16 abril 2024

Vida no Espírito, Alma e Corpo.

Espírito - Alma - Corpo.                                                                     

 

·     Na tradução da Bíblia para o português, três palavras no grego foram traduzidas como vida, porém são palavras distintas ora significando vida no espírito, vida na alma ou vida do corpo.

 

Þ       Vida no Espírito:     Zoé (Chay no hebraico), vida da qualidade de Deus, vida                              no espírito, vida eterna.

 

Þ       Vida na Alma: Psyche (Nephesh no hebraico), vida racional, vida da                                   alma, a vida do homem.

 

Þ       Vida no Corpo:        Bios, o presente estado de existência, vida natural, vida                           da carne corrompida após o pecado.

 

·     Vemos que a Bíblia no original trata de cada parte especificamente e veremos que cada uma tem um centro pessoal e atributos também específicos, apesar da interação muito forte entre as partes. Podemos chamar de “vidas próprias”. Lembrar que ainda estamos falando do homem como foi criado originalmente.

 

a) Corpo

 

ÞLevíticos 17:11; a vida da carne está no sangue. Algumas traduções dizem: a alma da carne está no sangue, e isso traz muita confusão. O correto é a vida da carne está no sangue. Em várias passagens as palavras vida e alma se confundem.

 

                        Þ    Levíticos 17:14; a vida de toda a carne é o sangue.

                        Þ    Deuteronômio 12:23; o sangue é a vida.

                        Þ    Gênesis 9:4; a carne com sua vida, isto é, o sangue.

 

·     Carne se refere ao corpo, portanto o corpo tem uma vida própria. Se uma pessoa se cortar os se ferir com muita perda de sangue, caso não for socorrida inclusive com uma transfusão de sangue, a pessoa morre. Porque morre? Acabou o corpo? Morre porque o que dá vida ao corpo na forma atual, é o sangue.

 

·     Muitas vezes dizemos: a alma saiu do corpo e o corpo morreu. Muitas pessoas pensam assim, porque a alma saiu então o corpo morreu. Não é verdade. A Bíblia nos informa que porque o corpo morreu, a alma saiu.

 

        Þ    Gênesis 35:18; ao sair-lhe a alma (porque morreu)

Se fosse o contrário, ninguém cometeria suicídio. Como uma pessoa pode tirar a alma para morrer? A pessoa se suicida fazendo algo ao seu corpo.

 

·     Estamos citando isso para entendermos que cada uma das três partes do homem são de certa forma centros pessoais com vida própria. A vida do nosso corpo está no sangue. É um centro pessoal com vida própria, o corpo tem uma vida do corpo.

·     Quando o corpo deixa de ter a vida do corpo, a alma sai, porque o corpo morreu, parou de funcionar fisicamente falando, por velhice ou por algum problema. Então a alma sai pois não tem mais nada para fazer ali.

 

·     Mas o que o corpo faz? O corpo possui atributos que são só do corpo, p.ex., andar, beber água, etc. Apesar de não separar-se da alma nem do espírito para andar ou beber água, essas são funções só do corpo. Os cinco sentidos são funções exclusivas do corpo: ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar.

Agora quando digo: “eu te amo”, não é uma função do corpo, é uma emoção, está na alma.

b) Alma

 

·     A alma é a manifestação do ser humano, sua personalidade. É formada por mente, emoção e vontade. O tempo todo estamos trabalhando nestas três áreas; meu intelecto (mente) está raciocinando, estou tendo algum tipo de emoção e a minha vontade é o que estou fazendo, o que escolhi.

 

·     A vontade é o resultado do que a minha mente propôs; a vontade concretiza, manifesta o que se passa no meu intelecto e nas minhas emoções. Tudo o que faço é porque exerci vontade para cumprir. A alma é o centro dos nossos problemas.

