28 outubro 2025

A RESSURREIÇÃO DE LÁZARO - ENSINAMENTOS

 

Esta é uma narrativa de uma beleza e exuberância incomparáveis!

 

Em João 11, a ressurreição de Lázaro. Uma história cheia de emoção, quando Jesus chorou ao se aproximar do túmulo de um amigo amado.

Jesus fica sabendo da enfermidade de Lázaro, quando estava na Pereia, além do Jordão, no lugar onde João o havia batizado.

O mestre permanece ainda mais dois dias na região da Pereia. Jesus então passa o Jordão e vai para Betânia, onde Lázaro morava.

Betânia era uma aldeia no antigo Israel e distava cerca de 3 km de Jerusalém. E Jesus esclarece aos seus discípulos da morte de Lázaro, mas que ele o ressuscitaria (como foi com a viúva de Naim) e que muitos creriam nele através daquele milagre.

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

Ao chegar na aldeia de Betânia, o mestre encontra um clima de tristeza e pesar. A terrível dor da separação de um ente querido, trazia lágrimas aos olhos de todos ali presentes.



 

O Local da Ressurreição de Lázaro, onde Jesus Chorou.


Jesus chorou


Jesus vendo-os chorar, move-se em si mesmo e se compadecendo sofrimento humano.

Ao se aproximar do túmulo de Lázaro, o mestre se depara com o resultado da separação entre Deus e o homem, ocorrido muito tempo atrás, no Jardim do Éden.

“Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Gênesis 2:17

João continua sua narração com uma frase comovedora, uma das mais belas de toda a bíblia: Jesus chorou! E o choro de Jesus é muito mais profundo do que podemos imaginar.

O mestre estava a demonstrar a tristeza de Deus com a sentença que estava sobre o homem após a sua queda.

“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor.” Romanos 6:23

Jesus chorava por ver o sofrimento que estava destinado aos homens, a sentença dada a Adão por sua desobediência, a morte física e a separação de seus familiares e amigos.

O choro de Jesus revela que Deus não fica indiferente ao sofrimento humano.

A morte é o preço da condenação pela desobediência, porém, este não era o desejo de Deus no princípio. Deus não fica feliz por este castigo.

Jesus chorou também por causa daqueles que com dureza no coração, não criam e iriam enfrentar a morte, sem salvação, perdidos eternamente.

A ressurreição de Lázaro

Porém há uma solução. Deus olha para o homem com amor. E oferece o seu único filho para o resgatar da morte. E o próprio Jesus se declara como aquele que acabaria com o domínio do reino da morte:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá;” João 11:25

Para provar que ele tem autoridade sobre tudo e sobre todos, até sobre a morte, Jesus com grande poder, chama Lázaro e o ressuscita dos mortos.

“E, tendo dito isto, clamou com grande voz: Lázaro, sai para fora. E o defunto saiu, tendo as mãos e os pés ligados com faixas, e o seu rosto envolto num lenço. Disse-lhes Jesus: Desligai-o, e deixai-o ir.” João 11:43-44

A morte não é mais o final. A angústia e a tristeza são superados pelo amor e o poder de Jesus, na bendita esperança de que ele trará novamente os seus filhos à vida, para nunca mais morrerem.

Estaremos reunidos com ele eternamente.

Porque assim como a morte veio por um homem, também a ressurreição dos mortos veio por um homem.” 1 Coríntios 15:21

E a família de Lázaro, suas irmãs Marta e Maria, assim como seus amigos exultaram de alegria. Puderam testemunhar que Jesus tem todo o poder no céu e na terra.

Muitos que depois visitaram Lázaro, atônitos, creram no salvador Jesus Cristo.

 

 

A Ressurreição de Lázaro

 

Jesus quer ressuscitar muitos Lázaros

Mas é triste constatar que muitos ainda permanecem mortos espiritualmente. Não acreditam em nada que não seja materialmente explicável. Buscam apenas o prazer e o conforto humanos. Mortos em seus pecados.

