor sempre se
manifesta na forma de ação moral purificadora. Sim, o amor se alegra ante o
triunfo do bem, e onde quer que esse triunfo se possa encontrar. Portanto essa
expressão de amor é uma edificação e um encorajamento para com os outros.
O verdadeiro amor não se alegra com a
destruição, queda, ruína, vergonha do próximo, não sente satisfação quando ouve
da frustração do cônjuge, familiar, amigos ou conhecidos antes o verdadeiro e
único amor fica feliz e se alegra quando vê a verdade e justiça sendo
manifestada em prol dos que o cercam, tem prazer em ver os injustiçados
justificados, os abatidos serem exaltados, os humilhados serem erguidos da
prostração e queda, pois sabe reconhecer as fraquezas e dotes do seu próximo e
têm fome e sede de justiça e busca a verdade independente que sofra o dano.
O amor se alegra com a expansão da justiça
de Deus e a Verdade que é Cristo por toda a terra, enquanto aqueles que não
amam se alegram com o erro, engano, injustiça e escândalos no mundo.
07
- Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
O
amor tudo sofre. A palavra « sofre» se deriva de um termo grego que significa «
telhado ». Um telhado cobre, protege, « suporta» a tempestade, conservando no
bem-estar os que estão no interior da casa. Por isso é que se pode dizer que o
amor « cobre», «protege», «sustenta» todo o sofrimento e assédio...Esse mesmo
vocábulo é usado em I Pd
4:8, onde se lê que «o amor cobre multidões de pecados». O amos lança um véu
sobre os sentimentos, os pecados, as fraquezas e os abusos dos outros.
✅ O amor concede em um momento o que o trabalho dificilmente pode conseguir em
uma era. ( Goethe, Torquato Tasso)
O
amor sofre tudo, mesmo em meio ao desprezo, rejeição, desrespeito, contendas,
calúnias, desobediência, perseguições, difamações, ao mal que receba em troca
do bem que faz, o amor permanece ele supera a dor e a aflição e consegue
perdoar, aceitar e permanecer vivo.
✅ O
amor crê em tudo. « tudo crê» Essas palavras não significam que o crente deve
ser crédulo, a ponto de ser enganado por qualquer charlatão. No entanto, o amor
acredita no lado melhor das pessoas e não procura expandir os seus defeitos,
conforme costumam fazer os bisbilhoteiros e simpatizantes...Quando a evidência
é ao contrário,mesmo assim o amor continua esperando pelo melhor, encorajando o
que há de melhor em outra pessoa. O amor permanece como amigo, e ama a despeito
do que sabe a seu respeito; vê o seu potencial, encoraja-o a cumprir os seus
ideais.
✅ O amor demonstra a disposição de confiar, ao invés de suspeitar malignamente, a
imaginar e desmascarar supostas faltas, sempre inclinado a supor a existência
de um bem invisível; e , nas falhas, sempre inclinando a presumir a existência
de uma correta intenção. ( Kling, in loc.)
✅ O
amor sempre espera que tudo vai dar certo, sempre crê, sabe que vai melhorar a
situação, sabe que vai passar a dificuldade, sabe que vai viver momentos
maravilhosos e de paz e compreensão, o amor acredita no bem e tem certeza de
que mudanças benéficas e repostas esclarecedoras sempre virá.
✅ O amor tudo espera. As esperanças, quando se fixam nos homens, são
repetidamente esboroadas, e todos os ideais meramente humanos se reduzem a
nada. Mas o amor continua esperando e olhando para o que de melhor há nos
homens. A esperança em deus pode estar em foco, secundariamente; mas a esperança
nos homens é que está em foco primariamente aqui.
✅ O amor vê o lado brilhante das coisas; não se desespera. ( Robertson, in loc.
)
✅ O amor antecipa o arrependimento do transgressão, bem como a sua restauração à
boa opinião da sociedade e de seu lugar na igreja de Deus, de onde o
transgressor caíra. ( Adam Clarke, in loc.)
Naturalmente, essa forma de esperança nos homens é uma forma de esperança em
Deus, confiando em grande expectação que a vitória divina, esperança em Deus,
confiando em grande expectação que a vitória divina, no homem, finalmente
prevalecerá, e que o plano remidor será um sucesso, e que a boa vontade
finalmente triunfará sobre a maldade dos homens.
O
amor tem paciência, espera a tempestade passar, independente do momento sombrio
que sobre ele venha, ele espera, não têm atitudes precipitadas, nem age por
entusiasmo ou desespero, aguarda o quanto for preciso e o faz com o mesmo vigor
e força pois é permanente é eterno.
