31 agosto 2021

COMO SER DIRIGIDO PELO ESPÍRITO SANTO

 

Como Podemos ser Guiados pelo Espirito Santo?


Este assunto é muito importante porque, ainda que seja cristão há muitos anos, nunca poderá experimentar o sucesso para as várias áreas da sua vida se não for guiado pelo Espírito Santo.

 

É necessário começar a conhecer o Espírito Santo iniciando por entendê-lo através da Palavra de Deus. Ele é em si, tudo o que a Palavra diz que Ele é; Ele fará em si tudo o que a Palavra diz que Ele fará. Quando descobrir como Ele se manifesta em si e render-se à sua presença, terá o sucesso para a sua vida. O Espírito Santo é a terceira pessoa de Deus e está hoje na Terra, no entanto, em muitas Igrejas não Lhe é permitida a entrada. Pastores há que, programam tudo para a sua Igreja, e quando o Espírito Santo os quer instruir em alguns aspectos, não tem permissão para isso.

 

DEUS GUIA-NOS DE VÁRIOS MODOS

 

Joao 16:13 - "Mas quando vier aquele Espírito de verdade, Ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há-de vir."

 

Deus guia os Seus filhos de várias maneiras:

 

Através da Palavra de Deus. (A Palavra de Deus está sempre em 1º lugar).
Através do nosso espírito. ( O Espírito Santo é quem reside em nós e fala ao nosso espírito).
Através de sonhos
Através de visões
Através de profecias

-------------------------------------------------------------------------------

 

Acesse nossas Redes Sociais:

 

https://linktr.ee/quadrangularvida

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

I Cor 12:7-10 - "A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito para o proveito comum. Porque a um, pelo Espírito, é dada a palavra da sabedoria; a outro, pelo mesmo Espírito, a palavra da ciência; a outro, pelo mesmo Espírito, a fé; a outro, pelo mesmo Espírito, os dons de curar; a outro a operação de milagres; a outro a profecia; a outro o dom de discernir espíritos; a outro a variedade de línguas; e a outro a interpretação de línguas."

 

As orientações do Espírito Santo vem através da leitura, meditação e no ouvir a Palavra de Deus através de ministradores do reino (pregadores, mestres etc). O Espírito Santo também orienta o crente através de sua comunhão em oração, jejum e ainda por um testemunho interior.

  • Pv 20: 27 - "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do coração."
  • João 14:26 - " Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito."
  • João 15:7 - "Se vós permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedi o que quiserdes, e vos será feito."
  • João 16:13 - "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras."
  • II Tim :16,17 - "Toda Escritura é divinamente inspirada e proveitosa para ensinar, para repreender, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente preparado para toda boa obra."
  • Rm 8:26 - "Do mesmo modo também o Espírito nos ajuda na fraqueza; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o Espírito mesmo intercede por nós com gemidos inexprimíveis."
  • II Tim 4:2 - "prega a palavra, insta a tempo e fora de tempo, admoesta, repreende, exorta, com toda longanimidade e ensino."
  • Heb 13: 7, 17 - "Lembrai-vos dos vossos guias, os quais vos falaram a palavra de Deus, e, atentando para o êxito da sua carreira, imitai-lhes a fé. Obedecei a vossos guias, sendo-lhes submissos; porque velam por vossas almas como quem há de prestar contas delas; para que o façam com alegria e não gemendo, porque isso não vos seria útil."
  • At 13:2 - "Enquanto eles ministravam perante o Senhor e jejuavam, disse o Espírito Santo: Separai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado."

O Testemunho Interior

 

  • Pv 20: 27 - "O espírito do homem é a lâmpada do Senhor, a qual esquadrinha todo o mais íntimo do coração."

