27 setembro 2022

O Propósito de Deus para a Família

 

Deus nos criou e designou a família como a mais fundamental das relações humanas. Em nosso mundo de hoje em dia, vemos famílias atormentadas pelo conflito e arrasadas pela negligência e o abuso.

 

"Se o Senhor não edificar a casa, em vão trabalham os que a edificam;

Se o Senhor não guardar a cidade, em vão vigia a sentinela" (Salmo 127:1).

 

O divórcio tornou-se uma palavra comum, significando miséria e dureza para os múltiplos milhões de suas vítimas. Muitos homens jamais aprenderam a ser esposos e pais devotados. Muitas mulheres estão fugindo de seus papéis dados por Deus. Pais que não têm nenhuma ideia de como preparar seus filhos estão assim perturbados pelo conflito com seus rebentos rebeldes. Outros simplesmente abandonam seu dever, deixando filhos sem qualquer preparação ou provisão.

Para muitas pessoas, hoje em dia, a frase familiar e confortadora "Lar, Doce Lar" não é mais do que uma ilusão vazia. Não há nada doce ou seguro num lar onde há o abuso, a traição e o abandono.

Haver uma solução? Poderemos evitar tais tragédias em nossas famílias? Poderão os casais jovens manter o brilho do amor e do otimismo décadas depois de fazerem os votos no casamento? Haverá esperança de recuperação dos terríveis erros do passado?

 

A resposta para todas estas perguntas é SIM! As soluções raramente são fáceis. A construção de lares sólidos não acontece por pura sorte. Somente pelo retorno ao padrão de Deus para nossas famílias poderemos começar a entender as grandes bênçãos que ele preparou para nós em lares construídos sobre a rocha sólida da sua palavra. Consideremos brevemente alguns princípios básicos ensinados na Bíblia sobre a família.

 

O Propósito Básico de Deus para a Família

 

Quando temos dificuldade com a geladeira, entendemos que o fabricante, que escreveu o manual do usário, sabe mais sobre o aparelho do que nós. Lemos o manual para resolver o problema. Quando vemos tantos problemas nas famílias de hoje, só faz sentido que nosso Criador, que escreveu o "manual do usuário", sabe mais a respeito da família do que nós. Precisamos ler o manual para achar como construir e manter bons lares. Encontramos estas instruções na Bíblia. Ela nos guia em cada aspecto do serviço a ele, incluindo a realização de nossos papéis na família.

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

 

                     Casamento

 

A família começa com o casamento. Quando Deus criou Adáo e Eva, ele revelou seu plano básico para o casamento: "Por isso, deixa o homem pai e mãe e se une à sua mulher, tornando-se os dois uma só carne" (Gênesis 2:24). Este plano é claro. Um homem ligado a uma mulher. Milhares de anos mais tarde, Jesus afirmou que este ainda é o plano de Deus. Ele citou este versículo e acrescentou: "Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem" (Mateus 19:6). Este casamento é uma relação para toda a vida. Somente a morte deve cortar este laço (Romanos 7:1-3).

Deus aprovou as relações sexuais somente dentro do casamento. Não há nada de mal ou impuro sobre as relações sexuais dentro de um casamento aprovado por Deus (Hebreus 13:4). Esposos e esposas têm a responsabilidade de satisfazer os desejos sexuais (dados por Deus) aos seus companheiros (1 Coríntios 7:1-5).

 

Todas as outras relações sexuais são sempre e absolutamente erradas. Relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo são absolutamente proibidas por Deus (Romanos 1:24-27; 1 Coríntios 6:9-11). Deus não criou Adão e João. Ele fez uma mulher, Eva, como uma parceira apropriada para Adão. As relações sexuais antes do casamento, mesmo entre pessoas que pretendem se casar, são condenadas por Deus (1 Coríntios 7:1-2, 8-9; Gálatas 5:19). As relações sexuais extra-conjugais são também claramente proibidas (Hebreus 13:4).

 

Filhos

 

Casais assim unidos diante de Deus pelo casamento gozam o privilégio de terem filhos. Deus ordenou a Adão e Eva e aos filhos de Noé que tivessem filhos (Gênesis 1:28; 9:1). Ainda que nem todas as pessoas tenham que se casar, e que nem todas terão filhos, é ainda o plano básico de Deus que os filhos nasçam dentro de famílias, completas com pai e mãe (1 Timóteo 5:14). Em lugar nenhum da Bíblia encontramos autorização para uma mulher ter relações sexuais para conceber um filho, antes ou sem casamento. A paternidade solteira, que está se tornando moda em nossa sociedade moderna é um afastamento do plano de Deus que terá sérias conseqüências para as gerações vindouras.