O Pai os tem chamado a crer. Deus os tem convocado para a vida. Uma vida de sentido duradouro e eterno.

“Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida.” João 5:24

Deus tem o poder de ressuscitar o mais vil pecador. Ainda que muitos tenham decretado a sua morte, seja em qual área for. Ainda que você mesmo pense que não há mais solução.

Jesus pode fazer reviver qualquer área em sua vida. É preciso crer. Porque aquele que acredita em suas palavras, já não está mais morto, mas já passou a viver eternamente.

 

Irineu um Cristão do Seculo II ensinou sobre a Ressurreição: ”…As almas deles irão a um lugar insivel estabelecido por Deus e ai ficarão até a Ressurreição, á espera dela,reassumirão seus corpos numa ressurreição perfeita…então,Ressuscitando ,serão levados ao céu os que ,entre nós ,o Senhor julgará dignos…”

 

Esta passagem de Lázaro e uma passagem que nos traz muitos ensinamentos,fala de um deus do impossível,fala que aquilo que o homem não pode fazer Deus faz, ele sempre quiz que o homem,cresse nele ,tivesse fé,por isso permaneceu dois dias no lugar onde estava,para que a fé dos que estavam em Betânia fossem acrescentadas,pois la haviam saduceus ,fariseus,escribas,quando jesus demorou quem sabe disseram para Marta e maria ,ele não tem amo?mas Marta e maria tinha uma comunhão muito impar com o mestre,sabia que jesus viria fazer algo,Jesus ficou mais dois dias na Pereia,o mensageiro foi,até retornar demorou um certo tempo,quando jesus relatou que ia Lázaro já estava morto, mais jesus sabia bem o que havia de fazer,quando o homem pensa que está tudo perdido é ai que ele opera,quando pensavam que estava tudo perdido foi ai que operou,colocar uma pessoa em uma caverna dava um sinal que a família de Lázaro era rica,portanto ali vieram muita gente para consolar a família, mais marta apesar da inconstância continuou crendo,Jesus Chegou e pediu que tirassem a Pedra,quando jesus disse aos diiscípulos que iria desperta-lo do sono,ficaram abismados mas Jesus foi claro vou ressuscita-lo,no momento em que tiraram a pedra Jesus orou ao pai para nos deixar exemplo, e disse lazáro sai para fora e Lazáro saiu com vida.E o nome do Senhor foi exaltado.


 

21 outubro 2025

A Presença de Deus faz toda a Diferença

 

Como é feliz o povo que aprendeu a aclamar-te, 

Senhor, e que anda na luz da tua presença! 

Salmos 89:15

O QUE PODEMOS FAZER SEM DEUS?

A presença de Deus deve ser buscada em todas as áreas da vida, pois é Dele que vem a paz verdadeira, a alegria e o poder.

Sem Deus nada que fizermos trará o contentamento suficiente, e agir sem a direção de Deus traz muitos problemas e dissabores.

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

Deus é onipresente:

Deus está em todos os lugares, mas para realmente sentir sua presença, é necessário criar um espaço para Ele em nossa vida, através da oração, da meditação e da adoração. 

Deus está em todos os lugares e em todas as coisas, mas a verdadeira conexão com Ele se dá através de um encontro intencional. 


A importância de buscar a presença de Deus

Busque a presença de Deus em seus corações e em seus dias, destacando os benefícios que essa busca pode trazer. 

Mateus 7.7-11

7 “Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta.

8 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.

9 “Qual de vocês, se seu filho pedir pão, lhe dará uma pedra?

10 Ou se pedir peixe, lhe dará uma cobra?

11 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai de vocês, que está nos céus, dará coisas boas aos que lhe pedirem!

SEM A “PRESENÇA” NÃO DÁ!

Sem a presença do Senhor em nossas vidas, não dá! Uma vida sem Deus é vazia. Geralmente se tenta preencher com um relacionamento amoroso, ou com reconhecimento de outros, com conquistas financeiras, com o prazer, com o trabalho, com a família. Mas, no final, o vazio ainda continua lá, por mais que camuflado, ainda está lá dentro.

