17 setembro 2024

10 POSSÍVEIS CAUSAS DE MALDIÇÃO

 

              Vejamos no texto a seguir DEZ POSSÍVEIS CAUSAS DE MALDIÇÃO, que se rejeitadas e abandonadas, poderão ser quebradas:


  1.  Maldição por palavras auto conferidas

 

Pactos realizados

 

“ Digo-vos, pois, que de toda palavra fútil que os homens disserem, hão de dar conta no dia do juízo. 

 

Porque pelas tuas palavras serás justificado, e pelas tuas palavras serás condenado” (Mateus 12:36-37).

 

“Estás enredado pelos teus lábios; estás preso pelas palavras da tua boca” (Provérbios 6:2). 0

 

 

2. Desonrar aos Pais.

 

“Maldito aquele que desprezar a seu pai ou a sua mãe. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:16).

 

“Quem amaldiçoar a seu pai ou a sua mãe, certamente será morto” (Êxodo 21:17).

 

“Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo.  Honra a teu pai e a tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida   sobre a terra” (Efésios 6:3).

 

“Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá”.

 

Agir levianamente contra eles.

Honrar os sogros (sem atentar para com os pecados).

 

3. Injustiça para com os fracos.

 

“Maldito aquele que remover os marcos do seu próximo. E todo o povo dirá: Amém.  Maldito aquele que fizer que o cego erre do caminho. E todo o povo dirá: Amém.  Maldito aquele que perverter o direito do estrangeiro, do órfão e da viúva. E todo o povo dirá: Amém” (Deuteronômio 27:17-19).

 

Aborto. Maldição do crime - Criatura muito indefesa

Falso machismo – agressão à esposa

 

4. Confiar na carne

 

“Assim diz o Senhor: Maldito o varão que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!  Pois é como o junípero no deserto, e não verá vir bem algum; antes morará nos lugares secos do deserto, em terra salgada e inabitada.  Bendito o varão que confia no Senhor, e cuja esperança é o Senhor” (Jeremias 17:5-7).

 

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

 

5. Confiar em si mesmo - em nossa própria sabedoria

 

“Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.  Reconhece-O em todos os teus caminhos, e Ele endireitará as tuas veredas.  Não sejas sábio a teus próprios olhos; teme ao Senhor e aparta-te do mal.  Isso será saúde para a tua carne; e refrigério para os teus ossos” (Provérbios 3:5-8).

 

Preocupa-se consigo mesmo.

 

Confiar mais em um homem do que no Senhor

 

6. Roubo

 

 

 “Quem furtar algum homem, e o vender, ou mesmo se este for achado na sua mão, certamente será morto” (Êxodo 21:16).

 

“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom para que tenha o que repartir com o que tem necessidade” (Efésios 4:28).

 

Furto para com Deus   Reivindicar esta promessa

 

“Roubará o homem a Deus? Todavia vós Me roubais, e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas alçadas.  Vós sois amaldiçoados com a maldição; porque a Mim Me roubais, sim, vós, esta nação toda.  Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na Minha casa, e depois fazei prova de Mim, diz o Senhor dos exércitos, se Eu não vos abrir as janelas do céu, e não derramar sobre vós tal bênção, que dela vos advenha a maior abastança.  Também por amor de vós reprovarei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; nem a vossa vide no campo lançará o seu fruto antes do tempo, diz o Senhor dos exércitos”(Malaquias 3:8-11).

 

Para o homem   //       Para a família

 

CAUSAS DE ENDIVIDAMENTO

 

·        Maus investimentos.  Ter a direção do Senhor

·        Gastos extras (acidentes, roubos, sequestros).  Economizar

·        Vícios, Preguiça e irresponsabilidade.  Fé e obras

·        Pecado (sexo, loterias, jogos de azar)   Viver de acordo com a Palavra.

·        Ostentação.  Domínio próprio

 

7. Maldições advindas através de servos de Deus

 

Maldito o construtor que reedificar os muros de Jericó.

 

“Também nesse tempo Josué os esconjurou, dizendo: Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; com a perda do seu primogênito a fundará, e com a perda do seu filho mais novo lhe colocará as portas” (Josué 6:26).

 

500 anos após apregoada a maldição, morrem os dois filhos mencionados.

 

“Em seus dias Hiel, o betelita, edificou Jericó. Quando lançou os seus alicerces, morreu-lhe Abirão, seu primogênito; e quando colocou as suas portas, morreu-lhe Segube, seu filho mais moço; conforme a palavra do Senhor, que ele falara por intermédio de Josué, filho de Num” (1 Reis 16:34).