 

Papéis Dados por Deus

Dentro da Família

 

Dentro desta estrutura do propósito Divino, consideremos os papéis que Deus atribuiu aos homens, mulheres e filhos.

 

Homens: Esposos e Pais

 

A responsabilidade dos esposos é bem resumida em Efésios 5:25: "Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a Igreja e a si mesmo se entregou por ela". O esposo tem que colocar as necessidades de sua esposa acima das suas próprias, mostrando devoção desprendida aos melhores interesses da "parte mais frágil" que necessita da sua proteção. Ele tem que trabalhar honestamente para prover as necessidades da família (2 Tessalonicenses 3:10-11; 1 Timóteo 5:8).

 

Os pais são especialmente instruídos por Deus para preparar seus filhos na instrução e na disciplina do Senhor (Efésios 6:4). Este é um trabalho sério e, às vezes, difícil, mas com resultados eternos! Os espíritos de seus filhos existirão eternamente, ou na presença de Deus ou separados dele. A maior meta de um pai para seus filhos deveria sempre ser a salvação eterna deles.

 

      Mulheres: Esposas e Mães

 

 

Uma esposa tem um papel muito desafiador no plano de Deus. Ela tem que complementar seu esposo como uma auxiliar submissa, que partilha com ele as experiências da vida. As pressões da sociedade moderna para rejeitar a autoridade masculina não obstante, a mulher devota aceita seu papel como aquela que é cuidadosamente submissa ao seu esposo (Efésios 5:22-24; 1 Pedro 3:1-2). As mulheres de hoje em dia que rejeitam este papel dado por Deus estão na realidade difamando a palavra dele (Tito 2:5).

Deus instrui as mulheres para mostrarem terna afeição aos seus esposos e filhos, e a serem honestas e fiéis donas de casa (Tito 2:4-5). Apesar dos esforços de algumas pessoas para desvalorizar o papel das mulheres que são dedicadas a suas famílias, Deus tem em alta estima a mulher que é uma boa dona de casa e uma amorosa esposa e mãe. Tais mulheres devotas são também dignas de respeito e apreciação de seus esposos e filhos (Provérbios 31:11-12,28).

 

Filhos: Seguidores Obedientes

 

Deus também definiu o papel dos filhos. Paulo revelou em Efésios 6:1-2 que os filhos deverão:

 

1. Obedecer a seus pais. Deus colocou os pais nesta posição de autoridade e os filhos têm que respeitá-los. Muitas pessoas consideram a rebeldia de uma criança como uma parte comum e esperada do "crescimento", mas Deus coloca-a na lista com outros terríveis pecados contra ele (2 Timóteo 3:2-5).

2. Honrar seus pais. Os pais que sustentam, instruem e preparam seus filhos devem ser honrados. Jesus mostrou que esta honra inclui prover as necessidades dos pais idosos (Mateus 15:3-6).

 

Lares Piedosos Nestes Dias?

 

É, frequentemente, muito difícil corrigir anos ou mesmo gerações de erros. Mas está claro que o único modo pelo qual podemos esperar ter boas famílias construídas nos princípios divinos é voltar ao plano que Deus tem revelado. Temos que estudar a Bíblia, aprender estes princípios, aplicá-los em nossas vidas, e ensiná-los aos nossos filhos e aos outros. Lembre-se, os benefícios serão eternos!

 

                        Você está construindo seu lar  

                sobre a fundação da palavra de Deus? 

 

 

 


https://www.google.com/search?q=O+Prop%C3%B3sito+de+Deus+para+a+Fam%C3%ADlia&client=firefox-b-d&sxsrf=ALiCzsYIFdDTuOavEOYPRw2-z3ESnbfaSw:1664322565020&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwjJjZ7alLb6AhUBErkGHaqmBNAQ_AUoAnoECAEQBA&biw=1311&bih=620&dpr=1.46#imgrc=nwb260tppO6HaM

20 setembro 2022

DÊ A DEUS COMO ELE LHE TEM DADO

 

Certa vez um crente convidou seu irmão incrédulo para um almoço.

 

O crente deu graças antes da refeição, mas seu irmão escarneceu, dizendo: "Não dou graças a ninguém pelo pão da minha mesa. Eu mesmo plantei o trigo, fiz a colheita e assim providenciei o pão da minha casa."