O Espírito Santo habita no salvo com a finalidade de levá-lo a falar, pensar e agir em conformidade com a Palavra de Deus.
Certamente a lâmpada referida no verso acima seria uma espécie de lamparina de azeite, mas com o mesmo propósito da lâmpada elétrica que conhecemos hoje. Ela serve para iluminar algo. Da mesma forma o "espírito do homem" viria a ser aquilo a que a luz do Senhor (o Espírito Santo) vem iluminar (revelar).
A partir de uma comunhão crescente do homem com seu criador, aquele passa a perceber certos direcionamentos do Espírito em seu dia-a-dia.

  • Rm 8:14 - "Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus"

 

O homem é um espírito, tem uma alma que habitam em um corpo físico.

  • I Tes 5:23 - "E o próprio Deus de paz vos santifique completamente; e o vosso espírito, e alma e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo."

Há um homem interior e um homem exterior. O homem exterior não é o verdadeiro, é apenas uma casca, uma casa, morada temporária para o verdadeiro homem interior que nunca envelhece: o espírito.

  • I Pedro 3:4 - "mas seja o do íntimo do coração, no incorruptível traje de um espírito manso e tranquilo, que és, para que permaneçam as coisas"

O Espírito Santo orienta o converso através de uma "voz mansa e suave" (um impulso, "palpite") que está sempre em harmonia com a Palavra, visando dar orientação de vida. Esta orientação é o testemunho interior, uma forma primária de Deus guiar seus filhos.
Você vez por outra diz: "eu acho que isso não vai dar certo...", ou "eu tenho um palpite de que...".
Se você está em comunhão com Deus e observou que aquela "intuição" está de acordo com a Palavra, então você não teve uma intuição, o Espírito Santo falou a seu espírito. Obedeça, valorize a voz do espírito, e o Senhor continuará a lhe falar coisas mais superiores. É como subir uma escada, degrau a degrau.

  • I Cor. 2:12 - "Ora, nós não temos recebido o espírito do mundo, mas sim o Espírito que provém de Deus, a fim de compreendermos as coisas que nos foram dadas gratuitamente por Deus"

O grau de comunicação do Espírito Santo com você varia proporcionalmente ao crédito que se dá às suas orientações.
O apóstolo Pedro certamente já havia subido muitos degraus em sua comunhão com Deus, a ponto de o Espírito lhe falar particularidades interessantes: "Estando Pedro ainda a meditar sobre a visão, o Espírito lhe disse: Eis que dois homens te procuram. Levanta-te, pois, desce e vai com eles, nada duvidando; porque eu tos enviei." Atos 10:19.

  • Rm 8:16 - "O Espírito mesmo testifica com o nosso espírito ..."

Você não precisa apressar-se demasiadamente com certas coisas. Está escrito em Isaías 28:16: "...aquele que crer não se apressará."
A sua consciência é a voz do seu espírito, essa voz mansa e suave, palpite, intuição. O seu espírito sabe coisas que sua cabeça não sabe. A sua consciência sabe quando você está fazendo algo certo ou errado. Aprenda a depender dAquele que está em você. Aprenda a desenvolver o seu próprio espírito. Tenha fé na sua fé.

A recusa aos impulsos do Espírito pode levar o crente a uma vida espiritual medíocre ou até mesmo à morte espiritual, conforme Romanos 8:13,14: "porque se viverdes segundo a carne, haveis de morrer; mas, se pelo Espírito mortificardes as obras do corpo, vivereis. Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus."
Por outro lado, a aceitação à orientação divina nos leva a um viver tranquilo, conforme relatado em Gl. 5:22,23: "Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade, a mansidão, o domínio próprio; contra estas coisas não há lei."

Smith Wigglesworth, o grande apóstolo da fé da Inglaterra disse: "Não me impressiono com aquilo que sinto. Não me impressiono com aquilo que vejo. Impressiono-me apenas com aquilo que creio."

  • João 16:13 - "Quando vier, porém, aquele, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá o que tiver ouvido, e vos anunciará as coisas vindouras"
  • João 14:26 - "Mas o Ajudador, o Espírito Santo a quem o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto eu vos tenho dito."

