Após a sua ressurreição Jesus
deu a seus discípulos duas ordens
muito importantes:
1- Ide por todo mundo e pregai o
evangelho a toda criatura.(Mc 16:15)
2- E Eis que sobre vós envio a promessa
de meu pai : ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais
revestidos de poder. (Lc 24:49)
Queremos também, alertar para a diferença que existe
entre a presença do ESPÍRITO SANTO e a
manifestação dos dons do Espírito.
A presença do ESPÏRITO SANTO em nós e em
nossas reuniões é certa pois é a promessa do Senhor, Jesus disse que o
Consolador estará para sempre conosco (JO 14:6)
Já a manifestação dos dons ocorre apenas entre
os que creem e dão liberdade par o Espírito operar. Outro aspecto importante
que precisamos considerar é que os dons
são do Espírito, portanto ninguém pode dizer que tem esse ou aquele dom, porém,
todo salvo pode ser usado para que o Espírito manifeste qualquer dom.
Ao mesmo tempo em que ninguém é dono do
dom, todos poderão ser usados pelo Espírito Santo através de qualquer um dos
mesmos.
Passaremos agora ao estudo mais detalhado
de cada um dos dons espirituais conforme registrados em I Cor. 12:7-10.
A- Definição
São capacidades espirituais e especiais
concedidas pelo Espírito Santo com o propósito de edificar a igreja
de Deus por meio da instrução de seus membros e para ganhar novos convertidos( I Co. 12:7).
A palavra DOM não se encontra no original
em I Co 12:1 e nem em I Co 14:1.
Estes versículos falam apenas de
“espirituais”. Estas passagens se
referem mais diretamente ao crente na igreja de Corinto.
Os tradutores, contudo, tinham razão em
acrescentar a palavra “dons”, porque o
contexto mostra claramente que tal é a
idéia no original. E, ainda mais a palavra “dons”( CHARISMATA no original
grego) realmente se emprega em I Co. 12:4,9,31. Finalmente para confirmar a exatidão do termo “DONS ESPIRITUAIS” é
necessário notar que a palavra é comum
no sentido de “fazer presente” (didomi)
e se emprega em I Co. 12:7,8. Não pode haver qualquer dúvida se
considerarmos passagens como Rom. 12:6, Ef. 4:11
No grego
a palavra “dom” tem a mesma raiz
que a palavra “graça”(charis). Todos estamos acostumados a velha e boa definição de “graça”, “favor
não merecido”.Ë a mesma palavra usada na frase “dom da vida eterna “, Rom.
6:23”. Esta inteiramente excluída a
menor idéia de merecimento pessoal da parte
de quem recebe".
A
palavra grega “ENERGEMATA” traduzida por “OPERA“ (I Co 12:11) da a idéia de “dar poder”ou “dar energia”. Ë o
poder sobrenatural do Espírito Santo que
torna manifesto o dom.
Se o crente “extinguir”o Espírito que é a
sua “energia”então se impede a
manifestação do dom.
Note
bem: “Mas um só e o mesmo Espírito
realiza (opera) todas essas coisas, distribuindo-as como lhe apraz, a cada um individualmente.”
Notas: 1- É o Espírito Santo quem opera todas essas
coisas.
2- É o Espírito Santo quem
distribui os dons.
3-Ele o faz conforme a sua vontade.
3- A cada um individualmente
B- Quais são:
Em I
Coríntios 12: 8 –10, o apóstolo Paulo enumera nove dons, que podemos
classificar da seguinte maneira:
1-Dons de Revelação
Nesses
dons o Espírito concede poder para conhecer o sobrenatural. São eles:
a-
Palavra da Sabedoria
b-
Palavra do Conhecimento
c-
Discernimento de Espíritos
Nota:
Usamos a expressão “Dons de Revelação“
somente para efeito de classificação dos dons acima. Não existe “Dom de
Revelação”.
2- Dons de Poder
Nesses
dons, o espírito concede poder para agir sobrenaturalmente. São eles:
a- Fé
b-
Dons de Curar
c-Operação
de Milagres
3-Dons
de Inspiração (ou vocais)
Nesses
dons , o espírito concede poder para falar sobrenaturalmente. São eles:
a-
Profecia
b- Variedade
de Línguas
c-Interpretação
de línguas
Consideramos dois aspectos em relação aos dons espirituais:
A-
O lado divino
1- Ao
conferir os dons espirituais,Deus é absolutamente soberano, (I cor.12:11,18,28)
“Deus repartiu a cada um”.
Não deve haver portanto, lugar algum para
a inveja. Os dons são concedidos segundo uma graça conforme a medida da fé que
Deus repartiu a cada um. Rom 12: 3,6. A
glória pertence só a Ele. Não há coisa que nos impeça mais de presentear um
querido, do sabermos que ele estima e
coloca o presente acima de quem
ofereceu. Ë fácil alguém
Meditar
sobre a operação de um dos dons que tem ou que pensa que tem, a ponto de
esquecer o doador.
2-
Deve haver muita reverência na manifestação dos dons do espírito porque ele vem
de Deus ( I Co 14:29-30)
3-O
Senhor pode operar através dos diversos dons em qualquer membro , em qualquer
ocasião ou lugar. Sua ação é limitada .
4- Os
dons espirituais estão na igreja, em vez de estar apenas no indivíduo. Não há
dos dons.
B-
O lado humano
1-Submissão
absoluta à vontade de Deus ( I Co 12: 11)
Deve-se
permanecer inteiramente disposto a receber qualquer dom que o Senhor queira
conceder.
Ë
somente Deus quem sabe qual o dom que cabe melhor as condições espirituais de cada um.
