29 outubro 2024

A Oração Sacerdotal de Jesus

 

 

O QUE É A ORAÇÃO SACERDOTAL DE JESUS?

 

A oração sacerdotal é o trecho mais longo de uma oração de Jesus registrada nas escrituras.

É uma oração muito profunda e poderosa, proferida por Jesus instantes antes de começar o período do seu ministério conhecido como “Paixão”. 

 

Porque essa oração recebe o nome de Oração Sacerdotal?

 

Na tradição do Antigo Testamento, o sacerdote fazia sacrifícios pelo povo e intercedia por eles diante de Deus. Aqui vemos Jesus intercedendo e se preparando para sua morte. Essa oração recebeu o nome de oração sacerdotal porque nela Jesus se coloca diante de Deus em nosso favor, ao mesmo tempo como sacerdote e como oferta propiciatória. Vamos ver o que Jesus ora ao Pai neste momento tão importante?

 

 

JESUS ORA POR SI MESMO

 

 

Neste trecho introdutório da oração, Jesus fala claramente sobre a sua relação com o Pai. Quando nós oramos, Deus espera que a gente, aos poucos, cresça em intimidade com Ele. Reflitam juntos sobre estes versos e conversem sobre as questões abaixo:

 

 

PENSE:

O que estes versos te mostram sobre a relação de Jesus com Deus?

Qual obra Jesus veio realizar na terra?

Com qual sentimento Jesus fala sobre essa obra?

Sobre qual glória Jesus se refere?

 Porque ele fala em recebê-la de volta?

 Como é a sua relação com Deus?

Como a obra que Jesus realizou interfere na sua vida?

 

JESUS ORA POR SEUS DISCÍPULOS

 

Após orar por si mesmo, Jesus ora pelos seus discípulos. Ao longo dos últimos anos, Jesus havia caminhado tão próximo daqueles homens. Tinha ensinado a eles tantas coisas e transmitido a eles seu coração. Agora Jesus estava partindo de volta ao Pai e nesta oração ele apresenta os pedidos que julgou mais importantes em favor dos seus amigos.

   

Você já fez orações semelhantes, intercedendo por pessoas

que você quer bem ou por pessoas que você está discipulando?

 

    Porque é esperado que haja um conflito entre o evangelho e o mundo?

    Desde que você começou a andar com Jesus, sua vida gerou algum tipo de confronto com os valores do mundo?

 

Se você é um discípulo de Jesus, saiba que esses pedidos do mestre são importantes para guardar sua vida hoje. Se você está envolvido na linda obra que Jesus nos confiou, saiba que os princípios dessa oração são importantes para que você cubra, como intercessor, os seus próprios discípulos.

 

JESUS ORA POR

TODOS OS CRENTES

 

 

Antes de finalizar sua linda oração, Jesus ora por todos aqueles que creriam nele no futuro. É isso mesmo! Você sabia que Jesus fez essa oração por mim e por você? Ele sabia que a mensagem conhecida como Evangelho (Boa Notícia) se espalharia. Jesus sabia que todos os continentes da Terra saberiam sobre as boas novas. Jesus sabia que seu nome dividiria a História entre Antes e Depois de Cristo. Por isso, antes mesmo de ser glorificado, Jesus ora por todos que creriam nele por meio da mensagem da salvação.

 

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

 


JOÃO 17:1-26

1 Jesus falou assim e, levantando seus olhos ao céu, e disse: Pai, é chegada a hora; glorifica a teu Filho, para que também o teu Filho te glorifique a ti;

2 Assim como lhe deste poder sobre toda a carne, para que dê a vida eterna a todos quantos lhe deste.

3 E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste.

4 Eu glorifiquei-te na terra, tendo consumado a obra que me deste a fazer.

5 E agora glorifica-me tu, ó Pai, junto de ti mesmo, com aquela glória que tinha contigo antes que o mundo existisse.

6 Manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste; eram teus, e tu mos deste, e guardaram a tua palavra.

7 Agora já têm conhecido que tudo quanto me deste provém de ti;

8 Porque lhes dei as palavras que tu me deste; e eles as receberam, e têm verdadeiramente conhecido que saí de ti, e creram que me enviaste.