Temos, no entanto de examinar todas as coisas que nos é falada à luz da Palavra de Deus. O Espírito Santo fala apenas coisas que estão em concordância com a Palavra. Nem toda voz é de Deus. Cuidado ! É preciso estar com constante contato, lendo a Palavra para não aceitar gato por lebre. É importante estar atento, pois o Espírito nunca lhe dirá coisas erradas.

Quatro regras mediante as quais você pode treinar e desenvolver seu próprio espírito humano:

  • Pela leitura e meditação na Palavra
  • Pela prática da Palavra
  • Por dar o primeiro lugar à Palavra
  • Por obedecer instantaneamente a voz do seu espírito.

Se o seu espírito teve o privilégio de meditar na Palavra, de praticar a Palavra, de colocá-la em primeiro lugar, então seu espírito é uma fonte de orientação segura.

Recomendação do Apóstolo Paulo em Gl. 5:16,25:

  • "Digo, porém: Andai pelo Espírito, e não haveis de cumprir a cobiça da carne. Se vivemos pelo Espírito, andemos também pelo Espírito."


 


Crédito da imagem: https://www.google.com/search?q=COMO+SER+DIRIGIDO+PELO+ESP%C3%8DRITO+SANTO&sxsrf=AOaemvJGndxR29RaTc33xRjvytsomD3S3w:1630454241881&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwiggaOvu9zyAhU2qpUCHSZvB78Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1588&bih=757#imgrc=opaLlLTM0J5MUM

28 agosto 2021

Solidariedade

 Ser Solidário é Sentir e  Atender 

                          a Necessidade do Próximo                                                               

                                                         ( Átila Eduardo Caixeta )




Significado de Solidariedade  



Característica da pessoa solidária, de quem está disposto a ajudar, acompanhar ou defender outra pessoa.Manifestação desse sentimento com o propósito de ajudar; ajuda, amparo, apoio.Compadecimento com as dificuldades ou sofrimentos de outras pessoas; companheirismo: estou aqui em solidariedade à família do doente.Assistência moral demonstrada a uma pessoa em determinadas situações: depois do jogo, ele manifestou sua solidariedade ao seu adversário.Identificação com as misérias alheias; conhecimento do sofrimento daqueles que são pobres.Partilha de interesses e opiniões: opinei a favor em solidariedade à sua luta![Jurídico] Acordo através do qual algumas pessoas se sentem obrigadas umas em relação as outras e/ou cada uma (individualmente) em relação as demais.Estado de uma ou mais pessoas que compartilham de modo igual, e entre si, as obrigações de um ato, empresa ou negócio e, por sua vez, arcam com as responsabilidades que lhes são particulares; interdependência.Identificação de pensamentos, ideias, sensações, sentimentos etc.Propriedade de solidário: ação de solidariedade.Etimologia (origem da palavra solidariedade). A palavra solidariedade deriva da junção de solidário, com alteração do -o- para -e-, e do sufixo -dade.

Sinônimos de Solidariedade

Solidariedade é sinônimo de: amparoapoioajudainterdependênciacompanheirismoreciprocidadecorrelaçãocorrespondênciamutualidadeinteraçãoreciprocação

Antônimos de Solidariedade

Solidariedade é o contrário de: insolidariedadeindividualismoegoísmoegocentrismo

* Significado de Solidariedade  > https://www.dicio.com.br/solidariedade/  acesso em 28/08/21  


-------------------------------------------------------------------------------

Acesse nossas Redes Sociais: 

https://linktr.ee/quadrangularvida

-------------------------------------------------------------------------------


a Imagem contida neste texto foi retirada em 28/08/21 de: https://www.google.com/search?q=solidariedade&sxsrf=AOaemvL--RXoTdV1olrlUMMIhyRx_BWiSQ:1630152812102&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=2ahUKEwivva262NPyAhU5HrkGHdmiAT0Q_AUoAXoECAEQAw&biw=1588&bih=757#imgrc=NsS5_NL--1CnlM

24 agosto 2021

Regras Básicas para o Crescimento Espiritual


 

Conheça seis passos vitais para quem é Seguidor de Jesus Cristo

 

Se você recebeu Jesus Cristo como seu Senhor e Salvador pessoal, você sempre deverá estar entusiasmado a buscar novas experiências com Deus.