Mas o crente respondeu: "Entre- tanto, irmão, quem deu vida à semente e quem  mandou o sol e a chuva?" O Senhor Deus é o maior Doador de todos os demais seres. Deus "dá alimento a toda a carne" (Sal. 136.25) e por isso somos ensinados a orar assim: "O pão nosso de cada dia nos dá hoje" (Mat. 6.11 ).

 


Deus também dá muitas outras coisas. Tudo que o homem possui vem como dádiva. "Ele mesmo é quem dá a todos a vida, a respiração e todas as coisas" (Atos 17.25). "0 Deus de Israel, ele dá força e poder ao seu povo" (Sal. 68.35). "0 Senhor dará o que é bom, e a nossa terra produzirá o seu fruto" (Sal. 85.12). A melhor coisa que Deus nos dá é o seu amor. "Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça, mas tenha a vida eterna"(João 3.16). Este versículo maravilhoso afirma quê Deus ama o mundo e mostra a prova desse amor. "Mas Deus dá prova do seu amor para conosco, em que, quando éramos ainda pecadores, Cristo morreu por nós" (Rom.5.8). Jesus também é o Doador Supremo, "o qual se dou a si mesmo em resgate por todos, para servir de testemunho a seu tempo: (I Tim. 2.6).

 

 -------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

 

0 Senhor nos deu o seu melhor e nos desafia para que demos como de tem dado. Devemos dar com o mesmo espírito que Deus manifestou.

 

Deus tem dado tudo.

 

 

O cristianismo é uma religião de dedicação integral. Requer a lealdade completa do homem, porque abrange a sua vida toda. Jesus diz claramente: "Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar a um e amar o outro, ou há de dedicar-se a um e desprezar o outro. Não podeis servir a Deus e às riquezas" (Mat. 6.24). Um advogado disse certa vez: "Preciso ser um crente verdadeiro todos os dias. Cristo há de ser o meu ideal tanto no tribunal como na igreja." Devemos provar a nossa devoção a Deus, devolvendo-lhe uma boa parte de nossos bens materiais. O dízimo, ou seja, a décima parte dos haveres, foi estabelecido na Bíblia como a porção justa. Deus não obriga a entrega do dízimo, mas isto faremos voluntariamente, se formos devidamente consagrados. "Fazei prova de mim, diz o Senhor dos exércitos" (Mal. 3.10).

 

 

Deus tem dado com generosidade.

 

Não há qualquer relutância da parte do Pai celeste em dar ao homem o que lhe é necessário. O apóstolo João escreveu: "Pois todos nós recebemos da sua plenitude, e graça sobre graça" (João 1.6). A frase "graça sobre graça" resume em si a generosidade infinita de Deus. Significa que, quando se esgota uma graça. sempre há outra para tomar seu lugar. Semelhantemente, quando bate uma onda na praia, sempre há outra atrás, enquanto existir o mar.

Não se findam a bondade e a misericórdia de Deus. Como o Senhor dá sempre, o crente não deve deixar de contribuir, nunca. Ele não tem aprendido a liberalidade e a generosidade enquanto sua contribuição não se tornar um hábito na sua vida. Que bênção quando os membros de uma igreja podem dizer de qualquer irmão "Ali está um membro que se colocou debaixo do peso da obra. Podemos contar sempre com sua generosidade."

 

 

Deus tem dado com prazer.

 

Jesus disse: "Não temas, ó pequeno rebanho! Porque a vosso Pai agradou dar-vos o reino" (Lucas 12.32). O Mestre sabe que a graça da liberalidade é uma regra fundamental na vida cristã. Resumindo tudo, Jesus disse: "Quem achar a sua vida perdê-la-á, e quem perder a sua vida por amor de mim achá-la-á" (Mat. 10.39). Por isso está escrito: "Coisa mais bem- aventurada é dar do que receber" (Atos 20.35).

 

Dar com prazer é sinal de maturidade cristã. Faça sua contribuição à igreja com alegria, reconhecendo que o crente liberal é quem leva sua cruz no serviço do Rei dos reis.

 

DEUS LHE TEM DADO TUDO, QUANTO VOCÊ DARÁ A DEUS?

13 setembro 2022

O Espírito Santo no Novo Testamento

 

Nos Evangelhos vemos a ação do Espírito Santo em relação à vida de Nosso Senhor Jesus Cristo. Em Mateus, Marcos e Lucas há 35 referências.