✅ O amor tudo suporta. Tolera os abusos alheios; os fracassos dos outros, bem
como os seus retrocessos. Tolera as perseguições por amor a Cristo. Jamais
culpa a Deus em face da adversidade, mas busca propósito para todas as coisas;
em suma, confia na providência de Deus.
✅ O verbo ´upomenein`, conforme esclarece Hodge, é realmente uma palavra de
origem militar. Por isso é que é usado no N.T. A fim de expressar a idea de
resistir aos assédios do sofrimento ou das perseguições, no sentido de
tolerá-los, de suportar tudo pacientemente... ( Philip Schaff, no comentário
de Lange)
✅ O amor é como uma madeira madura; nunca cede. (George Herbert).
✅ As muitas águas não poderiam apagar o amor, nem os rios afogá-lo... (Ct.
8:7)
✅ ...limites
de pedra não podem conter o amor, E o que o amor pode fazer, isso o amor ousa
tentar. (Shakespeare, Romeu e Julieta, II)
✅ ...o amor suporta silenciosamente tudo quanto precisa sofrer. (Shore, in loc.)
O
amor tudo suporta, ele suporta os levantes e contrariedade e permanece forte e
firme, não diminui, não esfria, não cede suporta passar pelas chamas ardentes e
permanece puro como o ouro refinado, amadurece, se fortalece.
O
amor suporta todo tipo de circunstância e situação, desde restrições a
renúncias pela crença de que estará junto para sempre , a certeza de que aquilo
que espera vai acontecer e que não demora para alcançar este momento, está
disposto a tudo a esperar quanto tempo for necessário a vida inteira e até
depois da morte no caso do amor a Jesus até ver cumprido o desejo de estar com
ele para sempre, e , está disposto a suportar tudo, aflições, perseguições,
angústias, perigos, presente, porvir o verdadeiro amor está disposto a suportar
tudo para ver seu desejo e certeza realizada, estarei junto para sempre.
08
- O amor jamais acaba; mas havendo profecias, serão aniquiladas;
havendo
línguas cessarão; havendo ciência, desaparecerá;
✅ O
amor jamais chega ao fim. O amor é eterno, em contraste com a expressão terrena
dos dons espirituais, E bastaria isso para percebermos que o amor é maior do
que todos os dons espirituais. Além disso, fluindo o amor por entre os dons
espirituais, como um manancial fresco de água, nisso consiste a vida dos
mesmos. Por outro lado, sem o amor, todos os dons espirituais são mortos, para
todos os efeitos práticos.
✅ O amor jamais diminui, porquanto é uma fonte perenemente a fluir, que tem
profundezas que nunca podem ser drenadas. Todos os dons são imperfeitos e
transitórios, pelo menos em suas expressões terrenas. Mas o amor é perfeito,
bem como o aperfeiçoador dos dons espirituais. Quando aquilo que é « perfeito»
vier, então se instaurará o dia luminoso de Deus, o estado eterno, a comunhão
direta com Deus, a fruição da salvação, e tudo quanto é imperfeito, como os
dons espirituais terrenos, passará de vez. ..Ao falar sobre a natureza
interminável do amor, o apóstolo Paulo dá a entender aos crentes de Corinto como
o orgulho deles, como a exaltação de « heróis», como a sua sabedoria terrena,
como as suas facções terminariam enfim, e como, na realidade, eram coisas que
conduziam à autodestruição. Mas a vida cristã, inspirada pelo amor, tem uma
«qualidade eterna» a seu respeito, devendo ser buscada e prezada acima de tudo
o mais.
✅ O amor permanecerá até e para além da crise do último dia. (Robertson e
Plummer)
✅ Essa é a glória coroadora do amor, que o amor é imperecível. (Stanley, in
loc.)
✅ Os dons espirituais só cessarão quando todas as coisas ocultas forem finalmente
reveladas, quando todos os remidos estiverem perfeitamente ensinados no Senhor.
Enquanto isso não se verificar, necessitaremos de todos eles. ( Jer. 31:34).
Os
dons espirituais « serão suspensos quando da vinda do Senhor, ultrapassados por
seus análogos mais perfeitos, como, por exemplo, o conhecimento por intuição.?
(Faucett, ).
✅ ...havendo
profecias, desaparecerão..., isto é, chegarão ao fim, e não falharão, no
sentido das predições não se cumprirem. Está aqui em foco o «falharão», no
sentido das predições não se cumprirem. Está aqui em foco o dom da profecia, e
não a predição do futuro, necessariamente.
✅ o amor não é escravo do tempo, embora lábios e faces rosadas
Apareçam
dentro da encurvada foice;
O
amor não se altera com as horas e semanas
Mas
resiste até mesmo à beira da condenação;
Se
isso labora em erro, e for provado contra mim,
Nunca
escrevi, e nenhum homem jamais amou. (William Shakespeare)
Os
intelectuais de Corinto faziam uma ideia exagerada da grandiosidade de seu
conhecimento. Foi necessário que Paulo lhes lembrasse que, quando muito, o que
sabiam era parcial.
✅ O conhecimento e a profecia, pois, conforme os conhecemos e podemos conhecer,
serão sempre indiretos, parciais e fragmentários; e disso participam os tipos
exatos de descrição que a moderna epistemologia atribui a todo o conhecimento,
incluindo o conhecimento científico. Existe uma realidade permanente e
perfeita; porém, agora nos dirigimos nessa direção e finalmente chegará o tempo
quando o que é « perfeito» virá substituir o que é imperfeito, quando o incompleto
cederá lugar ao que é completo.
O
amor nunca acaba ele é eterno, ele é perpétuo, permanente. Mesmo os dons mais
supremos, dom da palavra e dons de línguas entre outros, e todo o conhecimento
assimilado pelo homem também findará, porém o amor é eterno, e tudo que o homem
adquiriu e experimentou julgando esplêndido e firme passará, mas o amor nunca
acabará, nunca mudará
09 - Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos;
✅ Muitos dos chamados hereges teriam sido salvos de perseguições impróprias do
cristianismo, se essa imperfeição e caráter indireto do conhecimento cristão
houvesse sido mais geralmente percebido e reconhecido. Com grande frequência os
hereges têm sido apenas pioneiros quanto a grande verdades. O próprio Jesus foi
um herege aos olhos dos judeus ortodoxos de seu dia. Não havia qualquer
necessidade de fazer assertivas dogmáticas sobre qualquer ponto de vista
pessoal, na igreja de Corinto; mas havia toda a necessidade de um espírito de
tolerância e fraternidade, capaz de perceber que a luz branca do conhecimento e
da profecia se compõe de muitas cores tornando-se ainda mais rica em face
disso. E essa verdade continua de pé até hoje; ela convida aqueles que se
chamam pelo nome de Cristo a praticarem tudo de mente aberta, percebemos que
ainda há mais e mais luz que provém da Palavra de Deus. (John Short, in loc.)
O
bispo Butler tem demonstrado que neste mundo, o conhecimento completo ao menos
de uma parte, é algo impossível; pois não podemos dispor disso enquanto não
conhecermos sua plena relação para com o todo; e, a fim de fazer isso,
precisamos ter conhecimento completo do todo, o que é impossível. (Robertson e
Plummer, in loc.)
✅ Conhecimento e pregação são ambos incompletos;portanto, quando esta dispensação
terminar, e a dispensação completa for inaugurada, então esses dons imperfeitos
cessarão. Os dons espirituais são apenas os implementos da lavoura divina; as
graças são as próprias sementes. Quando chegar o tempo da grande colheita, os
instrumentos, ainda que úteis, serão inteiramente postos de lado; e as sementes
em face do próprio processo da morte, serão transformadas em inflorescências e
frutos, e, nessa forma aperfeiçoada, permanecerão para sempre. (Shore, in
loc.)
✅ O argumento usado por Paulo é que aquilo que é «parcial» e «imperfeito», em
face dessas mesmas características, não pode ser permanente. O amor por outro
lado, sendo perfeito, é permanente. Um conhecimento mais elevado, um
conhecimento perfeito, é possível; mas isso somente quando da inauguração do estado
eterno.
Em
parte conhecemos a Deus e o seu poder, só parcialmente mediante ao que ele
realmente é e faz, porém de outra parte profetizamos com mais ousadia ainda a
respeito dele, tentando expressar um pouco de sua Excelência e Grandiosidade,
porém não alcançamos a plenitude do seu poder, pois estamos aquém do Seu
Poderio e no momento é inatingível para nós.
10 - Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado.