2-
Santificação - A perfeição e o uso
correto do dom depende grandemente do grau de consagração e santificação.
4- Fé – Achamos que há muitas
pessoas impedidas de exercitar os dons
espirituais por falta de fé. Rom. 12: 3-6,declara que o uso de um dom vem
segundo a medida da fé.
Algumas regras para governar o uso dos dons.
1- “Faça –se tudo decentemente e com e com ordem” I Co 14: 40
2- Os dons devem ser usados em AMOR. I
Co 12:31, I Co 13.
3- OS espíritos dos profetas estão
sujeitos aos profetas. I co 14:32
4- Deus não é Deus de confusão I Co 14:33. Não contradiz a Bíblia nem o
púlpito.
5- “Assim também vós como desejais dons
espirituais, procurai abundar , neles para edificação da igreja”. (I Co 14:12).
Ë
essencial lembrar:
1- A pessoa que recebe um dom é membro
do corpo de Cristo.
2- A edificação do corpo é o Verdadeiro
Alvo (I Co 14:12) Deus não acusa ninguém, nem humilha, nem revela pecados.
3- Ë o corpo (igreja) que julga os dons.
(I Co 14: 29)
4- Os dons espirituais estão na igreja,
em vez de estarem em um só indivíduo.
5- O Senhor pode operar através dos
diversos dons em qualquer ocasião ou lugar.
Abusos
gerais em relação aos dons espirituais
1- Algumas pessoas sinceras dizem que os
dons do Espírito Santo levam a
pessoas a tal grau de perfeição a ponto
de não pecar mais.
Correção:
Santidade é essencial para exercer qualquer dom espiritual para edificação
2- Ë um erro, se ensinarmos que o
Espírito Santo opera os dons mecanicamente como uma máquina. Esse engano
resulta de ideais que por fim se manifestam no fanatismo. Deus nunca exige que seus
filhos se tornem “médiuns”
Correção:
Devemos ser “vasos“ para uso do mestre, mas sempre com a própria personalidade
inteiramente cônscia e plenamente ativa em vontade, pensamento e sentimento. A
palavra de Deus é contra a falsa idéias
de que o crente, na operação de um dom, se torna um autômato incapaz de ação
própria. Isso nunca acontece se é Deus quem inspira. Ele nunca impede a
liberdade da vontade humana.
3- Com a inspiração nunca se perde o
controle de si mesmo (I Cor. 14: 32,33)
4- O
Espírito Santo não opera contra si mesmo em desordem . (I Co 14:40)
5- Se
a direção do culto está realmente nas mãos de um homem chamado e preparado pelo Senhor (o ideal de todos os
cultos) então ele fará conhecida a mente
e a vontade de deus pelos mistérios que deus mesmo estabeleceu e nunca haverá anarquia ou rebelião. Deus
respeitará um ministério que ele mesmo pôs na igreja.I co 12;28-30, Ef. 4:
11-16
O
Pastor sabe quando Deus vai operar, o dom se destaca no meio da multidão,
sente-se a unção.
6- A assembléia
em tessalônica errava extinguindo o espírito
e desprezando as profecias inspiradas (I Tess. 5: 19-20).
Toda
a manifestação de dons traz situações de riscos, mas isto não deve ser
um obstáculo. O julgamento livrará e
protegerá a igreja do erro.
7- As
exibições de grosseria e fanatismo nunca
servem para o progresso de verdade. O crente tem a responsabilidade no
exercício dons espirituais para a edificação da igreja.
VI- Palavra da sabedoria
Sabedoria:
Habilidade sobrenatural para expressar o CONHECIMENTO. Ë o conhecimento
corretamente aplicado.
NA
vida normal da igreja há necessidade constante de sábia direção. Os pais
precisam receber d deus Palavra da Sabedoria para darem conselhos acertados a
seus filhos. Em todas as áreas de nossa vida precisamos de um direcionamento
sábio para tomar decisões.
A palavra de sabedoria é a habilidade ou
capacidade sobrenatural, isto é concedida pelo Espírito Santo, para expressar
conhecimento que também foi concedido pelo Espírito.
A
palavra de sabedoria é a primeira manifestação do Espírito relacionada por Pulo
da lista de nove. Esta é uma manifestação muito importante do espírito em nossa
vida, por isso devemos busca-la com toda nossa força. “Para começar a ser
sábio basta ter uma forte determinação, uma vontade firme de
conseguir a sabedoria a qualquer preço”. (Prov. 4: 7)
O dom de “uma palavra de sabedoria “não é a sabedoria”não
é a sabedoria humana santificada mas a
sabedoria sobrenatural “dada pelo Espírito”. (Tiago 3: 13-17)
A manifestação do dom
de palavras de sabedoria está sujeita à soberania divina de Deus e depende do
crente cheio do espírito e em constante
comunhão com o Senhor.
Não podemos confundir
a sabedoria natural que há em todo ser humano com a sabedoria
sobrenatural que é dada por deus.
Paulo escreve que “em parte conhecemos e em parte
profetizamos”, isso precisamos distinguir quando alguém fala com sabedoria
humana , terrena e natural e quando esta sendo usada por deus, falando
sobre mistérios, se uma forma que deixa bem evidente que aquele conhecimento só
pode vir através do senhor.
Em muitas ocasiões encontramos pessoas, cristãs ou não, que
dão conselhos sábios, mas isso por causa da sabedoria natural e da própria experi6encia que a pessoa tem.
Já a palavra de
sabedoria, é algo revelado diretamente
por Deus aos homens, os quais recebem essa capacitação especial em
momentos críticos na nossa vida pessoal,familiar ou na obra do senhor.Em outras palavras diríamos
que a palavra de sabedoria é sabedoria recebida por revelação de Deus, através
de seu Espírito.
Vamos conferir com a leitura I Co. 2, especialmente o
versículo 10.
Obs: Não há “dom de sabedoria“ e sim palavra de
sabedoria.
VII – Palavra de conhecimento
Conhecimento, do grego, “GNOSIS” (versão atualizada), ciência
do latim “SCIENTIA”( versão corrigida)
Conhecimento - Ciência
A palavra do
conhecimento é a revelação sobrenatural de algum fato que existe na mente de
deus , mas que o homem, devido as suas limitações não pode conhecer, a não ser
pela interversão do Espírito Santo a fonte da palavra do conhecimento
encontra-se na onisciência de Deus. Ë
errado dizer “Dom do conhecimento”.
O correto é a “Palavra do conhecimento”. Toda a ciência afinal de contas é do Senhor em
quem estão escondidos todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Portanto é razoável crer que o
Espírito santo pode transmitir qualquer parte de “todos os tesouros da
sabedoria”, em qualquer tempo que Ele quiser.
Assim como a pessoa
que via ao médico não recebe um curso completo de medicina durante sua
consulta, recebemos apenas diretrizes essenciais para um determinado momento,
assim também recebemos um fragmento do conhecimento sobrenatural de Deus na
forma de uma Palavra de conhecimento, à medida que precisamos desse
conhecimento para nos ajudar na tarefa de desempenhar o papel de servos
de Cristo neste mundo. Através desse dom, o espírito Santo nos dá a
conhecer.
VIII -Discernimentos de Espíritos
A palavra “discernir”do grego, “DISKNISIS”, quer dizer julgar
através. A idéia essencial da palavra é perceber através de tudo que haja no
exterior e julgar conforme esse
conhecimento íntimo. E um dom do Espírito, que manifesta sua presença e opera mediante o seu poder. Ë incontestável
que a operação deste dom seja por meio do crente (espirituais) cheios do
Espírito Santo, como no caso de Paulo e
o mágico (At. 13:9-10), e não nos crentes carnais.
O termo “discernir espíritos” em si mesmo revela claramente o
caráter e esfera de dom; porque é o dom
de discernir os espíritos e não discernir
os homens nas suas obras naturais, não deve ser confundido com o espírito de
criticar (Não há dom da crítica na Bíblia).
Ë “perceber através” do que aparece externamente e julgar
conforme esse conhecimento do íntimo. Ë um apalavra penetrante e potente.
Podemos afirmar com ênfase que esse dom espiritual opera
somente em homens espirituais e nos crentes carnais (I Co 2:14-15), Notamos que
são “outros“profetas que julgam as profecias( I Co 14:29).
Esse dom é de extrema necessidade para a igreja, principalmente
para os seus líderes, na nossa luta espiritual uma das armas mais importantes
que o Espírito nos concede é o dom de discernimento de espíritos. Esta arma
serve tanto para a defesa como para ataque.
Em I Co 11: 29 Paulo
usa o verbo “discernir“( DISKNISIS) para instruir a igreja
a respeito da participação na ceia. O discernimento correto leva a uma
participação integral recebendo os benefícios do pão e do vinho (Cura e saúde para o corpo e espírito).
Precisamos estudar cuidadosamente as escrituras sobre os dons
espirituais para aprendermos e depois ensinarmos o uso dos mesmos . Isto ajudará a evitar as
manifestações erradas, imaturas e também estimulará o uso de todos os dons conforme a direção do espírito Santo. E finalmente,
deixamos aqui um alerta.
O dom de discernir não é para julgar as pessoas, mas os
espíritos que estão atrás de qualquer manifestação.
A – Operação deste dom
No ministério de Jesus
Jesus e Pedro – Mt 16:
21-23
Jesus e Natanael- JO 1: 47-50
Jesus e a samaritana – JO 4: 16-18
Jesus e os escribas e fariseus- Mt 23: 1-36
No ministério dos apóstolos
Pedro, Ananias e Safira- At. 5: 1-11
Paulo e a jovem possessa- At 16: 16-18
Paulo e Elias – At 13: 6-11, I Co 5: 3, Heb. 4: 12
Às vezes a obra
de deus é gravemente prejudicada quando pessoas não espirituais e com certos
preconceitos julgam e condenam a
verdadeira obra de deus, tão somente porque a obra não concorda com suas normas
pessoais.
Os que pretendem julgar o que é espiritual devem estar
prontos para apresentar as suas credenciais de experiência espiritual e pessoal, infelizmente muitas pessoas sem experiência no batismo no
Espírito Santo e nos dons espirituais
condenam precipitadamente as manifestações
e experiências que acompanham os dois.
A primeira coisa que se descobre por esse dom, quando ele
opera pelo Espírito Santo, é a
verdadeira natureza da fonte que esta
gerando a manifestação sobrenatural: se
é divina ou se é satânica, se é para ser aceita ou se é para ser rejeitada , se
é coisa em que se pode confiar ou não. Verificamos estão se a fonte é divina ,
humana ou satânica.
A manifestação deste dom serve para identificar os dirigentes
das assembléias.
O dom não deve operar de modo severo e grosseiro mas em
amor e compaixão para arrebatar as
pobres vítimas do poder de Satanás.
Há normas nas Escrituras para provar os espíritos (Mt
7:15-23, I Co 12: 3, I João 4:1-6)
A Importância deste dom
Estamos
vivendo dias em que aparecem a todo o
momento doutrinas e filosofias novas.
Aparentemente
algumas são boas , mas se analisarmos a luz das Escrituras veremos que não são
boas, veremos que são ensinamentos humanos e diabólicos.
Diante
deste cenário, é de vital importância
que os cristãos tenham o discernimento de Espíritos para poderem continuar
firmes e inabaláveis na presença do
senhor( Heb. 13: 9, 10:23). Portanto é necessário que todo cristão busque este
dom.O discernimento de Espíritos concede
a capacidade sobrenatural de perceber manifestações demoníacas (Mc 1:
23-28)
E leva
consigo o poder para expulsar o espírito maligno. Por sermos um povo
pentecostal que crê nas manifestações do
Espírito, muitas vezes ficamos expostos
às situações perigosa,. Em parte isto se deve à falta de maturidade de muitos membros de nossas
igrejas que preferem ser “guiados” por sonhos, visões, e profetas de que pela eterna Palavra de
Deus. O diabo aproveita esta brecha e cria grandes confusões nas igrejas e nas
cabeças de muitos crentes. O inimigo usa de seus poderes para fazer parecer
“espirituais” certas visões ou profecias
e geram um clima ruim no seio da igreja (II Co 11:14).
Nestas
horas, mais do que nunca é preciso pedir ao pai que nos dê essa capacitação
especial para distinguirmos aquilo que procede do Espírito Santo o que tem proced6encia maligna.
IX-O Dom da Fé
Fé é o
dom básico para a operação de todos os
dons espirituais
A- Definição
O dom de fé é o
equipamento espiritual e sobrenatural do
crente para lhe conceder o poder de confiar
em Deus nas ocasiões em que só um
milagre glorioso poderia alterar a situação.
Confiar
quando tudo esta aparentemente perdido, confiar quando não há a mínima esperança de solução. Ë uma
qualidade especial de fé , que é chamada por alguns teólogos , a “fé dos
milagres” expressão esta muito apropriada. O dom espiritual da fé é uma qualidade especial de fé parece descer
sobre certos servos de Deus em tempos de crise ou oportunidades extraordinárias
com tão grande poder que os transporta além do domínio da fé natural e comum; concedendo-lhes uma certeza
divina e fazendo-os triunfar sobre todas
as coisas
Exemplo notável desse revestimento especial de poder
encontra-se em Elias no monte Carmelo.
Em face das maiores desvantagens estava calmo e certo da
vitória a ponto de zombar de seus
adversários
É provável que Cristo tivesse
em mente a mesma qualidade de fé
quando disse: tende fé em Deus. (Mar.11:22 e também em 17: 20).
O dom da fé é diferente
de fé como fruto do espírito do
qual (Gal 5:22). A fé como “fruto” é relacionado com caráter. A fé como “dom” é
relacionado com poder de Deus.
O dom da fé é o poderoso equipamento de poder em ocasiões
extremas. Com esta fé o crente pode calmamente enfrentar qualquer dificuldade
ou problema confiando no poder de Deus.
B- Aspecto da fé
Fé
natural : Ex. O semeador semeia com a certeza de que vai colher.
Fé
para a salvação : Ef 2:8, Atos 16: 31- esta fé produz mudança na pessoa.
Fé
fruto do espírito Santo- Gal. 5:22- Do grego “PISTIS” também traduzido como
fidelidade ( ver. Atualizada). Estas têm
dúvidas acerca de certas passagens bíblicas. Através desta fé as pessoas vão
crendo cada dia mais em tudo que as
Escrituras dizem.
Fé
demoníaca: Tg 1:19 – Não há ateus no inferno. A Bíblia declara que os demônios
crêem . Porém a fé morta e sem efeito pois não produz nenhuma mudança
nos demônios.
Fé dom
do espírito Santo: I Cor. 12:9 – A fé
como dom é relacionada com poder de Deus.
Ë a fé que libera o poder de Deus. Ë
o tipo de fé que permite Deus trabalhar para nós e não simplesmente através de nós. Note como
esse dom entrou em ação na vida de Pedro:
1- Jesus disse que Pedro ia morrer velho
2- ‘Herodes prendeu Pedro como propósito
de mata-lo como fizera com Tiago (At 12: 1-4)
3- Pedro lembrou do que Jesus disse, e
tranqüilo, foi dormir. Isso é fé. (At. 12: 6)
C-
Como
este dom opera
Foi
esta fé que operou no coração de Pedro, quando ele e João subiram ao templo à hora de oração (Atos 3: 4-9) aqui
ocorreu uma cura milagrosa:
-
O
homem era coxo de nascença.
-
Pela
idade de mais de quarenta anos (Atos 4:22) era humanamente impossível que esse
homem fosse curado.
-
A
fé de Pedro em ação: “em nome de Cristo, o Nazareno, anda” Fé para que o
impossível acontecesse.
D-
Cuidados
a tomar
Não
devemos confundir “fé” com “imprudência”.
Este
dom é um a manifestação do Espírito.
Portanto a pessoa deve estar cheia do espírito para poder
exerce-lo. O cuidado a se tomar é que se deve distinguir muito bem
o seguinte”:
Manifestações do Espírito x Emoções humanas
Citemos
um exemplo:
Um
grupo de jovens estava se dirigindo uma vigília. Eles teriam de atravessar um
rio para chegar ao local. Havia acontecido uma grande enchente e a ponte sobre o rio estava coberta pelas
águas. Alguém do grupo tomou a
frente e falou: “assim como Pedro andou
sobre as águas, nós também, o faremos,
em nome de Jesus, resultado: todos morreram afogados . Por que? Conforme Mt 14:
29, Jesus disse; “Vem ! e Pedro,
descendo do barco andou por sobre as
águas e foi ter com Jesus” Como observamos,
Jesus falou a Pedro, portanto foi um a experiência de Pedro. Jesus não disse
que todas as pessoas poderiam andar sobre as águas. No caso daqueles jovens,
não haviam recebido a ordem do Espírito Santo.
X- Dom de Curar
A- Os dons de curar são a milagrosa manifestação do Espírito para a cura de todas as doenças humanas, que sejam
físicas ou mentais , orgânica ou neurótica, sem a intervenção e ajuda
médica ou ciência.
“Nada
é impossível a Deus. Os dons de curar são para liberar os
doentes e destruir as obras do diabo no corpo humano”.
Por que dons
e não dom? dons, conforme Myer Pearlman talvez refira-se a uma variedade de curas,. Ë o único dom que usa a palavra no plural (dons).
Isto é apenas
uma teoria, não podemos afirmar
que sejam doze os dons, mas com certeza há provisão total para cura
divina de todo o tipo de enfermidade, Jesus levou sobre si as
nossas enfermidades (Isaias 53: 4). Pedro disse ao paralítico:
Enéias,
Jesus Cristo te dá saúde;.... e logo se levantou (Atos 9: 34)
B- Operação dos dons de curar
Os
dons de curar podem operar através :
a) Uma palavra de Deus – Sl 107: 20 e Mt
8:8
b) Um poderoso fluxo de poder de divina
unção do espírito Santo- At. 5;15; Mc 5; 25-30
c)
Imposição
das mãos – Mc 16:18
d) Um toque acompanhado de repreensão da
enfermidade- Lc 4:38-39
e) Tecidos e vestimenta que tenham estado em contato com
os que possuem os dons como Paulo em Ëfesio – At 19:22
f)
Unção
com óleo – Tiago 5:15. A operação do Espírito aqui é em resposta à
obediência e à oração feita com fé.
g) A sombra de Pedro- At. 5;15-16
h) União da oração- Mt 18:19-20
C- Importância dos dons de curar
São
importantes na evangelização- At 8: 6-7
Jesus,
pela operação dos dons de curar, atraia multidões para ouvir o evangelho. O
trabalho diário de Jesus Cristo, enquanto vivia entre os homens da terra,
incluía salvar os doentes, desfazendo assim as obras de satanás no corpo
humano- I João 3: 8b
XI- Operação de Milagres
1- Definição
A palavra traduzida por “milagre” no grego é
”DUNAMIS”, que dizer “PODER”, e dá ênfase ao poder de Deus operando pelo
espírito Santo na sua igreja por meio dela.
O milagre é a intervenção sobrenatural, é um ato sobrenatural
, operado contrariamente à natureza na função normal da natureza, na função
normal da natureza, independente das leis
e sistemas é a suspensão temporária da ordem habitual das coisas. Ë um
ato soberano do Espírito de Deus . Deus age conforme Ele quer, de acordo com as
leis naturais ou independentes delas.
No novo testamento os acontecimentos
sobrenaturais são chamados de “sinais”, prodígios e maravilhas- ( At 2:22; 2:43; 8:13)
O termo prodígio ou milagre nunca é
mencionado isoladamente mas está sempre acompanhado de “sinais”, que
representam alguma coisa (sobre Deus na sua obra). Deus não manifesta seu
grande poder só para causar maravilhas , mas quer ensinar alguma coisa com os
seus milagres.
Vejamos o texto de Hebreus 2:4 que diz: “Testificando
também Deus com eles por sinais, e milagres
e várias maravilhas e dons do
Espírito Santo, distribuindo por sua vontade”.
2-O dom operando na vida de Cristo
a) A
multiplicação dos pães e peixes- João 6: 1-13
b) O
paraplégico de Betesda – João 5; 1: 1-15
c)
Jesus acalma uma tempestade – Mateus 8;18-23-27
d) A
cura do cego de nascença – João 9: 1-41
e)
Jesus andando sobre o mar – João 6:6-20
f)
Transformação da água em vinho- João 2: 1-11
g) A ressurreição de lázaro – João11: 11- 44
h) A
ressurreição de Cristo- Mateus 28; 1-10
3-Os dons operando através dos discípulos de Cristo
a)
Muitos sinais e prodígios – Atos 5;12-15
b) A
libertação de Pedro da prisão Atos 12: 3-11
c) A
cura de um coxo através de Paulo- Atos 14: 9-10
Nota: a cura de uma enfermidade ou expulsão de
dem6onios pode ser atribuída à operação de milagre quando ocorre um grande
sinal como no caso de Paulo em Ëfeso quando houve um grande número de
conversões . Veja o que o texto bíblico
diz: “E Deus pelas mãos de Paulo fazia
maravilhas extraordinárias” (Atos 19: 11-12) – Literalmente milagres incomuns .
A mesma coisa encontramos no caso de Pedro, cuja sombra (pelo poder de Deus)
curava os enfermos e libertava os
atormentados de espíritos imundos. (Atos 5: 15-16)
O que há de especial em todos os dons do
espírito santo é o fator MILAAGRE. Ex: uma cura efetuada na hora . Atos 3: 4-7.
Ë um milagre.
Obs: O
nome certo é operação de milagres ( ou maravilhas) . E não dom de milagres.
A diferença entre cura e milagre
1- A cura é progressiva e gradual.
2- O milagre é uma obra feita no
momento.
XII- Dom de Profecia
A- Definição
Antes de definir o que
é profecia, precisaremos primeiro falar sobre o profeta, no dicionário
encontramos que “profeta é aquele que prediz acontecimentos futuros”
(inclusive algumas seitas já fizeram isso sem sucesso) . Então precisamos
procurar na Bíblia, a palavra de Deus , e
não nos dicionários, a palavra do homem, o significado, ou melhor o
padrão do profeta. (Deut.18: 18-22). Notamos então que o profeta é aquele que
fala da parte de Deus, ou em nome de Deus.
No Novo Testamento existem dois tipos de profetas: aqueles
que desempenham o ministério do profeta (Efésios 4: 11) e os que são usados pelos dons do Espírito
Santo com o dom de profecia.
Como já vimos anteriormente existem dois tipos de profetas
que desempenham o ministério do profeta , pois
a Bíblia diz que o Senhor
concedeu uns para apóstolos, outros para profetas...; no entanto com respeito
ao dom de profecia (I Co 14: 31) diz que todos podereis profetizar.
Paulo apresenta uma relação de dons em I Co 12. Ele insiste
para se procurar todos os dons , principalmente o de profecia. (I Co 14: 1-39)
A profecia, na sua forma mais simples é uma expressão
divinamente inspirada e ungida e
inteiramente sobrenatural em uma língua conhecida.
Ë a manifestação do espírito de Deus e não da mente do homem, segundo as Escrituras ,os deveres e as responsabilidades de quem exerce
o dom de profecia se limita a
edificação, a exortação e à consolação
(I Co 14: 3) Então, vejamos :
1-
Edificação
Ë
construir algo firme e útil e sendo a profecia uma manifestação do Espírito, esta
sempre de acordo com a Palavra de Deus. A Palavra de Deus tem poder para
edificar (Atos 20: 32)
2-
Exortação
Ë
“chamar alguém para o lado“, com a finalidade de confortar, inspirar, defender
e guiar. Não significa admoestar com ameaças e humilhação . O Objetivo de todas
as operações de Deus são de levantar o homem e não de afunda-lo mais . Exortar
significa atrair para Deus as pessoas que estão sem motivação .
Nota: A
partir do momento em que acaba a manifestação do espírito, começa a
manifestação da carne. Toda profecia deve ser julgada à luz da palavra de Deus
(I Co 14: 29) . É a profecia que deve
ser julgada e não a pessoa que profetiza.
Cuidados a tomar
1- Saber que esta manifestação do
Espírito Santo não é um dom exclusivo de uma pessoa, ou de um grupo de pessoas
na igreja “porque todos podereis
profetizar” (I Co 14: 31 a )
Todos- isto é , o espírito Santo poderá usar qualquer membro
do corpo de Cristo para se manifestar através dele.
2- A manifestação do Espírito é como nos
outros dons, conforme a sua vontade (I Co 12:11), portanto hoje Ele pode
manifestar na vida de um membro do corpo
e amanhã não usar este mesmo membro
e sim outro, “como lhe apraz”.
3- Distinguir a manifestação do espírito Santo de um forte
entusiasmo da carne. Ex: Muitas vezes
estamos muito contentes e com muita vontade de dar uma palavra de ajuda , de
encorajamento , de aconselhamento a uma
pessoa necessitada. Devemos então faze-lo . Temos que entender, porém que somos
nós que estamos fazendo, com nossas palavras ( mesmo que dirigidos pelo
Espírito Santo) e não se trata da
manifestação do Espírito através do dom de profecia.
4- O conhecimento – Ë gradativo, vai aumentando com o
tempo depende da nossa vontade. A manifestação do Espírito – ë repentina
, acontece conforme a vontade do
Espírito, independente da nossa vontade.
Não se deve confundir
a mensagem de profecia com a
pregação da palavra de Deus ungida pelo Espírito Santo.
Ë essencial lembrar:
1- Quando as línguas não São
acompanhadas por interpretação a profecia é o melhor dom para ser usado nos
cultos . Quando as línguas e a
interpretação operam juntas , elas são iguais em valor à profecia.
2- Profecia é a voz do Espírito Santo
falando através dos órgãos vocais do homem.I Co 12:7-11
3- O dom de profecia não deve tomar o
lugar da palavra de Deus . A profecia “cessara”I Co 13:8 mas a palavra de Deus permanece para sempre I
Pedro 1:25. A Palavra de Deus é o nosso único guia infalível a profecia não é
infalível. Uma profecia que não esteja de acordo com a palavra de Deus deve ser
rejeitada sem temor. A palavra de Deus , não a palavra do profeta , é a nossa
firme e inabalável rocha.
4- Deus não é de confusão. Ele sempre age e fala em HARMONIA com a sua palavra escrita
I Co 14:33-40.
5- Não mais do que tr6es profecias devem
ser dadas em qualquer reunião. I Co 14:29
6- A profecia não deve ser desprezada I
Tess 5:20.
7- O dom de profecia deve ser buscado
com zelo I Co 14:1.
8- As palavras devem ser julgadas. I Jo
4: 1 e I Co 14:29
9- A profecia pode levar a igreja
a um entusiasmo até as alturas da glória de Deus.
As responsabilidades do profeta
I-
Quando um profeta fala com ar de autoridade divina: “Assim diz o Senhor ou “Eu, o Senhor estou em vosso meio, preciso
estar bem certo de que é mesmo O
Senhor quem está dizendo isto.Não se deve
esquecer de que isto envolve grande responsabilidade.
2-
Deus coloca a responsabilidade sobre o
profeta. O possuidor do dom é responsável pelo seu uso, supressão ou controle.
Os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas , (I Co.14:32) Deus não é
responsável pelo uso indevido do dom e sim o profeta. O profeta nunca perde
o controle de si mesmo.
3-
Comunhão diária entre o crente e seu
Deus é essencial para o exercício d dom de profecia: ele deve permanecer cheio
do Espírito. Em oração, meditação na palavra de Deus, louvor e adoração o
profeta estará em contato com Deus.
4- Ë importante que o profeta lembre de que “seu
caráter mais alto do que as suas palavras’”. O fruto do Espírito Santo deve ser
manifestado na sua vida diariamente. Jesus colocou na igreja uns para
profetas e outros para doutores
“querendo o aperfeiçoamento do corpo de Cristo” Efésios 4: 11-12. Os doutores
são dados para instruir, guiar e
corrigir o povo de Deus evitando às vezes o perigo do fanatismo que pode vir de
profetas descuidados no uso do seu dom.
Resumo :
A
profecia é destinada a falar aos homens de modo sobrenatural (isto é pela
manifestação do Espírito Santo).
a)Mas
o que profetiza fala aos homens (I Co. 14: 3).
b)
Para a edificação da igreja (Co.14: 4).
c)
Para exortação da igreja (Co 14:3).
d)
Para consolo da igreja ( I Co 14: 31).
e)
Para que os crentes aprendam ( I Co 14: 31)
f)
Para converter o descrente (I Co 14: 24-25).
Evitemos
os seguintes enganos:
1- Não se deve confundir o dom de
profecia com a função de ministério de um profeta.
2- Não se deve confundir a manifestação
da profecia na igreja com predição.
XII -Dom de Variedades de Línguas
A- Definição
Ë uma expressão inteiramente espontânea
sem êxtase, Atos 10:44. Nada tem isso a ver com a habilidade lingüística
ou a mente humana. Ë uma manifestação da
mente de deus, usando os órgãos vocais do homem.
Línguas
e interpretação são os dois únicos dons do Espírito Santo que não se
encontram em qualquer forma no Velho Testamento. Esses dons não aparecem no
ministério de Cristo. Foram reservados por deus para marcar a dispensação da
Igreja.
B- Como opera o dom de variedade de línguas
1- Normalmente, a língua falda por aquele em que o Espírito está se
manifestando não é conhecida, nem por ele
e nem por seus ouvintes. Há, porém, casos em que a pessoa que fala não conhece a língua, mas alguém que está ouvindo –a entende
(Atos 2: 5-12)
2- Quando a pessoa fala em línguas e não interpretação, ela está falando a si
mesma (I Co 4: 4 a) e não aos
seus ouvintes (I Co 14: 2)
3- Quando o homem está falando em
línguas , sua mente , seu intelecto e
seu poder de compreensão permanecem inativos.
Nota: Isto não é o mesmo que ficar fora
de si, isto é , perder os sentidos.
Gordon
Chown escreve que este dom serve para conversações entre o Espírito do
homem e Deus, uma comunhão acima da
linguagem humana, que não se entende por meio da mente humana, nem de quem
fala, nem de quem ouve. Assim sendo, parece obvio que no culto público,
mencionado no capítulo catorze da primeira Epístola aos Corintios, é mais útil
do que o dom de profecia “Mas o que profetiza fala aos homens, edificando,
exortando e consolando”
(I Co.
14:3).
Dentro da finalidade de exortação , Paulo
aconselha: “quem profetiza é superior ao
que fala em outras línguas, salvo se as interpretar para que a igreja receba
edificação” (I Co 14: 5).
Havendo intérprete , uma mensagem ou
exortação em línguas será uma inspiração para a congregação, mas não havendo, o
dom é mais proveitoso para a comunhão entre a pessoa e Deus.
Cuidados a tomar
1- Em reuniões públicas, uma mensagem
dada em línguas deve ser interpretada, para que haja edificação da igreja.
2- Há necessidade de muita disciplina
para o uso deste dom em cultos públicos, para que não ocorra confusão.
3- Não confundir o dom de variedade de
línguas com o Batismo com o Espírito Santo.
Notas:
1- Falar em línguas é a evidência , isto
é o sinal do batismo no Espírito Santo (Atos 2:4) Normalmente ao ser batizado
com o espírito Santo a pessoa recebe a
capacidade de falar numa língua desconhecida aos homens. O dom de variedade de
Línguas deve ser buscado como os outros dons. Não o recebemos
“automaticamente" , junto com o Batismo no Espírito Santo. Há casos porém
em que isto acontece, isto é, da pessoa ser batizada no espírito Santo e
receber ao mesmo tempo o dom de variedade de línguas, como ocorreu no dia de
pentecostes.
2- O termo grego (GENE GLOSSON)
significa literalmente “variedade de Línguas”, não deixando dúvidas da
existência de “novas línguas. Em I Co 13:1, Paulo fala em línguas de homens e
de anjos. Sobre estas últimas (de anjos) sabemos que é a que fala com Deus , ninguém a entende , e em espírito fala de ministérios
(I Co 14:2).ë nesta língua que muitas vezes devemos orar e interceder , pois o
Senhor entenderá nosso louvor e clamor e ninguém mais, nem homens, nem demônios. Ë
uma proteção espiritual para nós.
3- As línguas como um sinal (I Co 14:33)
são línguas conhecidas dos ouvinte não salvos. Mas se a
língua utilizada for desconhecida pela congregação, então será necessário
interpretá-la para que haja proveito para todos.
D- Importante
1-Este
dom é dos sinais que Jesus prometeu aos que crêem (Mc16: 17).
2- Se
orarmos em línguas, estaremos falando diretamente com deus, ninguém , nem o
diabo, irá saber o que estamos falando com o Senhor (I Co 14: 2-4)
É essencial lembrar:
1- Paulo fala da manifestação de línguas
especialmente em oração (I Co 14:2-14)
2- A pessoa nunca perde o controle sobre
si mesmo, com a forte inspiração de
Deus. O Espírito Santo inspira o espírito humano , e dá as palavras aos lábios
humanos. A manifestação deste dom vem pela unção do Espírito Santo.
3- Cada mensagem dada nas reuniões
publicas deve ser interpretada (I Co 14: 13-28)
4- Paulo marcou um limite para o número
dos que falassem em língua publicamente em um só culto( I Co14: 27).
Em Corinto o erro era duplo
1- Falavam em língua demasiadamente no
culto incorrendo na falta de ordem.
2- Falavam línguas nas reuniões sem
intérprete.
3- Os espíritos do profeta são sujeitos
aos profetas (I Co 14: 32)
4- Deus não é Deus de confusões (I Co
14:33).
5- Tudo porém seja feito com
decência e ordem (I Co 14:40)
6- Não devemos permitir a mensagem em línguas nos cultos ao ar livre,
no hospital, cadeia ou prisões.
7- O Espírito Santo não opera contra si
mesmo . A mensagem em línguas e a
interpretação devem acompanhar o
assunto do sermão e o espírito do culto . O sermão é ungido
pelo Espírito Santo, portanto, tudo deve andar no mesmo espírito para evitar
confusão e desordem.
Os sete benefícios do dom de Línguas:
1- Ë um cumprimento de profecia- I
Co14:21; Is. 28:11-12, Atos 2:17, Joel 2:28-29.
2- Um sinal aos descrentes- I Co 14: 22
3- Edificação da igreja- I Co 14:2-3 e
14
4- Oração – - I Co 14:2-3 e 14
5- Edificação pessoal- I Co 14:4
6- Louvor e adoração – I co 14: 16-17
7- Intercessão espiritual- Ro 8: 26-27,
I co 14;2-14 - 3 : 15 , efésios 6:18, Col 4:2, Heb 4 14-16, Heb 7: 22- 8:3, Heb
9:24, Rom 12:12.
Há duas zonas de oração:
1- Aquela em que o espírito Santo ora
por nós em uma língua conhecida só por Deus.
2- Aquela em que podemos orar com o
entendimento, variedade de línguas , é a
expressão falada sobrenatural de uma língua nunca estudada pela pessoa que a
fala, uma linguagem enunciada pelo poder do Espírito Santo, não compreendida
por quem a fala e, normalmente , incompreensível para os
ouvintes.
XIV- Interpretação de Línguas
A- Definição
A palavra aqui trazida
por interpretação nada tem a ver com “tradução “no sentido humano da palavra. A
interpretação é tão milagrosa
quanto à própria língua . Isto significa
que ninguém que fala em línguas, pelo Espírito, deve procurar decifrá-la com a
mente . Portanto, somente o autor da
língua, ou seja , o próprio Espírito Santo pode fazê-lo
O propósito do dom de interpretação é tornar compreensivas as
palavras extáticas e inspiradas pelo
Espírito santo, as quais se manifestam em línguas desconhecidas, respeitando-as
distintamente na língua do povo reunido para que todos possam aproveitar das
revelações , louvores ou orações de quem fala. Esse dom é sobrenatural e vem diretamente do Espírito Santo.
Esse dom espiritual é realmente diferente da interpretação
comum na sua natureza e no seu modo de
operar. A interpretação não é tradução das línguas . Há mais liberdade de
expressão em uma interpretação do que em uma tradução. A tradução é uma transposição
palavra por palavra.
Nada indica que quem interprete tenha qualquer conhecimento
do idioma da mensagem falada em língua estranha.
A pureza e
profundidade da mensagem em línguas em e
a interpretação dependem da condições espirituais da pessoas que Deus usa.
Lembrete: No caso da língua da mensagem ser conhecida dos
ouvintes, conforme ocorreu em Atos 2:5-12, obviamente não há necessidade de
interpretação.
A-
Cuidados a tomar
Como
em todos os dons , devemos salientar que o Espírito Santo usa cada um conforme
a Sua vontade. As escrituras não nos ensinam que haja o “ofício de intérprete,
mas que esta é uma manifestação do espírito Santo e não exclusivamente de algum irmão.
XV – Conclusão
“Não apagueis o espírito, não desprezeis profecias “, “seja
tudo feito para a edificação “, são expressões bíblicas que nos exortam a dar liberdade ao Espírito Santo para
operarem nossas vidas e na igreja como corpo de cristo.
Se houver problemas no exercício dos dons não se deve
impedir a manifestação do Espírito
Santo, mas ensinar os salvos a respeito
do assunto .
Se alguém usa erradamente um dos dons, não se deve ofender ou
envergonhar esta pessoa mas orar por ela, ensina-la a ser mais humilde e sensível ao Espírito Santo e ter mais sabedoria no uso dos dons
espirituais Jesus ordenou que seus discípulos ficassem em Jerusalém até que
fossem revestidos de poder. Este revestimento se deu no dia de Pentecostes,
quando o espírito Santo desceu sobre todos. Este espírito de poder está sobre
nós para sempre(Jo 14:16) . A palavra de
Deus afirma que os dons são do Espírito Santo
e que nenhum dom cessará até que venha o que é perfeito, até que o
vejamos face a face. ( I Co 13: 10-12) .
Portanto , se o espírito Santo está conosco para sempre,
também os seus dons estão conosco para sempre, podemos usa-lo
e incentivar outros que crêem a
usá-los também , tudo para glória do Eterno
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