 

A.       Do nascimento de Cristo ao seu batismo

 

(1) Jesus foi concebido por obra e graça do Espírito Santo (Mt 1.20; Lc 1.35). (2) João Batista, o precursor, foi cheio desde o ventre de sua mãe (Lc 1.15). (3) Izabel foi cheia do Espírito Santo (Lc 1.41). (4) Zacarias profetizou, cheio do Espírito Santo (Lc 1.67). (5) Simeão recebeu uma revelação acerca do nascimento do Messias (Lc 2.25-27). (6) João Batista profetizou que Jesus batizaria no Espírito Santo (Mt 3.11; Mc 1.8; Lc 3.16). (7) O Espírito Santo desceu em forma de pomba no ato do batismo de Jesus (Mt 3.16; Lc 3.22; Jo 1.32, 33). (8) O Espírito mesmo conduziu o Filho Amado ao deserto (Mt 4.1; Lc 4.1; Mc 1.12). (9) Jesus Cristo não recebeu o Espírito por medida (Jo 3.34).

 

B. O Ministério de Jesus e o Espírito Santo

 

(1) Jesus voltou para a Galiléia pela virtude do Espírito (Lc 4.14). (2) O Espírito do Senhor sobre Ele (Lc 4.18-21). (3) Jesus expulsou demônios pelo poder do Espírito Santo (Mt 12.28). (4) Deus o Pai ungiu Jesus com o Espírito Santo (At 10.38). (5) O Espírito Santo ressuscitou Jesus dentre os mortos (Rm 8.11; 1 Pe 3.18). (6) Pelo Espírito, Jesus se ofereceu, imaculado (Hb 9.14). (7) Antes de partir Jesus deu mandamentos pelo Espírito (At 1.2).

Jesus foi concebido pelo Espírito, andou no Espírito, ressuscitou pelo Espírito. Agora, como o Senhor glorificado, Ele dá o Espírito ao Seu povo, a fim de que possa andar como Ele andou, servir como Ele serviu, viver como Ele viveu e ser erguido dentre os mortos como Ele foi erguido. Urge notar que Ele só começou o seu ministério depois de ser ungido pelo Espírito Santo, de um modo visível, no ato do batismo nas águas.

 

C. Jesus ensina acerca do Espírito

 

(1) O Espírito ensinará aos discípulos como hão de falar (Mt 10.19, 20; Mc 13.11; Lc 12.11, 12). (2) A blasfêmia contra o Espírito Santo não será perdoada (Mt 12.31; Mc 3.29; Lc 12. 10). (3) Davi profetizou pelo Espírito Santo (Mc 12. 36). (4) O Espírito será dado em resposta à oração (Lc 11.13). (5) O batismo nas águas é em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19). (6) Todos devemos ser batizados nas águas e no Espírito Santo (Lc 3.16; Mc 16.16; Lc 24.48, 49). (7) O Espírito é o que dá vida (Jo 6.63). (8) O Espírito Santo é como Água Viva para o crente em Jesus Cristo (Jo 4.14; 7.38, 39). (9) "Eu rogarei ao Pai e Ele vos dará" (Jo 14.16, 17,26). (10) O Consolador virá da parte do Pai (Jo 15.26). (11) "Eu vos enviarei o Espírito" (Jo 16.7, 13). (12) "Recebei o Espírito" (Jo 20.22). (13) "Ficai em Jerusalém até que do alto sejais revestidos de Poder" (Lc 24.49).

 

D. O Espírito Santo em Atos

 

No livro de Atos há 56 referências sobre Ele. O realce mais excelente no livro de Atos é a atividade do Espírito Santo. Seu Poder e Sua Liderança são a base fundamental da Igreja do primeiro século. Ele foi derramado no Pentecoste para capacitar os seguidores de Jesus Cristo a cumprirem tudo quanto o Senhor lhes mandou fazer. O livro de Atos poderia ser chamado de "Os atos do Espírito Santo através dos discípulos". Notemos: Apesar de os discípulos de Jesus serem salvos (Lc 10:20), limpos (Jo 13:10), tendo deixado tudo para segui-LO (Mt 19:27), tendo recebido um sopro do Espírito (Jo 20:22), tendo ouvido os ensinos do Mestre, testemunhado os Seus milagres por mais de três anos e terem sido testemunhas oculares de Sua morte, sepultamento e ressurreição, só lhes foi permitido pregar após serem batizados no Espírito Santo (Lc 24:49; At 1:4,8). No livro de Atos observamos a Obra Poderosa do Espírito Santo (At 1:8). Os termos batismo, cheio e dom são todos usados no livro de Atos com referência à Obra Poderosa do Espírito nas vidas de Seus servos. O batismo significa o envolvimento ou posse do indivíduo pelo Espírito. O enchimento significa a entrada na vida da pessoa, em poder e graça - habitação do Espírito Santo (1 Co 3:16). E dom se refere ao fato de que Ele é dado por Deus e não adquirido por esforços próprios, nem comprado por bom preço, nem merecido por dignidade. Observe as expressões seguintes:

1) "Sereis batizados" (At 1:5). 2) "... e todos ficaram cheios" (At 2:1-4). 3) "... derramou isto que vedes e ouvis" (At 2:33). 4) "... e recebereis o dom" (At 2:38,39). 5) "... então Pedro cheio do Espírito Santo"(At 4:8). 6) "... e todos ficaram cheios do Espírito Santo" (At 4:31). 7) "... homens cheios do Espírito Santo" (At 6:3,5). 8) Estevão morrendo, "cheio do Espírito" (At 7:55). 9) "Oraram para que recebessem o Espírito Santo" (At 8:15-17). 10) A oração de Ananias: "... para que sejas cheio" (At 9:17). 11) "... caiu o Espírito Santo sobre todos" (At 10:44-47). 12) "... caiu sobre eles o Espírito" (At 11:15-17). 13) "... cheios de fé e do Espírito Santo" (At 6:5). 14) "Paulo, cheio do Espírito Santo" (At 13:9). 15) "e os discípulos transbordavam de alegria e do Espírito Santo" (At 13:52). 16) "... concedendo-lhes o Espírito Santo" (At 15:8). 17) "Recebestes, porventura, o Espírito Santo quando crestes?" (At 19:2-6).

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais:

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------

 

 

(1) A obra supervisora do Espírito Santo

 

1) Deus mandamento aos discípulos (At 1:2). 2) Julgou os mentirosos (At 5:3,9). 3) Mandou que Filipe se ajuntasse ao carro do eunuco (At 8:29). 4) Arrebatou a Filipe (At 8:39). 5) O Espírito disse (At 10:19; 11:12). 6) Chamou, separou e enviou Barnabé e Paulo (At 13:2,4). 7) "Pareceu bem ao Espírito Santo..." (At 15:28). 8) "Tendo sido impedidos pelo Espírito Santo..." (At 16:6,7). 9) Constituiu bispos para apascentarem o rebanho (At 20:28).

 

(2) A obra reveladora ou profética do Espírito Santo

 

1) O Espírito Santo falou pela boca de Davi (At 1:16). 2) Ágabo profetizou inspirado pelo Espírito (At 11:28). 3) De cidade em cidade o Espírito revelava a Paulo (At 20:23). 4) Pelo Espírito, diziam a Paulo que não subisse a Jerusalém (At 21:4). 5) "Isto diz o Espírito", falou o profeta (At 21:11). 6) Paulo cita Isaías (At 28:25-27). 7) Profetas, mestres e profetizas que jejuavam, ouviam e profetizavam pelo Espírito (At 13:1,2; 21:9).

(3) Outras atividades do Espírito mencionadas no livro de Atos

1) Testemunhando (At 5:32). 2) Confortando, consolando (At 9:31). 3) Muitos resistiam ao Espírito Santo (At 7:51). 4) Deus, o Pai, ungiu a Jesus com o Espírito (At 10:38).

Torna-se evidente que o Espírito Santo não é uma vaga influência benéfica (consciência), porém, uma personalidade com um propósito. A terra foi, uma vez, visitada por Deus em forma humana (Jesus Cristo). Ele, ao partir, prometeu a descida do Espírito que veio e está no nosso meio, pronto a agir onde quer que haja corações prontos a recebê-LO. Estes dois acontecimentos são fatos de verdades essenciais do cristianismo. A Igreja primitiva era constituída de "homens iletrados e incultos" (At 4:13); pobres (At 3:6); sem prestígio (1 Co 4:13); "... é corrente a respeito desta seita que por toda parte é ela impugnada". (At 28:22). E no entanto, "transtornaram o mundo" (At 17:6) e o Evangelho se espalhava pelo mundo de então (Cl 1:6,23). Por quê? Porque eles eram cheios do Espírito Santo e eram guiados por Ele. Eles possuíam o Espírito e o Espírito os possuía. Eles iam com Ele e O sentiam ao lado (Paráclito). 

 

 


 

https://www.google.com/search?q=O+Esp%C3%ADrito+Santo+no+Novo+Testamento&client=firefox-b-d&sxsrf=ALiCzsbEgtgq5LY0Sxqrwf4kbczKrseLkQ:1663114448450&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiqtq6PgJP6AhUQE7kGHbbqAA4Q_AUoBHoECAIQBg&biw=1312&bih=618&dpr=1.46#imgrc=p0dvTOo9AdMi5M