9 Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus.

10 E todas as minhas coisas são tuas, e as tuas coisas são minhas; e neles sou glorificado.

11 E eu já não estou mais no mundo, mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda em teu nome aqueles que me deste, para que sejam um, assim como nós.

12 Estando eu com eles no mundo, guardava-os em teu nome. Tenho guardado aqueles que tu me deste, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que a Escritura se cumprisse.

13 Mas agora vou para ti, e digo isto no mundo, para que tenham a minha alegria completa em si mesmos.

14 Dei-lhes a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo.

15 Não peço que os tires do mundo, mas que os livres do mal.

16 Não são do mundo, como eu do mundo não sou.

17 Santifica-os na tua verdade; a tua palavra é a verdade.

18 Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo.

19 E por eles me santifico a mim mesmo, para que também eles sejam santificados na verdade.

20 E não rogo somente por estes, mas também por aqueles que pela tua palavra hão de crer em mim;

21 Para que todos sejam um, como tu, ó Pai, o és em mim, e eu em ti; que também eles sejam um em nós, para que o mundo creia que tu me enviaste.

22 E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um.

23 Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim.

24 Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, também eles estejam comigo, para que vejam a minha glória que me deste; porque tu me amaste antes da fundação do mundo.

25 Pai justo, o mundo não te conheceu; mas eu te conheci, e estes conheceram que tu me enviaste a mim.

26 E eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer mais, para que o amor com que me tens amado esteja neles, e eu neles esteja.

22 outubro 2024

7 ARMAS PARA DESTRUIR AS FORTALEZAS



             Ao se falar em batalha espiritual temos sempre em mente a ideia de guerra, de luta, de combate. Ao estudarmos profundamente sobre o assunto, vemos que a batalha espiritual envolve tudo isso, mas vai muito além de guerrear, e tornou-se um dos grandes desafios da Igreja do Senhor Jesus nos dias de hoje.

 

"Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas" 2 Co. 10:4



             Quando buscamos na Palavra de Deus subsídios para entendermos como de fato devemos nos posicionar com relação a batalha espiritual, vemos um grande ensinamento do Apóstolo Paulo, quando enfrentava na Igreja de Corinto uma oposição ferrenha à sua autoridade apostólica, e, seus adversários tentavam persuadir a igreja a rejeita-lo. E vemos no capítulo 10, o apóstolo defendendo sua autoridade apostólica, ensinando aos seus discípulos em Corinto que as armas das nossas milícias não são carnais, mas poderosas em Deus para destruição das fortalezas.

              Que fortalezas são essas? São os arraiais que satanás monta à nossa volta. Ele sabe muito bem, que precisa incutir pensamentos destrutivos para derrubar as pessoas, e nós precisamos estar conscientes de que a guerra espiritual com relação às fortalezas por ele levantadas em nossa mente é ferrenha.

            Satanás não está brincando de matar, roubar e destruir. Esta é a sua missão, e ele é obstinado por ela. Às vezes as pessoas de acomodam com a idéia de que a minha salvação estando garantida o que vier é lucro, e não tem determinação para viver uma vida de abundância, de qualidade, saudável espiritualmente, e estão sempre com suas forças minadas por satanás. É assim temos visto lares, casamentos, ministérios, projetos e sonhos serem totalmente destruídos.

          Mas a Palavra de Deus diz que as nossas armas não são carnais, mas poderosas em Deus, para destruir fortalezas, e precisamos crer nisso!!!!.

                                                 Amém!!!???



        Um fator interessante de se ressaltar, é a tremenda confusão que se faz com armas e armadura. Muita gente acha que entrar numa batalha espiritual é simplesmente se revestir com a armadura de Deus e pronto. Com isso temos visto muitos crentes entrar e sair de uma batalha espiritual literalmente arrebentados. Porque?



             Porque a armadura é uma proteção, mas usar as armas é uma tomada de posição.

São 7 as armas principais para enfrentarmos uma batalha espiritual:

 

1. Dedicação à verdade.
2. Vida de retidão em todas as áreas (vida transparente).
3. Proclamação do Evangelho.
4. Fé.
5. Amor.
6. Certeza da salvação.
7. Oração perseverante.