 

Maldição acerca dos montes de Gilboa

 

“Vós, montes de Gilboa, nem orvalho, nem chuva caia sobre vós, ó campos de morte; pois ali desprezivelmente foi arrojado o escudo dos valorosos, o escudo de Saul, ungido com óleo” (2 Samuel 1:21).

 

Maldição sobre 30 de fevereiro

 

“Depois disso abriu Jó a sua boca, e amaldiçoou o seu dia.  E Jó falou, dizendo: Pereça o dia em que nasci, e a noite que se disse: Foi concebido um homem!  Converta-se aquele dia em trevas; e Deus, lá de cima, não tenha cuidado dele, nem resplandeça sobre ele a luz.  Reclamem-no para si as trevas e a sombra da morte; habitem sobre ele nuvens; espante-o tudo o que escurece o dia”. (Jó 3:1-5).

 

Ordena que o sol e a lua se detenham (29 de Fevereiro) 

 

“Então Josué falou ao Senhor, no dia em que o Senhor entregou os amorreus na mão dos filhos de Israel, e disse na presença de Israel: Sol, detém-se sobre Gibeão, e tu, lua, sobre o vale de Aijalom.  E o sol se deteve, e a lua parou, até que o povo se vingou de seus inimigos. Não está isto escrito no livro de Jasar? O sol, pois, se deteve no meio do céu, e não se apressou a pôr-se, quase um dia inteiro”.

 

8. Maldição proferida por autoridades

 

Autoridades estudantis

Professores sobre alunos

-         Chefe sobre empregados

-         Marido para a  esposa

-         Autoridades espirituais

-         Aceitar doutrinas erradas (miséria)

 

9. Maldições proferidas por Pais

 

Contra a pessoa com quem não aprovam o casamento

Contra a capacidade intelectual.

 

“Despertado que foi Noé do seu vinho, soube o que seu filho mais moço lhe fizera; e disse: Maldito seja Canaã; servo dos servos será de seus irmãos” (Gênesis 9:24-25).

 

 


10. Idolatria.

 

 

“Maldito o homem que fizer imagem esculpida, ou fundida, abominação ao Senhor, obra da mão do artífice, e a puser em um lugar escondido. E todo o povo, respondendo, dirá: Amém” (Deuteronômio 27:15).

 

“Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.  Não te encurvarás diante delas, nem as servirás; porque Eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniqüidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração daqueles que Me odeiam.  E uso de misericórdia com milhares dos que Me amam e guardam os Meus mandamentos” (Êxodo 20:4-6).

 

“Mas o nosso Deus está nos céus; Ele faz tudo o que lhe apraz.  Os ídolos deles são prata e ouro, obra das mãos do homem.  Têm boca, mas não falam; têm olhos, mas não vêem;  têm ouvidos, mas não ouvem; têm nariz, mas não cheiram; têm mãos, mas não apalpam; têm pés, mas não andam; nem som algum sai da sua garganta.  Semelhantes a eles sejam os que fazem, e todos os que neles confiam” (Salmos 115:3-8).

 

“Todos os artífices de imagens esculpidas são nada; e as suas coisas mais desejáveis são de nenhum préstimo; e suas próprias testemunhas nada vêem nem entendem, para que eles sejam confundidos. Quem forma um deus, e funde uma imagem de escultura, que é de nenhum préstimo? Eis que todos os seus seguidores ficarão confundidos; e os artífices são apenas homens; ajuntem-se todos, e se apresentem; assombrar-se-ão, e serão juntamente confundidos. O ferreiro faz o machado, e trabalha nas brasas, e o forma com martelos, e o forja com o seu forte braço; ademais ele tem fome, e a sua força falta; não bebe água, e desfalece. O carpinteiro estende a régua sobre um pau, e com lápis esboça um deus; dá-lhe forma com o cepilho; torna a esboçá-lo com o compasso; finalmente dá-lhe forma à semelhança dum homem, segundo a beleza dum homem, para habitar numa casa.  Um homem corta para si cedros, ou toma um cipreste, ou um carvalho; assim escolhe dentre as árvores do bosque; planta uma faia, e a chuva a faz crescer. Então ela serve ao homem para queimar: da madeira toma uma parte e com isso se aquenta; acende um fogo e assa o pão; também faz um deus e se prostra diante dele; fabrica uma imagem de escultura, e se ajoelha diante dela.  Ele queima a metade no fogo, e com isso prepara a carne para comer; faz um assado, e dele se farta; também se aquenta, e diz: Ah! já me aquentei, já vi o fogo.  Então do resto faz para si um deus, uma imagem de escultura; ajoelha-se diante dela, prostra-se, e lhe dirige a sua súplica dizendo: Livra-me, porquanto tu és o meu deus. Nada sabem, nem entendem; porque se lhe untaram os olhos, para que não vejam, e o coração, para que não entendam. E nenhum deles reflete; e não têm conhecimento nem entendimento para dizer: Metade queimei no fogo, e assei pão sobre as suas brasas; fiz um assado e dele comi; e faria eu do resto uma abominação? ajoelhar-me-ei ao que saiu duma árvore?  Apascenta-se de cinza. O seu coração enganado o desviou, de maneira que não pode livrar a sua alma, nem dizer: Porventura não há uma mentira na minha mão direita? (Isaías 44:9-20)