✅ A imperfeição é temporária. A perfeição é permanente. Um conhecimento
continuamente torna obsoleto o conhecimento anterior. A profecia, similarmente,
jamais poderá atingir qualquer alto pináculo de perfeição. Mesmo assim ela é
útil em sua forma imperfeita, a despeito de sujeita a eliminação. O
conhecimento e a profecia, embora imperfeitos e temporais, não podem ser
desconsiderados; mas nossa esperança se eleva acima disso. A perfeição nos será
conferida na forma da parousia ou segundo advento de Cristo, acontecimento ao
qual Paulo faz alusão aqui ; ou, pelo menos,isso representará para nós um
notável salto para a frente, pois, ficando então libertos do corpo mortal,
nossos espíritos se elevarão mais rapidamente na direção de sua origem: o
Senhor Deus. Nessa elevação para Deus, no estado eterno que haverá nos lugares
celestiais, é que os dons espirituais que conhecemos agora na terra, serão
eliminados; mas isso somente para nos tornarmos capazes de contemplar
diretamente as grandes realidades celestiais. Finalmente a perfeição nos
envolverá completamente, visto que compartilharemos, de modo perfeito, tudo
aquilo que Cristo é e tem, em sua natureza moral, em sua natureza metafísica (
e, portanto em sua herança perfeita), e também em sua herança.
✅ O que é imperfeito não desaparecerá enquanto não vier o que é o perfeito...
nesta perfeição « conhecerei plenamente, como também sou plenamente conhecido»
v.12 vs.8 mostra que não é só a s línguas que cessarão. O nosso «conhecimento»
(como agora existe, i.e. Bastante parcial) também cessará... Paulo está
antecipando a perfeição que a segunda vinda de Cristo.
Quando
Jesus voltar e manifestar aos seus escolhidos a sua perfeição tudo o que é
incompleto, imperfeito, será aniquilado, tudo cairá por terra diante de sua
presença perfeita e pura, e a imagem do homem caído e pecador será aniquilada
pois seremos transformados e o corpo corruptível se transformará em um corpo
incorruptível. Toda Limitação, será eliminado diante do esplendor da sua
glória.
11 - Quando eu era menino falava como menino, sentia como menino, discorria
como
menino, mas, logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino.
✅ Haverá uma grande transição de uma dispensação para outra, da era presente para
o estado eterno, em razão do segundo advento de Cristo. Essa transição é
pintada pelo apóstolo Paulo mediante aquilo que tem lugar entre a meninice e a
vida adulta. A «meninice», neste caso, representa a era inteira da imperfeição,
a nossa era presente. Não importa quão grandemente os dons sejam desenvolvidos,
não importa grandemente os dons sejam desenvolvidos, não importa quão elevada
se torne a nossa sabedoria e o nosso conhecimento, e não importa quão
eloquentes se tornem a profecia e as línguas em comparação com o que haverá
eventualmente , tudo quanto obtivermos agora é apenas brinquedo de crianças,
sentimentos infantis, coisas próprias de meninos.
✅ Paulo fez voluntariamente a admissão de imaturidade, algo que os altivos
intelectuais da Igreja de Corinto teriam grande dificuldade em fazer, e algo a
que se negam a fazer muitos dos crentes de hoje em dia, os quais, bem pelo
contrário, preferindo seguir o exemplo dos antigos coríntios, exaltam o seu
próprio conhecimento e tratam-no como se fora algo completo e perfeito.
✅ Esta
vida, portanto, consiste em uma «infância espiritual», e a era vindoura, ou
melhor, a eternidade, será a «idade adulta espiritual». Isso é muito
encorajador, pelo progresso dos séculos, o que, para nós, indica um progresso
de natureza espiritual, o abandono de todas as imperfeições, o aprendizado da
perfeição.
... falava
como menino... A expressão verbal de uma criança, aqui aludida, tem por
finalidade apresentar o uso das «línguas», da « profecia» e do «ensino»,
porquanto são modos pelos quais expressamos o nosso conhecimento. Quão
humilhante deve ter sido para os coríntios essa ilustração, visto que muitos se
ufanavam de sua eloquência, especialmente de suas declarações místicas,
proferidas em estado de êxtase arrebatado, em línguas, e até mesmo nas línguas
dos anjos, conforme pensavam. No entanto, assim faziam, porque eram infantes.
... Sentia
como menino... O original grego não se refere aqui às «emoções», conforme
poderíamos compreender pela tradução. A palavra grega «phroneo» se refere antes
à « maneira de pensar». Significa «formar opinião». Assim sendo, o que é
indicado é: ... pensava como menino... Também poderíamos traduzira frase por: tinha atitudes de menino.
... Pensava
como menino... No grego temos o vocábulo «logidzomai» que significa
«raciocinar», «considerar», «calcular». Estão aqui em foco os «poderes do
raciocínio desenvolvido», graduação acima do simples processo do pensamento.
Porém, até mesmo nesse estágio mais alto do pensamento, enquanto estivermos nesta era, seremos simples crianças. Paulo atacava a suposta «sabedoria»
daqueles crentes de Corinto. Nem mesmo suas capacidades intelectuais mais bem
desenvolvidas faziam deles mais do que crianças espirituais; pois nem mesmo o
recebimento de dons espirituais, como o da sabedoria e do conhecimento, podem
alterar isso.
... Quando
cheguei a ser homem... Paulo não quis dizer com isso que ele mesmo chegara à
posição de «maturidade espiritual»...Somente quando a parousia tiver lugar é
que um crente atingirá o estado de maturidade espiritual. No sentido físico,
porém, Paulo já chegara à idade adulta; e esse estado ele compara com a
inauguração da perfeição, quando então será eliminado aquilo que é
«imperfeito», isto é, os dons espirituais segundo eles são conhecidos por nós,
levando-os a serem ultrapassados por uma elevada expressão espiritual de
conhecimento e poder, nos lugares celestiais. (Ef. 2:6)
Há certo desenvolvimento infantil, da criança, indicado aqui. Primeiramente a
criança balbucia, então pensa, então começa a raciocinar; no entanto, continua
sendo uma criança o tempo todo. Outro tanto sucede no caso do exercício dos
dons espirituais, conforme os conhecemos agora. Um deles pode ser melhor um
pouco do que o outro, mas todos fazem parte de nossa infância.espiritual
✅Quantos pontos de vista estreitos, quantas noções indistintas das coisas, têm
as crianças, em comparação com os adultos! E quão naturalmente os homens,
quando a razão se lhes amadurece, desprezam e dispensam os seus pensamentos
infantis, pondo-os de lado, rejeitando-os considerando-os como nada! Assim é
que pensaremos sobre nossos dons mais valiosos e aquisições deste mundo, quando
chegarmos ao céu.? ( Matthew Henry, in loc.)
«
... desisti... No grego encontramos o termo «katargeo» - no aoristo, ação
ocorrida de uma vez para sempre) Essa palavra significa abolir, enxugar, pôr de
lado, dar fim, remover, fazer cessar. Está em foco o abandono completo de tudo
quanto é «infantil», sua eliminação ainda que, na qualidade de sementes, tudo
isso venha a florescer no estado eterno, em formas fantastícamente mais
elevadas do que aquelas que agora conhecemos e usamos; e isso significará a
eliminação real das formas de dons espirituais conforme agora os conhecemos. A
«infãncia», nas Escrituras, é sempre usada para falar sobre a imaturidade
espiritual nesta vida, ao passo que a «vida adulta» indica a maturida de
espiritual. (Ver ef. 4:14; Rom.2:20; I Cor. 3:1) Mas não é esse caso o sentido
dessas palavras, no presente capítulo.
Enquanto
somos crianças espirituais, agimos diante de Deus como crianças e somos
tratados conforme a nossa imaturidade, até nosso modo de o adorarmos é de
acordo com nosso limite e sentimentos de imaturos espirituais.mas quando
alcançarmos a maturidade espiritual, quando o conhecermos face a face agiremos
como maduros espirituais, falaremos e o adoraremos de uma forma superior a
todos os métodos e meios de expressão infantil que usamos até hoje.
12 - Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a
face; agora
conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido.
... em
espelho, obscuramente... Os antigos não faziam espelhos de vidro, mediante o
que, nos tempos modernos, imagens claras e quase perfeitas são obtidas. Antes,
usavam metais e pedras polidas. Esses espelhos precisavam de polimento e
renovação constantes; assim é que eram acompanhados de uma esponja com
pedra-pomes, ou havia um receptáculo separado para esse abrasivo, que deveria
ser usado constantemente. Corinto se tornara a cidade famosa devido a
manufatura desses espelhos; mas até mesmo os melhores espelhos dessa natureza
produzem um reflexo obscuro.
O
espelho ilustra o presente «estado de infantilidade», ainda que sob uma figura
simbólica diferente; em outras palavras, a era presente, antes da vinda de
Cristo, o período do exercício dos dons espirituais nesta terra, indicando os
limites da sabedoria e do conhecimento, inerentes a este nosso período da
mortalidade.