Moisés foi criado e cresceu em meio a todos esses privilégios, mas, lá dentro dele havia um sentimento, um incômodo: algo estava faltando. 

Sem a Tua Presença não irei

 

Então o Senhor disse a Moisés: “Desça, porque o seu povo, que você tirou do Egito, corrompeu-se. Muito depressa se desviaram daquilo que lhes ordenei e fizeram um ídolo em forma de bezerro, curvaram-se diante dele, ofereceram-lhe sacrifícios, e disseram: ‘Eis aí, ó Israel, os seus deuses que tiraram vocês do Egito’ “. Êxodo 32:7,8.

Moisés subiu ao monte, buscando estar na presença de Deus. O povo porém, permanecendo distante, se corrompeu, chegando ao ponto de construir para si um bezerro de ouro, adorando a outros deuses e pecando contra o Senhor, que havia os tirado do Egito e aberto o mar. Por não estarem na presença de Deus, eles se deixaram influenciar por pensamentos enganosos, se esquecendo de tudo o que Deus havia feito, e passaram a caminhar rumo a própria destruição.


Será que valorizamos a presença do Senhor?

Nos esquecemos com muita facilidade daquilo que Deus nos entregou. Nossas palavras, a murmuração, brigas, rebeldia, são pecados que ferem o coração de Deus, nos tirando da Sua presença e fazendo com que deixemos de ouvir aquilo que realmente pode mudar nossas vidas.

A pressão do povo fez com que até mesmo Arão, sacerdote do Senhor e principal companheiro de Moisés, também saísse da presença de Deus. Devemos permanecer firmes em Sua presença, sem deixar que as pressões e dificuldades do dia a dia nos tragam sugestões que possam nos afastar e desviar dos propósitos.

Então Moisés lhe declarou:

“Se não fores conosco não nos envies.

[ Êxodo 33:15 ]

Deus havia dito que daria a vitória, porém não iria com eles. Do que adianta receber aquilo que tanto desejamos, sem a presença de Deus? Moisés não estava interessado na promessa, mas sim no Deus da promessa, o grande “Eu Sou”. Qual é o objetivo  do nosso coração? Se o real desejo for a presença de Deus, por onde passarmos as pessoas contemplarão a Sua Glória.

 

Deus responde ao clamor sincero (Êxodo 33:14-15).

Onde há questionamentos, excesso de preocupação, está faltando a presença de Deus. Mas onde está a Sua presença, ali há descanso e paz.

Foi a presença de Deus que abriu o mar, que fez a água sair da rocha, trouxe o maná e as codornizes. A presença de Deus tirou Paulo e Silas da cadeia, trouxe Lázaro de volta à vida. Fez os muros de Jericó caírem.

Somos o povo de Deus, e por meio da Sua aliança conosco, Ele nos faz contemplar Suas maravilhas, se tão somente nos propusermos a obedecê-lo. A obediência atrai a Sua presença.

É extremamente importante cultuarmos a DEUS NO TEMPLO e em nossa casa oramos e meditarmos todos os dias. Assim, atrairemos a Sua presença para nosso lar! Essa palavra é para agora: obras maravilhosas Ele fará em nosso meio. Os sinais nos acompanharão, e faremos ainda maiores, disse Jesus!

O Senhor disse a Moisés: “Farei o que me pede, porque tenho me agradado de você e o conheço pelo nome”. [ Êxodo 33:17 ]

Senhor, sem a Tua presença eu não irei! TE QUERO SEMPRE EM TODOS OS MEUS CAMINHOS.

João 6:68-69  >  Respondeu-lhe, pois, Simão Pedro: Senhor, para quem iremos nós? Tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus.


A presença de Deus como um lugar de paz e alegria:

A presença de Deus traz paz, alegria e descanso, mesmo em meio às dificuldades da vida. 

 

A presença de Deus como um poder transformador:

O poder de Deus transforma a vida daqueles que Obuscam.

Sua presença, traz cura, libertação e renovação. 

 

A importância de criar um espaço para a presença de Deus:

Crie espaço para a presença de Deus na vida, com a oração, a meditação, a leitura da Bíblia e a adoração. 

 

A presença de Deus como um relacionamento íntimo:

Cultive a presença de Deus como um relacionamento íntimo e pessoal, se aproxime e desfrutar da companhia de Deus. 


_________________________________________


📖 Estude no seu celular a Palavra de Deus ON LINE toda Terça-Feira 19:30‼️É gratuito.

✅ Não postamos outras. mensagens.                                       Não discutimos religião, estudamos somente a Palavra de Deus.

🙏 Fazemos também uma Oração abençoadora. 

 Só postamos mensagem na terça-feira e Depois que ouvir o estudo  você pode apagar as mensagens.

Nosso foco é a áudio aula, mas colocamos mais complementos, caso queira aprofundar seus conhecimentos🙏

🚉 Embarque conosco na Estação do Conhecimento.

》Acesse este link para entrar no meu grupo do WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/I7McgA17TjtECOyUfunUOO

📱  Se tiver alguma dificuldade para entrar fale conosco: 62 99258-9911

Lâmpada para os meus pés é tua Palavra e luz, para o meu caminho 📖 Salmos 119:105.

14 outubro 2025

A PORTA FORMOSA

 

O Coxo da Porta Formosa

 

E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona.E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam.Atos 3:1-2

Essa é uma passagem Bíblica bem conhecida e é difícil ouvir coisas novas sobre ela porque em uma primeira vista já transmite algo tão glorioso que por si só basta: nem alegorias, nem entrelinhas, nem contexto histórico seriam capazes de acrescentar informações mais valiosas que a cura de um coxo através da fé no Nome de Jesus. E foi exatamente a objetividade de Lucas ao descrever a cura do coxo que me instigou na busca sobre : quem era esse coxo e o que significava a tal porta Formosa? Como disse anteriormente, o desconhecimento dessas informações não diminui o poder da mensagem. Porém, o aprofundamento nos detalhes nos proporciona maravilhamento quanto ao agir de Deus: Ele é perfeito e faz com que todas as coisas, de fato, contribuam para o bem dos que O amam (Romanos 8:28). Assim, com a presença de Deus entre seu povo, um simples encontro no meio da rua, a caminho de algum lugar, possibilita acontecimentos extraordinários. Foi o que aconteceu com o coxo da Porta Formosa.


A Porta Formosa – Dados históricos

 

No capitulo três do livro de Neemias é descrita a reconstrução das doze portas do templo de Jerusalém, mas a porta Formosa não aparece, pelo menos com esse nome. A menção a essa porta, só aparece no livro de Atos dos apóstolos. O historiador Flávio Josefo, relaciona Formosa como sendo a mesma “Porta de Jafa” ou “Porta Velha” no exterior do templo, uma pré porta de acesso ao pátio das mulheres. Os árabes chamam-na de “ Bab el Jalil (Porta do Amigo); abre-se para oeste, em direção ao porto da Cidade de Jafa. É a mais conhecida e movimentada de todas, devido ao constante fluxo de turistas de todos os lugares do mundo.





Atualmente as portas de Jerusalém são em número de oito e não mais doze. O que teria acontecido as outras quatro portas? Eu jamais teria observado esse importante fato se não fosse o relato sobre a Porta Formosa em Atos dos Apóstolos. As portas que não mais existem são: Porta de Efraim, Mifcade, dos Cavalos e porta Oriental (dourada ou da compaixão). Pelo menos sobre esta última há explicação concreta: se encontra lacrada, Jesus entrou por ela assentado em um burrinho ao ser aclamado pela multidão como Rei e Messias. (Mateus 21). Os judeus aguardam a chegada do Messias entrando por esta porta.

Ez 44.2 – “E disse-me o Senhor: Esta porta estará fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor Deus de Israel entrou por ela; por isso estará fechada”.

Deus tem o controle e o domínio sobre todas as coisas. Jerusalém terrestre é uma analogia a Jerusalém celestial: (Apocalipse 21:2:)” Vi também a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, da parte de Deus, ataviada como noiva adornada para o seu esposo.” E se antes tinha doze portas e hoje somente oito, tem algum sentido. Considerei importante fazer essas observações, mas para não fugir ao tema, voltemos para a Porta Formosa.

A Porta Velha mesma Formosa (Neemias 3.6) - “Jeoiada, filho de Paséia; e Mesulão, filho de Besodéias; restauraram a porta velha, estes a emadeiraram, e levantaram as suas portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos”. Segundo a tradição, esta porta simbolizava a tradição e a história falada dos hebreus, o tesouro antigo, acerca das gerações de sua origem. 


O Coxo


Seu nome não é mencionado, Atos 4:22 diz que ele tinha 40 anos quando encontrou Pedro e João na Porta Formosa, a deficiência era de nascença. Há quem diga que ele não estava exatamente na porta Formosa, mas a caminho dela quando encontra os apóstolos. Não comungo dessa interpretação. Mas a caminho, sendo carregado, ou já assentado no lugar de sempre, o importante foi que aquele seria um dia diferente:

“E Pedro e João subiam juntos ao templo à hora da oração, a nona. E era trazido um homem que desde o ventre de sua mãe era coxo, o qual todos os dias punham à porta do templo, chamada Formosa, para pedir esmola aos que entravam. O qual, vendo a Pedro e a João que iam entrando no templo, pediu que lhe dessem uma esmola. E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa. E disse Pedro: Não tenho prata nem ouro; mas o que tenho isso te dou. Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, levanta-te e anda. E, tomando-o pela mão direita, o levantou, e logo os seus pés e artelhos se firmaram. E, saltando ele, pôs-se em pé, e andou, e entrou com eles no templo, andando, e saltando, e louvando a Deus.” Atos 3:1-8

Eram três horas da tarde, de grande fluxo de pessoas no templo. Imagino que o coxo tinha vários pontos de esmolar pela cidade e pessoas com quem dividia o apurado como forma de retribuir o favor de carregá-lo de um lado para outro. Afinal, um homem de 40 anos, deveria pesar consideravelmente. Certamente já havia encontrado Pedro e João outras vezes e pedido moedas. Os apóstolos reparavam nele, mas ele não fazia pausa alguma para conhecer melhor o que tinham para falar. O coxo já estava acostumado com o ser levado, sustentado e sobreviver de forma tão dificultosa. Quando se acostuma com o mal, ele até se torna aceitável e deixa de incomodar. Isso acontece constantemente e é a causa de não se procurar por mudanças. A porta Formosa estava repleta de mendigos, que por algum motivo, esperavam caridade dos religiosos, do lado de fora do templo, porque se achavam indignos, de frequentar o interior do local. Ou o mundo os tinha convencido disso.

Algo que me chama bastante atenção nesse milagre é o fato de que imediatamente após ser curado, o homem entra no templo e segue com os discípulos até o pórtico de Salomão, um lugar que ele só imaginava como era, mas nunca tinha estado. Quanta alegria, quantos louvores não deve ter saído dos lábios daquele que era coxo e também dos que o viam! Agora ele sabia que existia algo muito mais precioso que o ouro ou a prata que ajuntava em seus depósitos e que às vezes lhe faltava.

Considerações Finais


Querido leitor, quero destacar algo que também me chama a atenção nessa história: “E Pedro, com João, fitando os olhos nele, disse: Olha para nós. E olhou para eles, esperando receber deles alguma coisa”. (Atos 3:4,5). Os discípulos se abaixaram para olhar nos olhos daquele coxo, um ato de amor e compaixão que talvez ninguém tenha ousado fazer antes. O coxo pedia e as pessoas davam, jogavam moedas em suas mãos, sua cesta e prosseguiam seus caminhos. O coxo era “o coxo” e sua condição era insignificante aos olhos de muitos. Mas vem Pedro e João, enviados de Deus, falando em Nome de Jesus e dizendo: “Eu me importo com você, desço até sua miséria para te resgatar porque você é precioso para mim, te comprei pelo mais alto preço”. Oh glória! Quem é que resgata o pobre da lama, do calabouço? Quem olha nos olhos e sente todo drama, dor ? Somente Jesus!

Assim, a Porta Formosa a partir do relato de Atos 3, representa Porta de entrada para o Reino celestial, para o conhecimento da Verdade Salvífica, para a grandeza do Nome de Jesus!

 

 


08 outubro 2025

VIAGENS - PACOTES EM PROMOÇÃO

 Agora você pode fazer a viagem dos seus sonhos!


Escolha seu destino 

nacional e internacional  

e fale conosco: 

62 9 9258 9911


Nós temos um plano que cabe no seu orçamento!


Você pode parcelar em até 48 vezes.


Todos os pacotes incluem:

Ø  Passagens

Ø  Hospedagens

Ø  Guia

Ø  Café da Manhã

Ø  Seguro Viagem























































07 outubro 2025

A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS

 

        O CÉU E A TERRA JÁ ESTIVERAM UNIDOS. O pecado e os separou. É a missão de Satanás criar divisões no casamento, na família, na igreja, ou nas tribos e nações. O evangelho de João faz o contraste entre o Céu e a Terra.


"Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em Mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em Nós; para que o mundo creia que Tu Me enviaste." João 17:20 e 21.






           Jesus veio trazer vida a um mundo de morte, luz a um mundo em trevas, verdade a um lugar de mentiras. Ele desceu do mundo superior para ser a escada de ligação entre os dois territórios. Em Jesus, divindade e humanidade se unem, de forma que Ele Se torna nosso Sumo Sacerdote, representando Deus a nós e representando-nos perante Deus. Ele trouxe o Céu à Terra e, em Sua ascensão, elevou a humanidade até Deus.

 

"É Chegada a Hora" - João 17:1-5


          Ao final da reunião no cenáculo, Jesus reuniu os onze discípulos ao Seu redor e dirigiu-os em oração. Primeiramente, Ele orou por Si mesmo (vs. 1-5), em seguida, por Seus discípulos (vs. 6-19) e, finalmente, por todos os crentes. Deste modo, Jesus orou por você (vs. 20-26).


           A crucifixão parecia ser tudo, menos gloriosa. Na encruzilhada do mundo, Jesus seria desnudado de toda dignidade humana, e degradado pelo próprio povo que viera salvar.



Propriedade Mútua - João 17:6-10


          Jesus considerava que era Sua missão na Terra revelar o Pai aos discípulos para que eles levassem essa revelação ao mundo. Ele plantou a semente. Eles deveriam semear mais e buscar a colheita (4:35-38), tornando sua obra, em extensão, maior do que a dEle (14:12). Todas as gerações subseqüentes creriam em Jesus por meio de seus esforços (17:20).


           No verso 8, Jesus diz a Seu Pai duas coisas sobre os onze homens que ouviam Sua oração:


1. Eles tinham aceito os ensinos de Jesus, em contraste com os fariseus e outros que O ouviram.


2. Eles sabiam sem sombra de dúvida de onde Jesus viera, e a aceitação deste fato levou-os a uma verdade adicional..



Como nos tornamos 
propriedade de Deus? 


João 3:16-18 João 12:32 João 14:6 João 15:16


"Jesus está prestes a partir; consequentemente, Ele entrega os discípulos aos cuidados de Seu Pai... . Eles seriam deixados em um mundo mau e precisariam de graça especial em sua batalha contra o pecado. Este poder mantenedor todo cristão pode reivindicar. Deus não permitirá que ele seja tentado acima do que pode suportar (I Cor. 10:13).


        Apesar de ser tão fácil esquecer, vivemos em um mundo onde as forças sobrenaturais estão sempre em ação. Em nossa humanidade, com nossas próprias armas carnais e mundanas, somos incapazes de lutar contra aqueles poderes que nos são hostis.

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

         Jesus viu em Seus discípulos a semente da Sua igreja, que se estenderia pelos continentes e séculos para se tornar uma grande multidão que não se podia contar, em pé, diante do trono, louvando-O pela Sua salvação (Apoc. 7:9 e 10). Esta era a alegria de Jesus e, em João 17:13, Ele ora para que nós também sintamos por inteiro essa mesma alegria. Para que façamos isso, devemos aprender a permanecer nEle, como os ramos permanecem na videira. Então, experimentaremos o poder do nome de Deus e a alegria de servi-Lo.




Por que o mundo odeia Jesus e Seu povo?


          No Mundo, mas não do Mundo - João 17:13-19;  15:18,9


"Porque os seguidores de Cristo não cooperam com o mundo, participando de seu pecado, são acusações vivas contra a imoralidade do mundo. O mundo segue os planos de Satanás, e Satanás é o inimigo declarado de Jesus e de Seu povo."


          Na oração sacerdotal de Jesus, Ele "põe todo o Seu ser em uma oração de ação de graças ao Pai por permitir-Lhe sofrer pelo mundo... . Em toda a oração Ele continua falando de Seus discípulos como um dom de Deus a Ele... . Amorosa e confiantemente, Ele os entrega à vigilância e ao cuidado do Pai... para que eles se unam, e sejam um em coração, mente e propósito."
Pense por que Jesus, o Filho de Deus, precisava consagrar-Se. O que isto diz sobre a importância de consagrar-nos a Deus?


"Que Todos Sejam Um" - João 17:20-26


         Depois de orar especificamente por Seus onze discípulos, Jesus ampliou o escopo de Sua oração para incluir "aqueles que vierem a crer... por intermédio da Sua palavra" (João 17:20).



Qual é o supremo desejo de Jesus os Seus discípulos? 


                                      João 17:21-23.


       O Pai e o Filho estão intimamente ligados. Eles nunca agem independentemente, mas sempre estão unidos em tudo o que fazem (João 5:20-23). Compartilham um amor comum pela humanidade caída a ponto de o Pai ter sacrificado Seu Filho, e o Filho sacrificado Sua vida (João 3:16; 10:15). Nenhum dEles busca a própria glória, mas cada Um glorifica o Outro (17:1). Conhecer Um é conhecer o Outro (João 14:7 e 9). Este tipo de relacionamento é que Cristo deseja para nós, os membros de Sua igreja.
A unidade a que Jesus está Se referindo é "uma expressão da diversidade criativa dentro da Divindade. Assim como existe só um ‘Deus verdadeiro’ que Se manifesta pelas diferentes funções de Pai, Filho e Espírito, a amorosa unidade do corpo de crentes se expressa por uma rica variedade de dons e ministérios. Toda a família de Deus é uma bela composição de diferentes culturas e temperamentos, cores e dons, oferecida a Deus em adoração e ministério para que Ele seja glorificado".

 

Para refletir mais sobre o assunto do amor e da unidade expresso na oração de Jesus em João 17, leia o seguinte: Salmo 133; Efésios 4:1-16; I João 3:1, 11-24; 4:7-21.


       A oração de Jesus em João 17 "‘é uma lição sobre a intercessão que o Salvador cumpriria dentro do véu, quando Seu grande sacrifício em favor dos homens, a oferta de Si mesmo, estivesse completada. Nosso Mediador deu aos discípulos esta ilustração de Seu ministério no santuário celeste no interesse de todos os que forem a Ele em mansidão e humildade, vazios de todo egoísmo e crendo em Seu poder para salvar’.


       Pouco antes de se deixar levar para morrer, Jesus consagrou Seus discípulos e todos os futuros crentes ao Seu Pai em oração. Os laços do amor de Deus são o poder de que precisamos para atrair o mundo descrente a Cristo. Ore diariamente por um derramamento desse amor sobre si mesmo e sobre a igreja