              Quando usamos essas armas contra o inimigo, é como se nós jogássemos uma bomba no arraial de satanás, e a igreja sai vitoriosa porque a presença do Reino de Deus se manifesta poderosamente.

A igreja do Senhor hoje, é chamada à um desafio diário e precisa estar em batalha espiritual
constante contra as armas do mundanismo, que tenta entrar na igreja, e em muitas delas tem entrando através da psicologia, das doutrinas humanistas, da filosofia, da neurolinguística, das atividades e passatempos emocionantes que substituem a oração, a fidelidade incondicional à Palavra de Deus, a fé, a justiça e o poder do Espírito Santo.
 

                Precisamos assumir nossa posição diante do mundo espiritual. Temos que saber quem somos em Cristo Jesus para usarmos os direitos e privilégios decorrentes da autoridade conquistada por Jesus, para nós.

                Jesus morreu na cruz no meu lugar. É como se eu tivesse sido crucificado juntamente com Ele. Quando Ele ressuscitou, eu ressuscitei com Ele. Quando Ele se assentou à direita do Pai nos lugares celestiais, Ele me levou juntamente com Ele. Portanto, eu estou assentado nos lugares celestiais com Ele. Essa é a minha posição em Cristo Jesus!!! Aleluia!!!

Somos:
Embaixadores de Cristo II Co 5:20
Templo do Espírito Santo I Co 3:16
Adotados pelo Pai como filhos Ef 1:5
Selados pelo Espírito Santo Ef. 1:13

 

Temos o direito de chamar a Deus de Aba-Pai Rm 8:15

Nossos pecados foram perdoados Cl 1:14



Estas e muitas outras posições nos foram dadas, e além disso, Jesus compartilhou conosco a autoridade que Ele recebeu do Pai.

 

                  Quando cremos nele, recebemos essa autoridade.

 

     

Temos em Cristo, autoridade para:


Pisar em serpentes e escorpiões e sobre o poder do inimigo - Lc. 10:19
Expelir demônios - Mc 3:14

Curar todos os tipo de enfermidade - Mt. 10:1

            Quando assumimos nossa posição em Cristo, e recebemos dele autoridade, passamos a usar as armas com destreza, e aí sim, podemos nos revestir da armadura de Deus e estaremos prontos para enfrentar qualquer tipo de Batalha Espiritual. Estaremos prontos para enfrentar qualquer um dos níveis do império das trevas. Como soldados, estaremos prontos para guerrear, e com certeza sairemos vitoriosos. Se você não se posiciona, você tem medo. Se você tem medo, você não usa as armas e é derrotado.
Sempre que surgir um desafio, devemos enfrentar agressivamente as forças das trevas, tendo sempre em mente, que quando nós esperamos no Senhor, Ele vai nos mostrar qual estratégia ou método de guerra usar. Deus é um Deus de relacionamento, é um Pai apaixonado por sua família.

Ele dá mais prioridade ao AMOR do que ao serviço (o ativismo nos distancia de Deus). É o nosso relacionamento com Cristo que nos prepara para as batalhas; sejam elas grandes ou pequenas, sempre sairemos vitoriosos, desde que usemos a arma certa.

15 outubro 2024

6 CHAVES PARA A VITÓRIA

 

SEIS CHAVES PARA VITÓRIA.

 


E ao anjo da igreja que está em Filadélfia escreve: Isto diz o que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Daví, o que abre, e ninguém fecha, e fecha, e ninguém abre. Eu sei as tuas obras; eis que diante de ti pus uma porta aberta, e ninguém a pode fechar; tendo pouca força, guardaste a minha palavra  e não negaste o meu nome (Ap.3.7,8).

Todos nós queremos a vitória, a palavra derrota, não soa bem aos nossos ouvidos. Vivemos em um mundo de competição; e neste mundo ninguém quer perder, todos desejam ganhar, todos querem  subir ao pódio, e isto é normal, é natural do ser humano. Porém os maiores vencedores são aqueles que estão em Cristo. O apóstolo Paulo escrevendo aos romanos ele diz:
(Rm. 8.1,35-37). Portanto, agora, nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus... E mais: Quem nos separará do amor de Cristo? A tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada? Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte todo dia; fomos reputados como ovelhas para o matadouro. Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou. Os vencedores são aqueles que estão do lado daquele que nunca perdeu.

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------


AS   CHAVES  PARA  NOSSA  VITÓRIA.

A palavra chave na bíblia significa autoridade, domínio, poder. Quando a bíblia diz que
 JESUS tem as chaves da morte e do inferno; isto significa dizer, que ele tem o domínio sobre a morte e poder  sobre o inferno, (Ap.1.18). 

Ele tem a chave da vida: eu vim para que tenham vida e a tenham plenamente. (Jo 10:10). Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. (1 João 5:11)

E diz mais: Aquele que é santo, o que é verdadeiro, o que tem a chave de Daví, o que abre, e ninguém fecha,  e fecha, e ninguém abre (Ap.3.7). Só Ele  tem a chave para nossa vitória.

1.
 A  FÉ. Deus vence o mundo; e esta é

Porque todo aquele que é nascido de Deus vence o mundo; e esta é a vitória que vence o mundo: A nossa fé
 (1Jo. 5.4). Sem fé é impossível agradar a Deus (Hb.11.6). A fé é o firme fundamento das coisas que se esperam e a prova das coisas que se não veem (Hb.11.1). A fé é o combustível espiritual na vida do crente. Há uma poesia de um hino que diz: Se você perdeu tudo nesta vida, menos a fé; você não perdeu nada. A fé, podemos dizer: É a chave que abre todas as portas. E preciso acreditar e ir à luta, confiando sempre em JESUS; que é o autor e consumador da nossa fé (Hb.12.2). Não desista, insista, persista, e Deus vai honrar a sua fé e coroar a sua vida com a vitória. Amém!

2.
 A  PALAVRA DE  DEUS. Deus vence o mundo; e esta é

Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração
 (Hb.4.12).
A palavra de Deus é uma arma poderosa para nos proporcionar conquistas e vitórias; com esta palavra nós estaremos certos, que as correntes e os grilhões serão quebrados, as portas fechadas se abrirão, e a vitória será estabelecida.
Sem a palavra de Deus, nós estaremos desprovidos de munição para a batalha.

A bíblia diz, que ela é a espada que o Espírito Santo usa para nos conceder a vitória. Diz o texto sagrado: Tomai também o capacete da salvação e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus (Ef.6.17).

JESUS nos deu o exemplo quando enfrentou o diabo, e venceu; pela palavra de Deus (Mt.4.1-11).
O apóstolo Paulo recomendou a Timóteo: Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade
 (2Tm.2.15). Manejar bem a palavra da verdade, é uma virtude de quem ler, de quem busca o conhecimento, de quem deseja ardentemente a palavra de Deus e procura vivê-la. Essa chave tem poder para abrir todas as portas e nos trazer a vitória, em nome de JESUS.


3. 


A  ORAÇÃO. Deus vence o mundo; e esta é

Orando em todo tempo, com toda oração e súplica no Espírito e vigiando nisso com toda perseverança e súplica por todos os santos
 (Ef.6.18).
A oração e a palavra de Deus, é alimento para nos fortalecer. 
Assim como o nosso corpo precisa do alimento cotidiano, para se fortalecer e se manter de pé; o nosso espírito também precisa do alimento espiritual, para se fortalecer. O apóstolo Pedro recomenda: Antes, crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e salvador Jesus Cristo
 (2Pe.3.18).
Orar nunca é demais, oração é sinônimo de vitória. Um certo escritor disse: A oração é a respiração da alma. É impossível o crente que tem comunhão com Deus, viver sem orar. 

JESUS venceu através da oração; os grandes homens de Deus também venceram através da oração.
A oração é a arma poderosa para vencer toda a força do mal. Nos relata a história, que a rainha da Inglaterra declarou: Eu tenho mais temor de um crente de joelhos, do que os mísseis da União Soviética e dos Estados Unidos apontados para Inglaterra.
Se o poder da oração não resolver, nada mais resolve. A bíblia diz: A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos (Tg.5.16a). Essa é mais uma chave para nossa vitória.

4.
 O  ESPÍRITO  SANTO. Deus vence o mundo; e esta é

A palavra de Deus nos diz: Não por força, nem por violência, mas pelo meu Espírito, diz o SENHOR dos Exércitos
 (Zc.4.6b). 
O Espírito Santo é a força espiritual da igreja; a igreja é o único exército que marcha triunfante sem depender de nenhum armamento bélico, nem do poder econômico, nem político ou da força física. Desde a sua inauguração, no dia de pentecostes, a igreja  vem triunfante e vencedora, e continua até os dias atuais. Nada, nem ninguém conseguirá parar ou destruir a igreja de JESUS. 

Ø    A palavra de Deus nos ensina, que devemos: Viver no Espírito, andar no Espírito, orar no Espírito, cantar no Espírito, pregar no Espírito, se fortalecer no Espírito, se alegrar no Espírito, tomar  a espada do Espírito e vencer pelo poder de Deus. A grande dádiva que JESUS deu à igreja  foi o poder do Espírito Santo. Ele disse: Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra (At.1.8). Portanto, o nosso Consolador, o Espírito Santo; é a chave da nossa vitória. Aleluia!

5. 
O  SANGUE  DE  JESUS. Deus vence o mundo; e esta é

E eles o venceram pelo sangue do cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram a sua vida até à  morte
 (Ap.12.11).
O sangue de 
JESUS é a nossa cobertura espiritual. O sangue de JESUS é o selo de segurança dos que pertencem a Deus. O sangue de JESUS é o preço incalculável que garante a nossa entrada no céu. Satanás não se intimida com o  nosso  status Religioso, educacional, teológico, financeiro ou social. Mas, o sangue de JESUS em nossas vidas, causa-lhe desespero e aflição. A palavra de Deus nos diz: Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que, por tradição, recebestes dos vossos pais, mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e sem contaminação. (1Pe.1.18,19). 
O sangue de 
JESUS é o passaporte que nos assegura o acesso ao trono da graça. O escritor aos Hebreus diz: Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de JESUS, pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, e tendo um grande sacerdote na casa de Deus, cheguemo-nos com verdadeiro coração, em inteira certeza de fé; tendo o coração purificado da má consciência e o corpo lavado com água limpa, retenhamos firmes a confissão da nossa esperança, porque fiel é o que prometeu (Hb.10.19-23). Pelo poder do sangue de JESUS  nós somos vitoriosos. Aleluia! a vitória é nossa.

6.
 O  NOME  DE  JESUS. Deus vence o mundo; e esta é

Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo (1Co.15.57). 

Este nome está acima de todo o nome. Ele é o princípio da criação de Deus, o primogênito dos mortos, a fiel testemunha, o príncipe dos reis da terra, a raiz e a geração de Davi, a resplandecente estrela da manhã, o desejado de todas as nações, o leão da tribo de Judá, o Rei dos reis e Senhor dos senhores.
Este nome é o nosso abrigo seguro, é o refúgio e fortaleza da nossa vida; é o nosso escudo, é a nossa paz. Nele está ancorada a nossa esperança, nele está depositada a nossa fé e confiança, na certeza que ele não falha. Ele é o nosso campeão; ele venceu o diabo, venceu o inferno, venceu a morte e ressuscitou triunfante, para reinar acima de todos.
Ele também nos deu autoridade para vencê-los, o apóstolo Paulo declarou:
(1Co.15.53-57). Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade e isto que é mortal se revista da imortalidade. E, quando isto que é corruptível se revestir da incorruptibilidade, e isto que é mortal se revestir da imortalidade, então, cumprir-se-á a palavra que está escrita: Tragada foi a morte na vitória. Onde está, ó morte o teu aguilhão? Onde está, ó inferno, a tua vitória? Ora, o aguilhão da morte é o pecado, e a força do pecado é a lei.  Mas graças a Deus, que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo 

Ø   
A igreja é a única organização que está autorizada a usar o nome de
 JESUS; para realizar milagres, curar os enfermos, expulsar os demônios, declarar salvação e libertação, e confrontar contra todas as forças do inimigo. Por isto podemos proclamar em voz alta: A vitória é nossa, em nome de JESUS! Amém.