«...obscuramente...»
literalmente traduzida do grego, essa palavra diria, «como um enigma», « como
um quebra-cabeças», indicando como nos são dadas as revelações. Mas essa
palavra grega indica também apenas uma «imagem indistinta». De fato, este
mundo, com seus pecados e ais, nos fornece um quadro extremamente distorcido
sobre Deus, que é o objeto de todo o conhecimento espiritual. E esse quadro é
tão distorcido que o ateísmo geralmente se fundamenta sobre o mesmo. Em outras
palavras o que é apenas natural. Quem não tiver chegado a perfeição não poderá
ficar de pé na presença de Deus, e nem poderá vê-lo face a face. Por isso
mesmo, conhecer a Deus não fala meramente de alguma visão física de sua
aparência, mas antes , da transmissão de certo elevado nível espiritual, que
põe o homem em contacto com a realidade de Deus.O íntimo é tomado por tal
transmissão, havendo a transformação do ser espiritual inteiro, em que o
indivíduo é levado à perfeição. Nisso é que consiste a «visão beatífica», aqui
referida. A visão beatífica é transformadora,e, ao vermos a Cristo como ele é,
seremos transformados na sua própria imagem. Essas são verdades
elevadíssimas...
✅ O
que Paulo queria dizer é que até mesmo os dons espirituais, como o da profecia,
o das línguas, o do ensino, o da sabedoria e o do conhecimento, não nos podem
prestar a visão beatífica, ainda que, por meio desses dons, possamos aprender
bastante o que nos convém esperar. Somente a eternidade poderá nos conferir a
visão beatífica.
«
...conhecerei como também sou conhecido...» Ser « conhecido por Deus » é o que
está em foco aqui. Portanto, esse conhecimento deve ser «pleno» e «perfeito»,
em contraste» com o conhecimento «parcial» que possuímos na era presente. Esta
expressão também dá a entender o «objeto» desse conhecimento; pois, assim como
Deus nos conhecem também conheceremos a Deus. Todo outro conhecimento espiritual
e toda outra experiência espiritual estão incorporados nesse conhecimento;
porque assim como Deus é a fonte da vida inteira, assim também ele é o alvo da
mesma...
✅ Dessa
maneira se cumprirá a promessa de Jesus: «Bem aventurados os limpos de coração,
porque verão a Deus»(Mat.5:8). Não está em foco alguma «visão física» da imagem
ou da aparência de Deus...Antes, o reconhecimento mútuo, por intuição, nos é
aqui garantido; porquanto o conhecimento, em sentido espiritual altamente
exaltado, não poderia mesmo omitir essa intuição. Certamente que se conhecermos
plenamente a Deus também haveremos de conhecer bem aos nossos irmãos.
«
agora conheço em parte» a palavra grega aqui traduzida por «...conheço...» não
é composta, mas simples; portanto, está em vista um conhecimento não
necessariamente profundo, mas comum. Porém quando se refere a Deus, a palavra é
composta com uma preposição, o que lhe sentido de «pleno conhecimento» . A
forma composta nem sempre tem uma indicação «intensiva», entretanto; mas
certamente esse é o seu intuíto por figurar logo depois da forma simples.
«
...como em espelho...» É possível que o vocábulo grego «dia», cujo sentido
primário é, «através» , indique aqui, «por meio de», o que também era um
sentido comum dessa palavra. Mas, mui provavelmente, Paulo, refletiu aqui o
ponto de vista popular referente ao objeto como algo «por detrás» do espelho,
quando se contemplava o objeto.
Agora
temos somente ideia do seu poderio, glória, santidade e amor mas quando nos
encontrarmos com ele no dia da sua vinda, nós o conheceremos face a face e
diante de toda a plenitude de sua glória veremos o que realmente significamos
aos olhos de Deus e quem somos baseado no amor que ele tem para conosco, os
temores findarão, os anseios, as dúvidas cessarão pois o veremos em toda a sua
glória e saberemos quem realmente para ele, somos amados, queridos isto nos
curará imediatamente. Atualmente temos somente uma imagem de quem Ele é, mas
quando o vermos entenderemos todas as coisas...
13 - Agora, pois, permanecem a fé, a esperança e o amor,
estes três, mas o maior
destes é o amor.
Paulo
expõe aqui uma tríada favorita das virtudes cristã, que são elevadas como
características eternas do homem redimido. Paulo percebia que existem grandes
valores morais e espirituais, e que certamente todos eles são aspectos do fruto
do Espírito Santo.
1.«...fé...»
Não está aqui em foco «o dom da fé», em relação a esta esfera terrena;
porquanto, `a semelhança de todos os dons espirituais, esse dom também será
ultrapassado por seus paralelos espirituais. A fé -salvação está aqui em foco,
aquela fé da qual se origina a justificação; mas até mesmo esse aspecto da fé
se manifesta na vida como fruto do Espírito de Deus.
A
verdadeira fé existe no nível da alma, e não apenas no nível emocional e
intelectual. Na realidade a fé é a entrega da alma a Deus, para ser e receber
tudo quanto é planejado para os remidos, na forma de transformação segundo a
imagem de Cristo...a começar pelo nascimento físico, torna-se capaz de conhecer
a Cristo, de perceber o que ele é, de recebe-lo ou de rejeitá-lo, numa atitude
de entrega e de recusa.
No
entanto, a alma toma a sua decisão com base naquilo que reconhece em Jesus
Cristo, e segundo o seu desejo de assemelhar-se a Cristo ou de rejeitar o seu
senhoria. Portanto, a alma escolhe. Se ela preferir a transformação em Cristo,
o que significa o abandono do próprio eu, no nível da vida e do ser finais,
então estarão exercendo «fé». Em caso contrário, nisso é que consiste a «
incredulidade» ou «desobediência». Portanto, está envolvida uma entrega, e não
mera aceitação de certas verdades sobre Deus, sobre Cristo. Esse tipo de fé é
operação do Espírito Santo, porquanto na realidade, é o primeiro passo da
conversão e da regeneração...A fé consiste na ação da alma com base naquilo que
ela sabe sobre Cristo e sobre suas exigências relativas ao homem, juntamente
com a aceitação dessas exigências, desde o íntimo.
✅ A fé é a graça pela qual um homem vê a Cristo, vai até ele, se vale dele,
recebe-o, depende dele e vive por meio dele. (John Gill, in loc.)
Esse
«viver» por intermédio de Cristo deve necessariamente incluir a nossa
transformação segundo a sua imagem, visto que esse é o alvo mesmo de toda a
existência humana.
2.«...a
esperança...» A esperança prosseguirá para sempre, mesmo depois de ser obtido o
grande objetivo da fé. A esperança permanecerá para sempre porque sempre haverá
novas alturas a serem atingidas. Outro tanto sucede no caso da esperança. E
«expectação» da esperança poderá vir a ser atingida...Jamais chegaremos a
explorar até ao fim tudo quanto Deus, tem para nós fazermos; e outro tanto pode
ser dito acerca de Jesus Cristo, o qual é o nosso Deus. Ora, visto que sempre
haverá novos campos para a esperança, o princípio da esperança terá de
permanecer; e essa é a razão pela qual a esperança recebe tanta importância
neste texto; pois, à semelhança do amor, a esperança é eterna.
✅ Mediante
a esperança é que contemplamos e esperamos a bem-aventurança eterna. Nessa
felicidade eterna, continuaremos a contemplar e a esperar alturas mais e mais
elevadas, porquanto haveremos de nos manter em exploração e desenvolvimento
contínuo, segundo a personalidade de Cristo, a qual é infinita; pois nele é que
participaremos da própria natureza divina (ver II Pedro 1:4). A eternidade por
conseguinte, pode ser comparada como um contínuo desenvolvimento na estatura de
Cristo.
A
esperança tal como a fé, é sustentada pelo amor de Deus, que possibilita esta
inquirição e que nos sustenta em tudo.
3.«...o
amor...» O amor figura nas Escrituras como a maior das virtudes cristãs, pelos
seguintes motivos:
Porque
Deus é amor, que é a maior característica do seu ser.( I João 4:8,16)
Os
dons espirituais desacompanhados do amor, nada são; pois é através do amor que
eles são conduzidos à sua expressão mais perfeita. Assim sendo, o amor é a
energia da fé, agora e na eternidade, bem como da esperança, posto que assegura
a conquista do grande alvo. Confiamos em um Deus amoroso, no sentido de que as
coisas que ele nos confere, como a fé e a esperança são realidades.
Amor
é a maior das virtudes cristãs, devido à sua utilidade superior. O amor é
finalmente altruísta, e não egoísta.
O
amor é a base de toda ação moral. O amor cumpre a lei inteira (ver. Rm. 13:9)
Em
si mesmo o amor é a maior das virtudes espirituais. (ver Gl. 5.22) a raiz de
todas as demais virtudes.
Também
é comprovação de espiritualidade, baseado como está o amor sobre o novo
nascimento. (ver I João 4:7-8) O amor ... é o símbolo da eternidade. Apaga
todo o senso do tempo, destruindo toda a memória de um começo, e sem qualquer
temor de um fim. (Madame de Stael, em Corina)
✅ Retire
alguém o amor da vida, e será retirado todo o seu prazer (Moliére, em
Cavalheiro Burguês). O amor se assemelha ao resta da vida. Sem amor, a vida
perde o seu sabor.
✅ O
amor ocupa uma posição suprema; de fato, tanto a fé como a esperança pereceriam
sem o amor.? (Shore, in loc.)
Agora
neste mundo o que permanece é a fé, a esperança e o amor isto vence tudo até
nos encontrarmos com ele no grande dia da sua vinda, a fé nos dá certeza de que
nós o veremos e estaremos com ele para sempre aonde não haverá mais choro, nem
haverá morte em uma cidade de ouro puro, a esperança nos da resistência e nos
fortalece na espera até o cumprimento, esperança sem espera não é esperança e o
amor com o qual o amamos nos dá força para tudo sofrer, continuar crendo em
tudo o que ele disse, tudo esperar ainda que aparente que demora a sua vinda e
tudo suportar, tribulação , angústia, decepção, fome, perigo, espada, morte,
vida, presente ou porvir, nada pode nos separar do amor de Deus por Cristo
Jesus e é o amor por ele que levaremos por toda a eternidade pois o amor nosso
para com ele e o amor dele para conosco jamais acaba, todos os dons e
conhecimentos humanos findarão, mas o amor permanece para sempre.
CONCLUSÃO
O amor é eterno, e nada pode superar este
sentimento. O amor tem compromisso não é pueril ou irresponsável mas é dotado de
atitudes e doação plena. Independente dos transtornos, aflições e reveses da
vida o amor permanece, ele é apto para superar, suportar e sofrer quaisquer
situações, nem os dons espirituais ou o conhecimento adquirido durante a vida
tem a permanência que o amor têm, antes se tornarão em nada.
Hoje conhecemos a Cristo parcialmente, uma
parte do que conhecimentos a partir das Escrituras e outra parte que que
pregamos d´Ele pelo Espírito Santo, porém quando Jesus voltar na parousia então
o conheceremos e o veremos face a face e o contemplaremos em toda beleza de Sua
Santidade e Esplendor e então o nosso conhecimento a respeito d´Ele será aniquilado
e as nossas palavras a respeito do Seu Poder e Glória tornar-se-ão em nada,
pois a nossa visão é simplória, é infantil somos imaturos espirituais temos uma
simples noção de quem realmente Ele é, mas quando nós estivermos com Ele e O
contemplarmos entenderemos e maduros espirituais o adoraremos e o conheceremos
como Ele é, não por palavras, comentários ou deduções mas veremos a Sua Glória
e Magnitude Eterna e entenderemos tudo, e nossos temores, ansiedades, egoísmos,
incredulidades, dúvidas e indagações serão anuladas pois ao vermos quem Ele é
entenderemos o que significamos para ele, o quanto fomos amados, quanta graça
recebemos, embora sejamos menores que os anjos, Ele nos ama e honra, e todos os
complexos e dores serão imediatamente sanados pois saberemos da nossa real
importância aos olhos do Pai de Amor... o conheceremos como também somos
conhecidos, conheceremos Ele tão plenamente assim como ele nos conhece, O
entenderemos e decifraremos tudo que para nós é um enigma.
Para isto, para alcançarmos este dia, sem
termos nada do que se envergonhar, precisamos de fé, esperança e amor. Fé para
crer n´Ele e ter certeza da sua volta e ter certeza daquilo que esperamos,
esperança para esperar aguardar a sua vinda e amor para:
✅ sofrer
por Ele,
✅ ser
benigno auxiliar o próximo,
✅ não
ter inveja do próximo,
✅ não
tratar com leviandade,
✅ não
se ensoberbecer e orgulhosamente agir com Ele ou com o próximo,
✅ não
ser indecente, imoral e impuro,
✅ não
se irritar ou ficar batendo de frente com Ele ou com o próximo,
✅ Não
suspeitar mal como se sempre aguardasse o mal d´Ele ou do próximo,
✅ Não
se alegrar com a injustiça, erro ou queda do próximo, ou escândalos no Reino,
✅ Tudo
sofrer por ele,
✅ Tudo
crer do que ele falou.
✅ Tudo
esperar até ver cumprido a palavra d´Ele na sua vida.
tudo
suportar por Ele mesmo que seja a tribulação, a angústia, a perseguição, e
fome, o perigo, a espada, o presente, o porvir, a vida e até a morte...e tudo
suportar em sua vida diária.
Pois
a certeza de que o amor nunca falha te dará forças para caminhar e prosseguir.
Sem
amor você será simplesmente um sino que retine:
✅ Existe um povo que me honra com os lábios mas o coração está longe de mim.
✅ Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua
boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de
ti. (Sl. 51: 16-17)
✅ E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria
e embriaguez, e dos cuidados da vida , e venha sobre vós de improviso aquele
dia.
✅ Vigiais, pois em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de
evitar todas estas coisas que hã de acontecer e de estar em pé diante do Filho
do Homem. (
Lc. 21:34,36).

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