 

Salmo 135

 

“Eu sou o Senhor; este é o Meu nome; a Minha glória, pois, a outrem não a darei, nem o Meu louvor às imagens esculpidas” (Isaías 42:8).

 

Jeremias 10      

 

Isaías 40

 

LIVRES DE MALDIÇÃO

 

 

“Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-Se maldição por nós; porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro”(Gálatas 3:13).

 

Maldição Emocional

 

“O Senhor mandará sobre ti a maldição, a derrota e o desapontamento, em tudo a que puseres a mão para fazer, até que sejas destruído, e até que repentinamente pereças, por causa da maldade das tuas obras, pelas quais me deixaste.  O Senhor te ferirá com loucura, com cegueira, e com pasmo de coração. Apalparás ao meio-dia como o cego apalpa nas trevas, e não prosperarás nos teus caminhos; serás oprimido e roubado todos os dias, e não haverá quem te salve” (Deuteronômio 28:20;28-29).

 

Loucura- perturbação.

 

“E nem ainda entre estas nações descansarás, nem a planta de teu pé terá repouso; mas o Senhor ali te dará coração tremente, e desfalecimento de olhos, e desmaio de alma.  E a tua vida estará como em suspenso diante de ti; e estremecerás de noite e de dia, e não terás segurança da tua própria vida.  Pela manhã dirás: Ah! quem me dera ver a tarde! E à tarde dirás: Ah! quem me dera ver a manhã! pelo pasmo que terás em teu coração, e pelo que verás com os teus olhos” (Deuteronômio 28:65-66-67). (Insegurança)

 

Maldição sobre os filhos

 

“O Senhor levantará contra ti de longe, da extremidade da terra, uma nação que voa como a águia, nação cuja língua não entenderás;  nação de rosto feroz, que não respeitará ao velho, nem se compadecerá do moço” (Deuteronômio 28:49-50). (Música Rock).

 

Maldição Física

 

“O Senhor te ferirá com as úlceras do Egito, com tumores, com sarna e com coceira, de que não possas curar-te;... então o Senhor fará espantosas as tuas pragas, e as pragas da tua descendência, grandes e duradouras pragas, e enfermidades malignas e duradouras; e fará tornar sobre ti todos os males do Egito, de que tiveste temor; e eles se apegarão a ti. Também o Senhor fará vir a ti toda enfermidade, e toda praga que não está escrita no livro desta lei, até que sejas destruído” (Deuteronômio 28:27;59-61).

 

“Verdadeiramente Ele tomou sobre Si as nossas enfermidades, e carregou com as nossas dores; e nós O reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido.  Mas Ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e esmagado por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre Ele, e pelas Suas pisaduras fomos sarados” (Isaías 53:4-5).

 

“Por que seríeis ainda castigados, que persistis na rebeldia? Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco.  Desde a planta do pé até a cabeça não há nEle coisa sã; há só feridas, contusões e chagas vivas; não foram espremidas, nem atadas, nem amolecidas com óleo” (Isaías 1:5-6).

(Esvaziou Seu coração).

 

Maldição Espiritual

 

Condenação eterna

 

Maldição Financeira

 

“O estrangeiro que está no meio de ti se elevará cada vez mais sobre ti, e tu cada vez mais descerás; ele emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será a cabeça, e tu serás a cauda” (Deuteronômio 28:43-44)

“Maldito serás na cidade, e maldito serás no campo.   Maldito o teu cesto, e a tua amassadeira. Maldito o fruto do teu ventre, e o fruto do teu solo, e as crias das tuas vacas e das tuas ovelhas” (Deuteronômio 28:16-18).

 

“Por não haveres servido ao Senhor teu Deus com gosto e alegria de coração, por causa da abundância de tudo, servirás aos teus inimigos, que o Senhor enviará contra ti, em fome e sede, e em nudez, e em falta de tudo; e ele porá sobre o teu pescoço um jugo de ferro, até que te haja destruído” (Deuteronômio 28:47-48).

 

Levou a ruína na coroa de espinhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário