Mas o fruto do espírito é : amor,alegria,paz,longanimidade,benignidade,fidelidade,
mansidão, domínio próprio (Gal. 5:22,23). “Porque o fruto do Espírito está em toda
a bondade, e justiça e verdade.”(Ef. 5: 9). “Agora, porém, libertados do pecado , transformados em servos de Deus, tendes o vosso fruto para santificação,e por vida
eterna .”(Rom. 6:22). “Colhem-se, porventura, uvas dos espinheiros ou figos dos
abrolhos assim toda árvore boa produz bons frutos, porém a árvore má produz frutos maus. Não pode a árvore boa produzir frutos maus , nem aárvore má produzir frutos
bons ... assim, pois, pelos seus frutos o conhecereis”. (Mat. 7: 16-20).
O fruto do espírito é a verdadeira característica da vida cristã. O homem bem aventurado dos salmo 1 é mencionado como sendo: “Árvore plantada junto a corrente
de águas, que , no devido tempo, dá seu fruto. O propósito principal da árvore é
produzir fruto. Jesus não tinha lugar para árvore improdutiva, “...E disse-lhe: Nunca
mais nasça fruto de ti. E a figueira secou imediatamente. “(Mat. 21:19). Todo ramo
que, estando em mim não der fruto, ele corta... ( João 15:2). As verdadeiras virtudes
cristãs são fruto do Espírito e não do esforço humano.Temos o fruto do Espírito,
quando temos o Espírito. Só podemos produzir fruto quando vivemos em harmonia e cooperação com o produtor do fruto .
O fruto do espírito é o
caráter de Cristo produzido pelo Espírito de Cristo no
seguidor de Cristo. Há muitos que estão tentando produzir o fruto do espírito
através
dos processos inteiramente naturais da edificação do caráter, tais como: exercício da vontade, ciência mental, busca da filosofia, educação, ética etc. Sendo tudo isso muito recomendado do ponto de vista humano. Ë muito melhor ser moral, ético,culto, bem informado, decente , amigável, honrado e paciente do que o oposto. Todavia essas
virtudes citadas, obtidas por meio do esforço humano apenas, não são fruto do espírito,
Mas uma imitação dele, elas são frutos de cera em contraste com o verdadeiro. Frutos
tão belos quanto o verdadeiro a distância, mas imensamente inferiores quando provadas. Quando cristo é plenamente formado no crente mediante
a habitação do espírito, as virtudes verdadeiramente cristãs serão um resultado natural.
Um produto tão natural como crescimento de maçãs numa macieira. Se ele não
tiver frutos não terá evidentemente o espírito de Cristo. Qualquer conceito de
cristianismo que não possua como padrão de caráter o fruto do Espírito é um conceito falso.
CONTRASTE ENTRE AS OBRAS DA CARNE E O FRUTO DO ESPÍRITO
A lista das graças
do fruto do Espírito de gálatas 5:22 é precedida por uma lista do que Paulo chama de “obra
da carne”. O fruto do espírito é manifesto; ele não pode ser escondido.
Assim também acontece com as obras da carne. Um homem cheio do Espírito pode
ser reconhecido por seu fruto, o homem carnal pode ser identificado por suas
obras. A manifestação do caráter do crente é chamado “fruto”, enquanto a do
incrédulo carnal é chamado de “obras”. O homem carnal é aquele que não é
dominado pelo Espírito de Deus interior. O conflito da personalidade é
uma luta entre o “eu”e “Cristo”.
Se o ego vence , ele se torna o
centro da personalidade e o indivíduo torna-se egocêntrico. Se Cristo vence,
ele se torna o centro da personalidade e o indivíduo é
cristocêntrico. O resultado
de uma vida egocêntrica é a manifestação das obras da carne. O resultado de uma
vida cristocêntrica e a manifestação do fruto do Espírito.
O princípio da produção de frutos é o
principio da vida. O fruto não é feito, ele cresce. as obras pertencem a oficina o fruto ao jardim. Um vem da engenhosidade da
fábrica, outro é o crescimento
silencioso da vida abundante. a fábrica trabalha com matéria morta , o jardim
cultiva forças vivas para seu fim designado.
as obras estão sempre na esfera das coisas sem vida. cada edifício é
construído de matéria morta . A árvore precisa morrer para ser usada pelo
construtor. não há vida nas pedras e tijolos, nas vigas de aço e suportes de ferro.
Tudo está morto e em processo de
desintegração. Nada do que é material é duradouro. As melhores obras do homem
falham e se desvanecem, se desintegram e desaparecem. O fruto não é produzido pelo trabalho do
homem. Ele exige sua diligência, mas não
sua invenção ou seu produto. Ele não faz as flores, e nenhuma habilidade sua
provoca colheita douradas dos campos ou os frutos suculentos nas árvores.
quando o homem já fez tudo o que estava ao seu alcance, Deus então começa e a
vida é gerada o fruto é obra de Deus.
A expressão “fruto do espírito” atribui as graças do caráter cristão à sua fonte apropriada. elas não são produzidas pelo homem . A diferença entre as “obras da carne” e “o fruto do Espírito” é portanto bastante evidente. A carne produz obra, o Espírito produz fruto. O primeiro resultado exige esforço próprio, o segundo nenhum esforço da carne . Um é produto da fábrica; outro do jardim. Um está morto, o outro, vivo. Um é da carne , o outro , do Espírito.
OS SEGREDOS DA PRODUÇÃO DOS FRUTOS
Em João 15:1-8, Jesus nos ensina a importância
e os segredos da produção dos frutos. Nesta passagem Ele fala do que não possui fruto “e será lançado fora
semelhança do ramo secará” ( ver. 6). Outros são descritos como tendo “fruto”,
mais fruto, muito fruto e também fruto que permanece. O fruto que ele se
referiu é sem dúvida o fruto do Espírito
– A verdadeira essência da vida espiritual. O primeiro segredo da produção
do fruto é permanecer em Cristo “...Permanecereis em mim e eu permanecereis em vós.” Como não pode o
ramo produzir fruto de si mesmo, se não permanecer na videira “assim nem vós o
podeis, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira e vós os ramos. Quem
permanece em mim, e eu nele, esse dá muito fruto. Porque sem mim nada podeis
fazer (vs 45). A frutificação é resultado da vida de Cristo, a videira, fluindo
através do ramo da vida do crente. Jesus disse: “... sem mim ( separado de mim)
nada podeis fazer (ver. 5). Portanto o ramo deve permanecer na videira.
O fruto do Espírito na vida do crente não é resultado direto do batismo com o espírito. todo crente tem o Espírito Santo habitando nele e a medida que continuar permanecendo em Cristo experimentará o fruto do espírito em sua vida. Aquele que estiver “cheio do Espírito” irá certamente experimentar “mais fruto”, “muito fruto” e fruto que permanece”. Isto porém se deve novamente a permanência em Cristo. O fato de cada crente poder manifestar o fruto do Espírito em sua vida explica porque alguns cristãos, profundamente espirituais jamais evidenciam ter recebido uma experiência pentecostal. O fruto não resulta do batismo com o Espírito Santo, mas da permanência em Cristo. Muitos dos que são batizados com o Espírito deixam de avançar, a fim de viver na plenitude do Espírito. Muitos dos gálatas, assim como dos coríntios que haviam recebido a unção pentecostal careciam ao mesmo tempo de amor. Eles tinham experimentado, a plenitude a certa altura, mas não estavam vivendo nela, erram em supor que ser batizado no Espírito em uma única experiência é a coroação da vida cristã. O objetivo principal é uma vida diária cheia do Espírito, abundante do fruto do Espírito. Se o espírito que habita em nós é entristecido e apagado, se andarmos na carne em vez de no Espírito podemos esperar uma vida sem fruto. E tremendamente importante compreender a necessidade de permanecer em Cristo. “Todo ramo que estando em mim não der fruto... Ele corta. Isso se refere aos cristãos ou aqueles que uma vez se tornaram cristãos e não crentes . A Expressão “em mim “mostra claramente que alguns são cortados por deixarem de produzir eram originalmente ramos da videira. eram ramos, mas não continuaram tempo suficiente em contato com a fonte da videira para chegarem a produzir fruto.
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