 

Com nossa alma é impossível compreendermos as coisas de Deus, pois Deus colocou o espírito para ter comunhão com o homem. O nosso intelecto está interligado com os nossos sentidos e, naturalmente, o intelecto quando raciocina ou quando quer entender alguma coisa, diz: “preciso ver”, “preciso entender como funciona”, “se não entender como vou crer? As coisas de Deus, espirituais, são pela fé. Você não vai ver nada, mas o intelecto pede para ver.

 

·     Imaginem se todas as pessoas não se manifestassem, fossem como um poste; não abre a boca, sentimento nada, intelecto nada, vontade nada, isso seria nada. Seria um poste. O que faz você vir aqui? uma decisão na alma. O que fez você colocar essa roupa hoje? O que fez a sua vida estar no ponto em que está? O que faz você atrair ou não pessoas que gostam de você? O que faz você ter problemas ou sucessos? É as pessoas te olharem e te conhecerem, se relacionarem com você, conhecerem a manifestação do seu intelecto, vontade e emoções. A alma é a manifestação do homem neste planeta.

 

·     A minha alma é o centro de comunicação com meus semelhantes. É nessa comunicação que vem amizade ou inimizade. É a manifestação de como eu sou, não tem nada com corpo ou espírito.

 

Quando vou para um lugar tranqüilo, digo que me alegra, traz paz para minha alma; ou então digo que não gosto de tal lugar. O corpo e o espírito não têm nada com isso. É um sentimento, emoção, e sentimento é na alma. É verdade que o corpo será levado a ver coisas, será comandado pela alma.

 

·     A alma tem também o seu centro pessoal, ela age e vive no intelecto (mente), nas emoções e na vontade. Na alma é que reside o nosso “livre arbitrium”, a nossa vontade que é soberana. Ela pode ser influenciada pelo corpo ou pelo espírito, mas é soberana; quando decido está decidido.

 

·     Alma e corpo são muito interligados. Os cinco sentidos do corpo, ver, ouvir, cheirar, saborear e tocar, são as janelas da minha alma. O que os cinco sentidos fazem, é levar informações para minha alma. Vejo, ouço, daí reajo na minha personalidade, na minha alma.

 

·     Podemos dizer que somos o resultado do que vemos e do que ouvimos; por isso precisamos selecionar o que ver e ouvir para que a manifestação seja em padrão correto. Tudo entra pelo ouvido ou pelo olho, em situação normal, é levado para dentro e a minha emoção, minha mente, vão sendo treinadas para o bem ou para o mal, para rir ou ficar triste.

 

·     Eu sinto, eu quero, eu penso, são ações na alma e só na alma. O corpo tem ações físicas, mas a alma se expressa através do corpo. Quando você está alegre ou triste e as pessoas olham para seu rosto, logo vão notar. O corpo reflete a nossa alma.

                Þ    Provérbios 15:13; o coração alegre aformoseia o rosto

        Þ    Provérbios 2:10~11

 

·     Se a alma influencia o corpo, o corpo também influencia a alma. Há um intercâmbio muito grande entre alma e corpo. A Bíblia chama esse intercâmbio, esse relacionamento muito próximo, de homem exterior. É a manifestação da alma influenciada pelo corpo.

 

        Þ    II Coríntios 4:16; o nosso homem exterior se corrompe, vai envelhecendo, vai tendo problemas. Isso falando do homem caído, após o pecado.

 

·     Já o nosso homem interior, a nossa alma influenciada pelo espírito, se renova de dia-em-dia. Isso para as pessoas que já aceitaram Jesus como Salvador, e têm um espírito novo, sem pecado. Veremos mais adiante que existe uma luta entre espírito e corpo, uma luta interna na nossa alma, para comando da alma.

 

·     A alma influenciada pelo corpo, se preocupa com o mundo natural; recebendo informações através do corpo, ela reage para com o mundo natural, para com os nossos semelhantes. O espírito age e reage para com as coisas espirituais, com o mundo espiritual.

 

·     A Bíblia define também o que se chama de homem natural (corpo + alma) e homem espiritual.

        Þ    I Coríntios 2:14~15; o homem natural não entende as coisas do espírito                        portanto com a alma e corpo não é possível entendermos as coisas de                 Deus. Isso é básico para entendermos tudo.

 

·     O homem natural é assim chamado, pois a alma e o corpo se comunicam com o mundo natural, embora o espírito fique isolado, mas está ali o tempo todo. O homem natural não tem um espírito recriado, não tem assim a comunicação com o céu. Ele só entende o mundo natural, o que vê, o que pode explicar, o que entende.

 

·     Já o espiritual é aquele que tem o seu espírito recriado. I Coríntios 2:14~16, nos fala da diferença entre homem espiritual e natural. O verso 16 nos aponta que podemos ter a mente de Cristo. Com o nosso espírito recriado, nossa alma volta a condição de comando originalmente criado por Deus, e passa a ter um processo chamado santificação, para mudar o padrão para tudo o que Deus programou. É a transferência da vida de Cristo, do padrão da Palavra de Deus para nossa vida. É por isso que mudamos. Quando isso acontece, passamos a viver o que Paulo nos disse em:     Þ    Gálatas 2:20

 

                                                                                             

c) Espírito

 

·     Vimos que o homem foi criado a imagem e semelhança de Deus; o homem foi criado para ser o reflexo de Deus aqui na terra. O homem podia ter tudo em comum com Deus porque foi criado com um espírito e a Bíblia nos informa que Deus é espírito;                                          Þ     João 4:24

 

·     O homem podia entender perfeitamente a Deus porque o espírito foi colocado para isso; é no espírito e só no espírito que você entende as coisas de Deus. Não há possibilidade de entender e conhecer a Deus, entender a Palavra de Deus para a vida, intelectualmente. Você pode entender intelectualmente mas não fará sentido para sua vida.

                               Þ    I Coríntios 1:18~25

                               Þ    I Coríntios 2:12~16

 

·     Com o espírito eu conheço a Deus, as coisas espirituais; com minha alma conheço o intelecto, as emoções, o mundo intelectual; com o corpo eu conheço o mundo material.

 

·     Muitas vezes queremos entender Deus na nossa emoção; p.ex., dizemos quando não estamos emocionados: “parece que Deus está tão longe”, é porque queremos ter Deus na emoção, e não há ligação com a emoção. O espírito não tem emoção, ele pode tocar a minha emoção, mas eu não dependo de ter emoção para saber que Deus está comigo, para saber que Jesus nunca me deixa, nunca me abandona. A Palavra de Deus diz, meu espírito crê, acabou; é assim que funciona.

 

Pode ser que minha alma não esteja alegre, mas a Bíblia falou, acabou. Isso é ter conhecimento de Deus pelo espírito.

 

O espírito é composto de 3 áreas basicamente; intuição, adoração e consciência:

 

c.1) Intuição

 

·     De maneira nenhuma se refere aquela intuição natural, com a qual nascemos, que se manifesta diretamente na alma. P.ex., as vezes pensamos em alguém, toca o telefone e é aquela pessoa. Não tem nada do nosso espírito, não é dom de profecia, dom de palavra de conhecimento. É uma coisa normal da alma, que deve ser tratada normalmente sem muita preocupação, uns tem mais outros menos.

 

·     A alma tem um poder incrível e é muitas vezes manipulada por Satanás para nos fazer ter a sensação de sinais e milagres, dizendo que são do espírito e não são; são poderes da alma. Não sabemos do que a alma é capaz; a alma do homem mal usada, em desobediência a Palavra de Deus, é capaz até de sair do corpo e fazer coisas a distância. Toda a parapsicologia usa os poderes da alma, completamente fora dos padrões de Deus. O poder não é de Satanás, é da alma do homem, mas é influenciado por Satanás e seus demônios.

                        Þ    Mateus 7:15~23

 

·     Não é essa intuição a do espírito. A palavra intuição no espírito é para diferenciar de raciocínio, é uma intuição. É a capacidade de recebermos a revelação de Deus na Palavra.

 

 

 

·     Após lermos um trecho da Bíblia e relê-lo várias vezes, aquilo fez sentido para sua vida? Parece que você nunca mais vai esquecer? E aí você fala: como não vi isso antes? A intuição funcionou. Você recebeu a revelação da Palavra de Deus naquele trecho.

 

·     Você enxergou aquilo com o seu espírito e não com o seu intelecto, apesar de termos a impressão que é no intelecto; é porque tudo vem para a nossa mente. Só que quando aquilo faz sentido (“clic espiritual”, “caiu a ficha”), aí você fala: agora entendi tudo, fez sentido; e esse entender é o que vem para a prática, você passa a aplicá-lo na sua vida.

                               Þ    Tiago 1:21~25

 

·     Quando entendemos pela Palavra de Deus que temos autoridade sobre os demônios (antes era um acreditar sem convicção, era mental), e faz sentido, usamos e veremos que funciona. Porque com a intuição vi que aquilo é verdade e vou usar; é aquilo que vem para a sua vida prática. Isso veio do espírito, se fosse do intelecto não precisaria ler várias vezes; é na hora que aquilo faz sentido e vem para a sua vida como uma coisa importantíssima, que acabou de aprender e nunca mais vai largar.

 

·     A intuição vem para minha mente, só que não vejo esse mecanismo; ninguém vê, ninguém percebe. Você só percebe o resultado, que é aquilo que fez sentido e entrou para a sua vida; porque entender a Palavra de Deus é vivê-la. Não adianta você falar que entendeu e não viver o que entendeu. Ler a Palavra de Deus e não vivê-la, é o mesmo que não ler.

 

·     O intelecto quer ver e diz: “eu quero ver para crer”. A fé diz: “eu não vejo mas creio”. E muitas vezes só quando você crê é que vai ver. É pela intuição do espírito que entendemos as coisas de Deus. Deus só pode revelar a sua Palavra no espírito, porque aí é que está a semelhança; só vou entender a linguagem de Deus onde há semelhança de Deus. É no espírito que se fala a língua do céu.

 

c.2) Adoração

 

·     A adoração é a nossa resposta; só é feita no espírito e não é um ato isolado. O louvor é um ato isolado, a adoração não. Adoração é uma vida respondendo a vida, respondendo a revelação de Deus.

 

·     Todas as vezes no dia a dia que você pensa em Deus, tudo faz levar sua mente para Deus, esse reconhecimento de que Deus é tudo em você, é adoração.

 

·     É a nossa resposta ao amor de Deus, e isso é produzido no nosso espírito; e é por causa do próprio amor que Deus derramou em nós, porque nós não temos esse amor para responder. Nós amamos a Deus porque Ele nos amou primeiro ÞI João 4:19. E esse amor que vem em resposta ao amor de Deus é adoração.

 

·     Só com meu espírito eu adoro. O diabo nos tapeia confundindo adoração com emoção; “se você não estiver nas nuvens”, você não adora!, adora sim. Pela fé você reconhece a revelação de Deus; todas as vezes que você reconhece a revelação de Deus, que você recebe a revelação como verdade na sua vida, a resposta é automática, é uma coisa que faz parte da vida; isso é adoração. É produzida em nosso espírito pelo próprio amor de Deus.

 

c.3) Consciência

 

·     É o uso literal dessa palavra; conhecer - com; a consciência no espírito é o meu conhecimento com Deus, no mesmo nível, da mesma maneira como Deus conhece, eu conheço. É aquele padrão de Deus, presente  no conhecimento de tudo.

 

·     É com a consciência que eu reconheço a Palavra de Deus, e neste sentido eu tenho conhecimento com Deus, não só de Deus mas junto com Deus.

 

·     Cuidado!, pois temos a consciência carnal, que não tem nada com a consciência espiritual. A consciência carnal é desenvolvida; ela faz o bem ou o mal não pelo bem ou pelo mal em si, mas pela conveniência. P.ex., ando a 100 km/h na estrada não por obedecer a lei, não porque tenho prazer em obedecer a lei, mas porque pode ter um guarda e a multa é muito cara.

 

·     A consciência carnal é elástica, essa é mais fácil de detectarmos. Satanás vai colocando os seus padrões, minando através da mídia e de tudo o que ele usa, e a sua consciência vai se esticando, se esticando, e coisas que você nem podia sonhar em falar passam a ser normais. P.ex., o homossexualismo é normal, o amor livre é normal, o aborto é normal, pois todo mundo faz! E a sua consciência vai aceitando, é como um elástico, e vai longe. Tudo vai ficando normal.

 

·     Essa consciência é que deveria cuidar da moralidade, ou melhor manter a moralidade. É muito estranha a expressão “nova moralidade”. A consciência carnal atua na base da conveniência, é conveniente, é comparadora, é elástica. Nova moralidade é fazer o imoral ser aceito pela sociedade, é mudar a moralidade.

 

·     A consciência espiritual é literalmente conhecer com Deus, é conhecer e reconhecer a Palavra de Deus, conhecer de uma maneira prática. É uma consciência de convicção; faz o bem pelo bem e rejeita o mal pelo mal, é completamente diferente.

 

·     Foi colocada em nós para andarmos de acordo com Deus, por isso foi colocada no espírito. Não é influenciada por acumulo de conhecimento ou pelo ambiente, ou pela criação. Mas ela tem um julgamento totalmente espontâneo, direto e imediato; bem é o bem e mal é o mal, e quando se faz o mal ela acusa.

 

·     Este é o homem ideal, quando o espírito esta em plena função, obedecendo a cadeia de comando de Deus, espírito - alma - corpo. O padrão de Deus está dentro no interior do homem, chegou pela intuição, anda na prática e pode entender o objetivo de tudo que Deus quer.

 

·     Þ I Pedro 1:16; Sede santos porque Eu sou santo. É no espírito que você entende, e esse é o padrão. É alto, difícil de entender, mas Deus não iria colocar na Bíblia sem que houvesse opção para cumprirmos. É um processo que a igreja de Jesus Cristo tem que caminhar. Quem nasceu de novo, é igreja de Jesus Cristo, cujo Pai é Santo e os filhos tem que ser santos. É por isso que digo que tenho que ser correto para meu filho ver em mim o padrão, o filho vai no padrão do pai. Isso é modelo lá do céu, está distorcido hoje em dia pelo pecado mas está impregnado no homem.

 

 


 IMAGEM: https://www.google.com/search?client=firefox-b-d&sca_esv=ee45cbd6745563ff&sxsrf=ACQVn08aGi0UnzTLYcpWadIMpZLVbPY5aA:1713314266465&q=Como+B%C3%ADblia+trata:+Esp%C3%ADrito,+Alma+e+Corpo&uds=AMwkrPsxCUFOMpVpKWBzRMZYvTxIryr1ecw4N6NbG9FifmLG0ogI4F1F0OoEoCevOzquZC5RuVe0z36Ef44wmGHABG_JVh1yb5UnD1nLOhKzBFGV_AUTuf-bvcs6Dmk6O5J9RSvmRRniVRJOHwO6mMaNhwtZVg3G9DvavoUN5Ax4IRS1BtBmkvKJ2ly35uwAmbng26gVEnfrQy8zuz-DipLMMRo1w_YfSNQwkXi-W4VmONiHT6YXvJ7iE30aA3J4W5l-WcVvAt7rwdA-9wdcdB7epD5Svz1fExT-nlVv6gz6ErnEO5GODpYugHaB8HOvdUetVH9j1A6mhxh61qeTtU_PIuEW-6WNd5grx39t0scD9ny3nz4QMw&udm=2&prmd=ivsnbmtz&sa=X&ved=2ahUKEwjjzPaBgciFAxU4t5UCHQkRCmoQtKgLegQIDRAB&biw=1984&bih=969&dpr=0.97#vhid=TL9iBXto94WjVM&vssid=mosaic

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário