30 novembro 2021

O batismo do Espírito Santo - Parte 2


·         Estamos falando sobre alguns dons do Espírito Santo; falamos de suas obras, dos seus atributos, como opera o novo nascimento e, por último, estamos falando sobre o batismo do Espírito Santo. Vimos que o batismo do Espírito Santo tem a finalidade principal de nos revestir do poder de Deus, nos capacitar para o serviço, para o ministério, na obra de Deus. Jesus falou: "recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas..."; só podemos ser testemunhas verdadeiras de Jesus na terra, após recebermos o batismo do Espírito Santo.

·         Quando Jesus começou o seu ministério, ele foi batizado nas águas por João Batista, se identificando com a raça humana, se identificando com o homem pecador; e naquele instante, o Espírito Santo desceu sobre ele e ouviu-se uma voz do céu: "Tu és meu filho amado, em ti me comprazo". Naquele momento encerrou-se a carreira do "um menino nos nasceu" e começa a carreira do "um filho se nos deu", e essa carreira passaria pela cruz do Calvário, ressurreição, e permanece para sempre; o Filho que foi dado por todos os homens.

·                  Quadrangular Vida 

                                                          62 9 9258 9911

·         Vimos no estudo 1 também, que Jesus foi o único homem que já nasceu com o Espírito Santo habitando nele, porém foi nescessário, para iniciar o seu ministério, que o mesmo Espírito Santo viesse sobre ele para enchê-lo de poder para executar o seu ministério na terra como homem. Jesus tinha o Espírito Santo mas o Espírito Santo veio sobre ele e vocês vão ver a mudança.

 Lucas 4:1~13; Jesus, pois, cheio do Espírito Santo, voltou do Jordão; e era levado pelo Espírito Santo para o deserto.

·         Jesus foi um homem enviado por Deus, para começar tudo de novo, tudo que Adão tinha perdido para o diabo, começava então a ser recuperado; e continuou;

 Lucas 4:14~22; "V.21; hoje se cumpriu esta escritura aos vossos ouvidos".

·         Jesus Cristo, o filho enviado por Deus, identificou-se com os pecadores, o Espírito Santo veio sobre ele e imediatamente enfrentou o diabo e então, começou sua carreira. Que carreira começou?

 Lucas 4:18~19

Aqui está o resumo de toda obra redentora de Jesus Cristo; o resumo desta obra é uma ministração integral no homem pecador, separado de Deus; aqui há redenção, libertação, e cura física.

·         Quem enviou Jesus? Deus enviou Jesus, e ele, durante sua vida inteira aqui na terra, falou a cerca das coisas do Pai, daquele que o enviou, e não falou de si mesmo;

 João 12:44~50

·         Jesus cumpriu sua carreira, foi morto, sepultado e ressurgiu; e quando resurgiu, chamou os discípulos e disse:

 João 20:21~22; "... assim como o Pai me enviou, também eu vos envio a vós...", e depois soprou-lhes o Espírito Santo.

·         Vimos como o Pai enviou Jesus Cristo, como o Espírito Santo veio sobre ele; o encontro de Jesus no deserto com o diabo, a vitória e o começo da carreira com todo o poder, desfazendo as obras de Satanás. E os discípulos? E eu? E nós? Não somos enviados por Jesus?

 João 17:15~20; após nascermos de novo, não pertencemos mais ao mundo, porém Jesus nos envia de novo ao mundo para sermos suas testemunhas.
 Mateus 10:24; "não é o discípulo mais do que o seu mestre, nem o servo mais do que o seu senhor".

·         Vocês estão entendendo? O processo é o mesmo, a carreira é a mesma, mas Jesus já venceu tudo por nós. Porquê então, a Igreja de Jesus Cristo, não está andando como ele andou? Porquê a Igreja está dispensando uma obra indispensável? Porquê a Igreja, está "engolindo" a mentira do Diabo de que os sinais terminaram na era apostólica; é mentira do diabo, os sinais estão aí, o que precisamos é do revestimento de poder do Espírito Santo.

 João 14:12

·         A Igreja de Jesus precisa do revestimento do poder do Espírito Santo, porque Jesus precisou e quem somos nós para dispensá-lo. "Ah! mas isso aí foi só para os apóstolos e depois terminou". Jesus foi enviado pelo Pai e equipado para o ministério e lemos lá em  João 17:18, que Jesus enviou seus discípulos ao mundo, e em  João 17:20, Jesus enviou a nós, "e rogo não somente para estes (os apóstolos e discípulos), mas também por aqueles que, pela sua Palavra, hão de crer em mim (hão de nascer de novo, os que farão parte da Igreja)". Você e eu, nós, estavamos nessa oração de Jesus. Ele nos enviou ao mundo como o Pai o enviou. Então, não precisamos ser equipados, revestidos, como ele foi?

·          

·         -------------------------------------------------------------------------------

·          

·         Acesse nossas Redes Sociais:

·          

·         https://linktr.ee/quadrangularvida

·          

·         -----------------------------------------------------------------------------

 

·         Satanás está ganhando terreno com suas mentiras. Quando o Evangelho chega à alguém, Satanás já chegou a muito tempo; a pessoa já tem cicatrizes, já tem (muitas vezes) aliança de sangue com o diabo, a pessoa já está amarrada e a Igreja, tem que chegar e dessamarrar tudo isso, para então, pregar o Evangelho. E, sem poder? O problema é, quando o diabo não pode roubar, ele faz confusão, mistura, engana, faz ficarmos aquém o além da Palavra de Deus.

·         O batismo no Espírito Santo, é a porta para andarmos nesse poder, não é o fim. Batismo no Espírito Santo, não é uma benção que você senta e pede. O batismo no Espírito Santo é uma arma dada a Igreja para lutarmos, para a edificação, para andarmos como Jesus andou, para realizarmos as obras que Jesus realizou e ainda maiores. Enquanto estamos contra isso, podemos ter tudo de Deus, mas não vamos experimentar a verdadeira vida com Deus. Todos quantos foram batizados com o Espírito Santo, sabem que há "um antes e um depois", o batismo é a porta. Jesus tinha tudo de Deus, foi formado pelo Espírito Santo, tinha o carácter, a vida, a natureza de Deus, mas quando ia começar seu ministério, quando ia mostrar o reino de Deus, com sinais, prodígios e maravilhas e destruir as obras do diabo, o Espírito Santo teve que vir sobre ele.

·         Há pessoas que são batizadas no Espírito Santo e param; "ah! que maravilha", e fica somente na benção; na hora que o Espírito Santo quer levar para o deserto, resiste, fica "sêco", como era antes, pois tem no batismo um fim. Vimos em várias passagens bíblicas na aula passada, de que uma das evidências de que uma pessoa foi batizada no Espírito Santo, é falar em línguas estranhas. Muitas pessoas, tem nisso a finalidade, tem como objetivo simplesmente falar em línguas estranhas. O falar em línguas é apenas uma evidência do batismo (há muitas vezes que não ocorre instantâneamente). O falar em línguas edifica o seu espírito e tem que ser usado para isso, porém não é um "passa-tempo" de Igreja.

·         O que são as línguas ? O "falar em línguas, é uma manifestação espontânea do Espírito Santo, usando as cordas vocais normais de uma pessoa, onde a mente não toma parte. As línguas faladas, são totalmente desconhecidas das pessoas que falam.

 I Coríntios 14:14; "o meu espírito ora, mas o meu entendimento fica infrutífero".
 I Coríntios 14:2; "em espírito fala mistérios".

·         Aparentemente, há 3 tipos de manifestações em línguas:

1- Quando a língua não é entendida pelo que fala, mas é entendida pelo que a ouve (pois, a ouve na sua própria língua natural); foi o que aconteceu no dia de Pentecostes.

 Atos 2:4~11

2-No culto público, onde o dom de falar em línguas é manifesto, se houver interpretação.

 I Coríntios 14:26~28

3-A manifestação pessoal.

 I Coríntios 14:2 e 4

·         O propósito principal de falar em línguas, é EDIFICAÇÃO, do corpo de Cristo (a Igreja) ou edificação pessoal.

 I Coríntios 14:4~5

·         Qual a utilidade de falar em línguas?

·         Há uma nova dimensão na vida de oração.

·         Linguagem perfeita de louvar a Deus;  I Coríntios 14:2; porque o que fala em língua não fala aos homens, mas a Deus.

·         Arma de guerra na batalha espiritual;  Efésios 6:18; orando em todo tempo no espírito.

·         Edifica o espírito (pessoal);  I Coríntos 14:4, o que fala em línguas edifica-se a si mesmo.

·         Edifica a Igreja como a profecia;  I Coríntios 14:5; quem profetiza é maior do que aquele que fala em línguas, a não ser que também interprete para que a Igreja receba edificação.

·         Em todos os casos, é uma linguagem perfeitamente harmônica com Deus, pois é do Espírito e está fora do nosso controle metal;  I Coríntios 14:14; se eu orar em línguas , o meu espírito ora, sim, mas o meu entendimento (mente) fica infrutífero.

·         Podemos orar completa e corretamente por assuntos que desconhecemos, e que nem deveríamos conhecer, mas só interceder;  Romanos 8:26.

·         Orar em línguas faz muita diferença na libertação de pessoas presas em vícios e drogas. Os anjos e dêmonios não entendem, nem homens (a menos que Deus dê o dom de interpretação), pois o que fala em línguas não fala aos homens, mas a Deus,


 I Coríntios 14:2.

·         A diversidade de dons espirituais no Corpo de Cristo.

 I Coríntios 12:1~11

Há diversidade de dons, mas o Espírito é o mesmo; dom de palavra de sabedoria, palavra de ciência, a fé, dons de curar, operação de milagres, profecia, dom de dicernir espíritos, variedade de línguas, interpretação de línguas. "Mas um só e o mesmo Espírito opera todas essas coisas, distribuindo particularmente a cada um como quer".

·         

                                I Coríntios 14:39; "NÃO PROIBAIS O FALAR EM LÍNGUAS"


O diabo também tem suas "línguas"; mas se eu não falar em línguas por causa disto, também não devo andar nas outras manifestações e dons do Espírito, porque Satanás (pai da mentira), copia e distorce cada manifestação e dom do Espírito. Afinal, ele quer ser "semelhante ao altíssimo", e toda a sua obra, é uma contra partida da obra de Deus.

·         Paulo escreveu 3 capítulos falando coisas duras aos Coríntios, pois eles achavam que o falar em línguas era um passatempo; achavam ser um sinal maior do que as outros. Nada disso, é o menor dos dons, e a confusão na Igreja hoje, está aí. Como dom, é o menor, porém a porta que estamos falando, é outra. Há uma diferença entre dom e sinal.

 Marcos 16:15~18; "e estes sinais acompanharão aos que crerem... "

Para quem foi dito isso por Jesus? É para nós hoje. Quando você recebe Jesus no coração, você recebeisso, e aqui não está falando de dom, está falando de sinais que acompanharão aqueles que crerem; o sinais são pessoais. O dom não, edifica a Igreja; não existe um só dom para passar o tempo. Quando recebemos o batismo do Espírito Santo, o dom do Espírito Santo, nada é dado a nós para usarmos para nós mesmos e sim para nos capacitar para o ministério com outras pessoas. Quando nascemos de novo, o Espírito Santo é colocado em nós e podemos então, perfeitamente, dizer que temos o Espírito Santo em nós. Já, quando recebemos o dom do Espírito Santo sobre nós, recebemos armas, somos revestidos de poder e o Espírito Santo é que nos tem.

·         O dom é exercido na Igreja e tem que haver ordem para exercê-lo. Quem tem o dom de línguas, só pode manifestar esse dom em uma reunião ou na Igreja, se for para edificação de todos, se houver interpretação; é como uma mensagem, uma profecia.

 I Coríntios 14:26~33; porque Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz.

Como vamos dizer amém para uma coisa que não entendemos? O diabo, imita e para cada dom de Espírito, ele tem uma imitação. Porém, quando você presenciar que há problemas, o que fazer? Busque outra arma, outro dom de Deus, o discernir espíritos e o Espírito vem sobre você e faz a obra.
 

·         A Igreja estã com medo, tímida. O diabo, não quer que a manifestação plena dos dons aconteça. Quando a Igreja for revestida de poder e houver manifestação plena dos dons do Espírito, um por um, o diabo sabe o que vai acontecer com ele, será desmascarado. A Igreja está absolutamente passiva, pois "engoliu" a mentira de que nada disso é para hoje. Jesus veio desfazer as obras do diabo, proclamar o Evangelho, abrir os olhos aos cegos, os ouvidos aos surdos, libertar os cativos, e a Igreja tem que continuar fazendo o que Jesus fez. Porém, sem revestimento de poder, é impossível. O diabo inventou que esse poder foi somente para a era apostólica e então, acabou; e a Igreja "engoliu" essa mentira.



Qualquer dúvida ou dificuldade, mande-nos uma mensagem para

 

62 99258-9911 que o mais rápido possível iremos responder sua pergunta.



https://www.google.com/search?q=O+batismo+do+Esp%C3%ADrito+Santo&tbm=isch&chips=q:o+batismo+do+esp%C3%ADrito+santo,online_chips:fogo:wwLCtbGuwAI%3D&hl=pt-BR&sa=X&ved=2ahUKEwi8uLexqMH0AhXzBrkGHeCYDH0Q4lYoAnoECAEQFg&biw=1428&bih=688#imgrc=AsCusbXCAsMacM

12 novembro 2021

Caravana Israel

CONHEÇA   Israel    ✡️          A *TERRA DO GRANDE REI*


Junte-se á Nossa Caravana!


✡️ Agora VOCÊ PODE‼️ 


Com esse parcelamento em 20 vezes você vai realizar o seu *sonho de Conhecer a TERRA SANTA*🙏


Setembro de 2023      ✡️


Valor pacote (por pessoa):

US$ 3.100,00 dólares


| Dólar turismo do dia: R$ 5,70 | Cotação 15/11/2021 |


Parcelamento facilitado no boleto bancário.


⚠️ *20x a partir de novembro 2021*  


As 20 parcelas estão em torno 870 reais cada ( O valor das parcelas dependerá da cotação do Dólar turismo no dia do fechamento do contrato). 


  62 9 9258-9911  > Me chame agora mesmo, estou á sua disposição!  



O Que inclui?




         
ROTEIRO:









11 novembro 2021

Como Vencer o Desânimo Espiritual

 

Vencendo o desânimo espiritual

 



Como vencer o desânimo espiritual?

 

A resposta está na Palavra de Deus:

 

Dt 25:17-19 “Lembra-te do que fez Amaleque no caminho, quando saías do Egito; como te veio ao encontro no caminho e te atacou na retaguarda todos os desfalecidos que iam após ti, quando estavas abatido e afadigado; e não temeu a Deus. Quando, pois, o SENHOR, teu Deus, te houver dado sossego de todos os teus inimigos em redor, na terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança, para a possuíres, apagarás a memória de Ameleque de debaixo do céu; não te esqueças.”

 

-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais: 

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------


O desânimo nos deixa frágeis e

Sujeitos aos ataques traiçoeiros de Satanás

 

2 Cr 15:4-7 “Mas, quando, na sua angústia, eles voltaram ao SENHOR, Deus de Israel, e o buscaram, foi por eles achado. Naqueles tempos, não havia paz nem para os que saíam nem para os que entravam, mas muitas perturbações sobre todos os habitantes daquelas terras. Porque nação contra nação e cidade contra cidade se despedaçavam, pois Deus os conturbou com toda sorte de angústia. Mas sede fortes, e não desfaleçam as vossas mãos, porque a vossa obra terá recompensa.”

 

Há promessa de vitória

para o que busca ao SENHOR


Lutar contra o desânimo tem a garantia da vitória:

Sl 34:18 “Perto está o SENHOR dos que tem o coração quebrantado e salva os de espírito oprimido.”

 

Quebrantado = debilitado, abatido.

Oprimido = apertado, molestado, afligido.

O abatimento, a aflição, nos fazem necessitados. Só o SENHOR pode nos suprir; neste texto ele promete estar perto do necessitado.

Is 42:1-9 “Eis aqui o meu servo a quem sustenho; o meu escolhido, em quem a minha alma se compraz; pus sobre ele o meu Espírito, e ele promulgará o direito para os gentios. Não clamará, nem gritará, nem fará ouvir a sua voz na praça. Não esmagará a cana quebrada, nem apagará a torcida que fumega; em verdade, promulgará o direito. Não desanimará, nem se quebrará até que ponha na terra o direito; e as terras do mar aguardarão a sua doutrina. Assim diz Deus, o SENHOR, que criou os céus e os estendeu, formou a terra e a tudo quanto produz; que dá fôlego de vida ao povo que nela está e o espírito aos que andam nela. Eu, o SENHOR, te chamei em justiça, tomar-te-ei pela mão, e te guardarei, e te farei mediador da aliança com o povo e luz para os gentios; para abrires os olhos aos cegos, para tirares da prisão o cativo e do cárcere, os que jazem em trevas. Eu sou o SENHOR, este é o meu nome; a minha glória, pois, não a darei a outrem, nem a minha honra, às imagens de escultura. Eis que as primeiras predições já se cumpriram, e novas coisas eu vos anuncio; e, antes que sucedam, eu vo-las farei ouvir.”

Vers.3 na Linguagem de Hoje “Não esmagará um galho que está quebrado, nem apagará a luz que já está fraca. Com toda a dedicação, ele anunciará a minha vontade.”

O SENHOR nos escolheu e não quer que desanimemos até que se estabeleça o seu reino na terra.

2 Co 4:1;8;16

1 – “Pelo que, tendo este ministério, segundo a misericórdia que nos foi feita, não desfalecemos;”

8 – “Em tudo somos atribulados, porém não angustiados; perplexos, porém não desanimados;”

16 – “Por isso, não desanimamos; pelo contrário, mesmo que o nosso homem exterior se corrompa, contudo, o nosso homem interior se renova de dia em dia.”

2 Co 7:6 “Porém Deus, que conforta os abatidos, nos consolou com a chegada de Tito;”

Cl 3:21 “Pais, não irriteis os vossos filhos, para que não fiquem desanimados.”

Não sejamos nós a causa do desânimo dos nossos filhos!

1 Ts 5:14 “Exortamo-vos, também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”

 

O ânimo vem do SENHOR!

 

2 Cr 32:8 “Com ele está o braço de carne, mas conosco, o SENHOR, nosso Deus, para nos ajudar e para guerrear nossas guerras. O povo cobrou ânimo com as palavras de Ezequias, rei de Judá.”

Sl 27:14 “Espera pelo SENHOR, tem bom ânimo, e fortifique-se o teu coração; espera, pois, pelo SENHOR.

Mc 10:49 “Parou Jesus e disse: Chamai-o. Chamaram, então, o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, ele te chama.”

Foi o SENHOR que nos chamou, devemos nos alegrar !

Jo 16:33 “Estas coisas vos tenho dito para que tenhais paz em mim. No mundo, passais por aflições; mas tende bom ânimo; eu venci o mundo.”

Jesus foi o nosso modelo, é ele que nos anima a continuar lutando!

At 27:22,25,36

22-“Mas, já agora, vos aconselho bom ânimo, porque nenhuma vida se perderá de entre vós, mas somente o navio.”

25-“Portanto, senhores, tende bom ânimo ! Pois eu confio em Deus que sucederá do modo por que me foi dito.”

36-“Todos cobraram ânimo e se puseram também a comer.”

Repare que após a palavra de Deus, até os incrédulos se animaram!

09 novembro 2021

Batismo do Espírito Santo - Parte 1

 


 

  • Estudamos o novo nascimento e vimos como o Espírito Santo realiza essa obra juntamente com a Palavra de Deus. Tínhamos que entender o novo nascimento e como alguém nasce no reino de Deus, pois é nascendo no reino de Deus, nascendo de Deus, que nos tornamos filhos de Deus. Agora, vamos estudar outra obra do Espírito Santo que é o batismo do Espírito Santo.

 

Batismo no corpo de Cristo

  •  I Coríntios 12:12-27


Nesta passagem, a Bíblia chama a atenção para a unidade do corpo, Paulo chama a atenção para a existência de um só corpo. Tenho dedos, tenho mão, braços, cobeça, tronco, mas é um corpo. E é assim que Paulo diz que verdadeiramente funciona o corpo de Cristo e por isso é chamado de corpo.

 

  • Você pode prescindir de uma unha? Tem pessoas que até vivem sem unha, sem pé, sem mão, mas é difícil, faz-se de tudo para substituir a parte faltante. A nossa pestana é necessária para proteger o olho, se faltar ocasiona problemas, não damos valor, ou melhor só damos valor quando perdemos. Tudo é importante no corpo. Quando uma parte do meu corpo se machuca, o sistema de todo o corpo entra em funcionamento para ajudar aquilo que se machucou.
  •  
  • -------------------------------------------------------------------------------
  •  
  • Acesse nossas Redes Sociais:
  •  
  • https://linktr.ee/quadrangularvida
  •  
  • -------------------------------------------------------------------------------

 

  • Então Paulo, nesse contexto, está falando da unidade do corpo e ele diz: "fomos todos nós batizados em um só corpo"; e este batismo aconteceu na hora da salvação e já estudamos que é o Espírito Santo que nos batiza, nos insere, nos coloca no Corpo de Cristo (a Igreja que Deus vê). E Paulo também explica que temos que andar como um corpo. Um membro do Corpo (uma pessoa) está machucado (tem dificuldades), temos que correr para ajudá-lo. Os mecanismos de defesa do nosso corpo carnal, devem ser um exemplo também para nós como Igreja.

 

  • Portanto, esse batismo, batizados em um só corpo, se refere a obra que o Espírito Santo realiza de nos colocar no corpo de Cristo. Todos os que são de Jesus Cristo, que nasceram de novo, passaram por esse batismo, caso contrário não são de Jesus Cristo. No exato momento que você aceita Jesus Cristo como Senhor e Salvador de sua vida, você passa a fazer parte do Corpo de Cristo. E Paulo é bem claro, "fomos todos nós batizados em um só corpo", e ele está falando para quem? Para os Coríntios; "e a todos nós foi dado beber de um só Espírito". Em Romanos 6 e Gálatas 3 também temos referência a esse batismo e os textos estão falando da unidade do Corpo e que por causa disso temos que viver unidos, em unidade.

 

  • Esse batismo acontece uma única vez com cada um de nós e é no momento da nossa conversão; é um ato através do qual somos colocados no Corpo de Cristo. Se, quando você nasce de novo, você é colocado em um corpo, verifique como o assunto perda de salvação é estranho a Palavra de Deus. Você passa a fazer parte de um corpo, então por exemplo você perde a sua salvação e sai do corpo e aquele fica defeituoso (manco); está esquisito. Preste atenção nas figuras que o Espírito Santo utiliza para fazer-nos entender as coisas de Deus, é através dessas figuras que adquirimos base, doutrina bíblica.

 

  • Quando você reconhece essa posição, pense bem, no momento que você nasce de novo, o Espírito Santo te coloca num corpo, no Corpo de Cristo; nós estamos onde? Não é uma coisa etérea, que fica longe e de difícil entendimento, é ele e você, você está no Corpo de Cristo. Vamos parar para pensar; quem vem contra você, vem contra quem? Verifique a vida de vitória que temos, pense nisso e assuma sua posição no Corpo de Cristo.

 

  • Por outro lado, eu sou um com o meu irmão. Se ataco meu irmão, estou atacando a mim mesmo; se falo mau do meu irmão, estou falando de mim mesmo; se machuco meu irmão, estou machucando a mim mesmo. O conhecimento verdadeiro, espiritual disso, faz muita diferença em nosso crescimento espiritual, por isso é que tem em Efésios, Coríntios, Gálatas; a Bíblia inteira fala da unidade do corpo. Se venho para essa unidade, minha vida muda, tanto para experimentar uma vida de vitórias como para minhas atitudes para com meus irmãos.

 

          Efésios 4:3-6


Qual é o assunto? Unidade do Corpo. O contexto está falando da unidade do Corpo e se você sair do contexto, você se perde. Deus está falando assim, pela boca de Paulo: "há um só corpo, um só batismo", embora sejamos batizados no corpo em momentos diferentes, em lugares diferentes, em tempos diferentes. Paulo foi batizado 2000 anos antes de nós. Mas quando Deus vê o corpo perante Ele, quando se refere ao fato do Espírito Santo "em um só batismo". É neste sentido que a Bíblia se refere a haver um só batismo.

 

 Hebreus 5:11~14 e 6:1~2; "... ensino sobre batismos ..."


O autor de Hebreus está falando de doutrinas básicas. O que são doutrinas básicas? São as primeiras que aprendemos quando aceitamos Jesus em nossas vidas. Aqui o autor está repreendendo os Hebreus, pois eles já deveriam ser "adultos" no conhecimento e na prática da Palavra de Deus, porém estavam necessitando dos ensinamentos elementares e cita "ensino sobre batismos", no plural.

 

  • Batismo é uma palavra transliterada do grego que significa, imersão, mergulhar, molhar. O batismo, ou lavagem, já era conhecido dos judeus na lei e era um ato que significava purificação. Também o batismo era aplicado aos prosélitos. O ato de um gentio se converter ao judaismo era conhecido como proselitismo e o prosélito (aquele gentio que se converte-se ao judaismo), era batizado em água. O batismo de prosélitos era, para os judeus, coisa natural, visto como consideravam impuros e imundos todos os gentios.

 

 Atos 11:1~3
 Gálatas 2:12

 

  • A Bíblia cita vários tipos diferentes de batismos no N.T.

1- Batismo de João Batista; é o batismo para o arrependimento. João Batista ministrou esse batismo para a nação de Israel receber o Massias. Quando nos arrependemos e dizemos sim a Jesus, espitualmente tem o mesmo efeito de quando o povo de Israel foi batizado no rio Jordão.

 

 Mateus 3:1~12
 Marcos 1:1~8

2- Batismo no Corpo de Cristo; o mais importante, o batismo da salvação. Como vimos acima, é realizado pelo Espírito Santo no momento do novo nascimento.

 

 Marcos 16:15~16

 

3- Batismo nas águas; para as pessoas salvas, que creram em Jesus Cristo como Salvador e Senhor; é um testemunho público de sua fé. É praticado por pessoas já salvas devido a uma ordenança de Jesus para a Igreja.

 Mateus 28:19
 Romanos 6:1~4

4- Batismo de sofrimento; sofrer, muitas vezes até a morte, por causa do nome de Jesus.

 Mateus 20:20~23; o pedido da mãe de Tiago e João
 Atos 7:54~60; a morte de Estevão
 Atos 12:1~2; morte de Tiago
 Apocalipse 1:9; João na ilha de Patmos

5- Batismo no Espírito Santo

 Mateus 3:11; ele vos batizará no Espírito Santo
 Lucas 24:49; até que do alto sejais revestidos de poder

 

Batismo no Espírito Santo

  • Batismo no Espírito Santo, ou dom do Espírito Santo, ou unção do Espírito Santo, chamem como quiser, ou plenitude do Espírito Santo, ou ficar cheio do Espírito Santo, ou o Espírito Santo vir sobre; são termos que se referem ao que é mais conhecido de "ser batizado com o Espírito Santo".
  • Jesus, após a ressurreição, soprou sobre seus dicípulos e disse claramente: "recebei o Espírito Santo", João 20:22. Nesse ato, estudamos na aula passada, que como no princípio da criação do homem, os dicípulos receberam um novo Espírito (nasceram de novo) e esse novo espírito passou a ser habitado pelo Espírito Santo.

 Lucas 24:49; "ficai, porém na cidade, até que do alto sejais revestidos de poder".
 Atos 1:4~8; "ordenou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai ... vós sereis batizados no Espírito Santo ... recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas...".

  • Jesus disse que o Espírito Santo desceria sobre eles e no dia de Pentecostes (Atos 2:1~13) o Espítiro Santo veio sobre os dicípulos. Se verificarmos a história Bíblica como descrita no final dos evangelhos e compararmos com o começo do livro de Atos, veremos uma mudança drástica (180°) na atitude dos discípulos. Quando Jesus apareceu pela 1ª vez para os discípulos, todos eles estavam trancados em casa, com medo do povo; e Jesus apareceu e soprou sobre eles, os quais nasceram de novo, e receberam o Espírito Santo. Mas, Jesus falou: "ficai, porém, na cidade, até que do alto sejais revestidos do poder", "recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo e ser-me-eis testemunhas". Mas eles não tinham recebido o Espírito Santo?
  • Há um batismo do Espírito Santo, revestimento de poder, como preparação para o ministério, para serviço, por isso o "ser-me-eis testemunhas". Antes desse revestimento, não conseguimos testemunhar de Jesus, apesar de salvos e nascidos de novo. Vemos nitidamente a transformação de Pedro após o batismo do Espírito Santo no dia de Pentecostes. Jesus passou também por esse revestimento. 
  • Jesus é o único homem da raça humana que foi concebido com o espírito novo que temos hoje, ou seja, Jesus não nasceu separado de Deus e depois nasceu de novo, como acontece conosco hoje. Quando Jesus nasceu, ele já tinha o Espírito Santo habitando em seu espírito; Jesus fazia tudo pelo poder do Espírito Santo já desde pequeno.

 Lucas 2:39~52; Jesus no meio dos doutores da lei

  • Deus quer que sejamos homens perfeitos diante dele e homens perfeitos são aqueles que tem um corpo, alma e espírito e o espírito é guiado pelo Espírito de Deus. Jesus é o modêlo, é o padrão do homem perfeito. Jesus então, tinha o modêlo nele, desde que foi concebido e, quando foi batizado nas águas por João Batista, antes de começar seu ministério, o Espírito Santo desceu sobre ele. Pergunto: O que foi que aconteceu? Jesus não tinha o Espírito Santo habitando em seu espírito? Jesus não foi o único a nascer já sendo habitado pelo Espírito Santo?
  • Adão tinha a vida de Deus em seu espírito, optou por pecar e perdeu a habitação do Espírito Santo; Jesus nasceu com o Espírito Santo; mas assim mesmo precisou que o Espírito Santo viesse sobre ele, para iniciar o seu ministério.

 Lucas 3:21~22 e 4:1

  • Se Jesus precisou receber o batismo do Espírito Santo sobre ele para iniciar o seu ministério, quanto mais nós que chegamos a Deus cheios de problemas, dificuldades e limitações.

 Atos 1:8; mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém, como em toda Judéia e Samaria, e até os confins da terra.

 

  • Muitos teólogos não creêm nessa manifestação plena de poder; porém, se pensassem que até mesmo Jesus Cristo precisou receber esse revestimento de poder, toda estrutura teológica seria abalada e a revelação plena da Palavra de Deus, seria manifestada a eles. Por não creêm assim, certas passagens bíblicas ficam como que bloqueadas no entendimento e não enxergam a plenitude da verdade da Palavra de Deus.
  • Vamos analizar algumas passagens bíblicas e ver que o batismo do Espírito Santo, o batismo das águas e o batismo no corpo de Cristo, são fatos distintos.

 Atos 8:1~25; o evangelho em Samaria
 

      • V.12; "... batizavam-se homens e mulheres."


Felipe pregou, homens e mulheres creram e nasceram de novo, em outras palavras foram batizadas no corpo de Cristo.
Então, "batizavam-se homens e mulheres"; batizavam-se nas águas. Esta foi a seqüência aqui.
Será que Felipe batizou alguém (nas águas), que não recebeu Jesus no seu coração e que não tenha nascido de novo? Se eles se batizavam é porque receberam a Jesus e se receberam a Jesus, foram batizados no corpo de Cristo e o Espírito Santo já estava habitando neles.

·         V.13~15; "...enviaram-lhes Pedro e João, os quais, tendo descido, oraram por eles, para que recebecem o Espírito Santo."


Mas já não tinham sido batizados em nome de Jesus? Já não tinham sido batizados no corpo de Cristo e o Espírito Santo habitava neles? Então porque Pedro e João oravam para que eles recebecem o Espírito Santo?

 

·         V.16~17; "Porque sobre nenhum deles havia ele (o Espírito Santo) descido ainda; mas somente tinham sido batizados em nome do Senhor Jesus. Então ... receberam o Espírito Santo."


Este é o batismo do Espírito Santo sobre, batismo de revestimento, de poder, de capacitação para ser testemunha.

 

·         Aqui não diz que falaram em línguas estranhas (estudaremos o que são línguas estranhas), porém alguma manifestação havia. V.18; "Quando Simão viu que pela imposição de mãos dos apóstolos se dava o Espírito ..."; havia algum sinal, alguma manifestação visível após receberem o Espírito Santo sobre.

 

·         V.18~19; se não acontecesse nada quando os apóstolos impunham as mãos, o que Simão estava querendo? Simão estava acostumado a grandes sinais (V.9~11). O povo recebia o poder do Espírito Santo e manifestava esse poder e vimos que já haviam sido batizados em nome do Senhor Jesus. Os apóstolos impuseram as mãos, sobre eles veio o Espírito Santo e então completou-se a obra de revestimento de poder.

  •  Atos 10:44~48; Pedro na casa do Cornélio

·         V.44; Na casa de Cornélio, "enquanto Pedro ainda dizia estas coisas (Pedro estava evangelizando a família de Cornélio), desceu o Espírito Santo sobre todos os que ouviam a palavra". Uma coisa é o Espírito Santo estar dentro, o que ocorre no novo nascimento (batismo no corpo de Cristo), outra coisa é vir sobre (Batismo do Espírito Santo).

 

·         V.45; "os crentes que eram de circuncisão (que eram judeus), ... maravilhavam-se de que também sobre os gentios se derramasse o dom do Espírito Santo, V.46; porque os ouviram falar em línguas e magnificar a Deus" Era o sinal.

 

·         V.47 e 48; "... receberam o Espírito Santo? Mandou, pois, que fossem batizados em nome de Jesus Cristo...".


Aqui ocorreu o inverso do que aconteceu em Samaria, primeiro foram batizados com o poder do Espírito Santo e depois batizados nas águas. Porém, com certeza, durante a pregação de Pedro, creram em Jesus Cristo, nasceram de novo, e foram primeiramente batizados no Corpo de Cristo. Notem que são fatos distintos que devem acontecer na mesma ocasião.

  •  Atos 19:1~6; Paulo em Éfeso.

·         V.2; "Recebestes vós o Espírito Santo quando crestes?"; O dom do Espírito Santo é concebido quando se crê em Jesus Cristo.

 

·         V.5~6; "quando ouviram isso, foram batizados em nome do Senhor Jesus. Havendo-lhes Paulo imposto as mãos, veio sobre eles o Espírito Santo, e falavam em línguas e profetizavam."

 

·         Aqui também vemos 2 fatos distintos que devem acontecer (ou deveriam se o evangelho fosse pregado em sua plenitude) na mesma ocasião.

 

·         O Dr. R.A.Torrey, primeiro diretor do Instituto Bíblico Moody, disse: É evidente que o batismo com o Espírito Santo é uma operação do Espírito Santo distinta de sua obra regeneradora, e é adicional a esta. Um indivíduo pode ser regenerado pelo Espírito Santo (nascer de novo), sem ser batizado pelo Espírito Santo. Na regeneração é concebida a vida pelo poder do Espírito Santo, e quem recebe esta vida espiritual (vida zoé, vida da qualidade de Deus) é salvo. No batismo com o Espírito Santo, é concedido o poder pelo Espírito Santo, capacitando o crente que o recebe, para o serviço (e ser-me-eis testemunhas).



Qualquer dúvida ou dificuldade, mande-nos um whats 62 9 9258 9911, que o mais rápido possível iremos responder sua pergunta. Obrigado!


https://www.google.com/search?q=Batismo+do+Esp%C3%ADrito+Santo&sxsrf=AOaemvL0yb7jkPPLAtbTrI1zkp9HA03xkw:1636503253650&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiIz-3YwYz0AhX_EbkGHYn5BbEQ_AUoA3oECAEQBQ&biw=1588&bih=757&dpr=1.21#imgrc=1kXSq7H8fZHJgM