Isso é saudável e bom.

Os anjos de Deus também estão entusiasmados.

 

Jesus disse, "Há júbilo diante dos anjos de Deus por um pecador que se arrepende." [Lucas 15:10]

 

Portanto, como cristão, é muito importante que reconheça sua necessidade pessoal de crescer diariamente na vida espiritual. Para tornar-se uma pessoa forte e espiritual, você precisa seguir as "regras de treinamento" encontradas na Palavra de Deus.

 

Acesse nossas Redes Sociais:  https://linktr.ee/quadrangularvida

 

 

Existem seis regras básicas que encontramos sobre o crescimento espiritual:

 

 

1. Alimente-se da Palavra de Deus Diariamente

 

 

Somos projeto e criação de Deus; portanto, ele nos compreende perfeitamente. Conhece todas nossas necessidades. Sabe das nossas dúvidas, temores e fraquezas.

 

É por este motivo que nos deu sua Santa Palavra. Estudando a Palavra de Deus, aprendemos a compreender a nós mesmos. As tendências pecaminosas da natureza humana são expostas com clareza e somos advertidos a fugir daquilo que contamina e afasta o homem de Deus. "De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra." [Salmos 119:9] Leia também Salmos 19:7-11.

 

A Palavra de Deus nutre o espírito do homem. O apóstolo Pedro a compara ao leite em 1 Pedro 2:2, "Desejai ardentemente, como crianças recém-nascidas, o genuíno leite espiritual, para que por ele vos seja dado crescimento para salvação." Do mesmo modo como a criança precisa do leite para matar a fome, o cristão deve sentir fome pela Palavra de Deus. Quando você tem "fome e sede" [Mateus 5:6] pela Palavra de Deus, e alimenta-se periodicamente dela, o resultado será seu crescimento espiritual!

 

Mas você pode dizer, "Reconheço que meu apetite pela Palavra de Deus não é como deveria ser. Como faço para despertá-lo?"

 

Examine sua atitude com relação à Palavra. Você já entregou sua vida à autoridade da Palavra? Reconhece sua necessidade de olhar para o espelho de Deus e ver aquelas coisas que de outra forma não veria? Crê realmente que a Palavra de Deus é viva e eficaz, e poderosa... [Hebreus 4:12] e que pode transformar sua vida? Já passou tempo suficiente com a Palavra de Deus para ficar verdadeiramente satisfeito? Ou está se alimentando em outras fontes e apenas "beliscando" na Palavra de Deus?

 

Exercite fé verdadeira ao ler a Palavra. Creia que Deus esteja falando a você de uma maneira muito pessoal. Reivindique as promessas feitas a você pessoalmente [quando você atender às condições]. Seja diligente e zeloso em buscar as "gemas" que estão abaixo da superfície. Tenha a certeza de que quanto mais você cavar, mais preciosas serão as gemas que encontrará. Procure as prescrições de Deus para suas necessidades diárias, e depois aplique-as na sua vida cotidiana.

 

Uma alimentação adequada na Palavra de Deus não somente o guardará da morte espiritual, como também o capacitará a "suportar as dificuldades", como um "bom soldado de Jesus Cristo" [2 Timóteo 2:3] Ao lutar contra a tentação, use "a espada do Espírito, que é a palavra de Deus" [Efésios 6:17]. Jesus exemplificou o uso dessa arma quando foi tentado no deserto pelo Diabo. [Mateus 4:1-11].

 

Além disso, um estudo pessoal da Palavra é essencial para ser "santificado e útil ao seu possuidor e preparado para toda boa obra" [2 Timóteo 2:21]. Se você deseja trabalhar para o Senhor, então estude para "apresentar-te a Deus, aprovado, como obreiro que não tem do que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade" [2 Timóteo 2:15]

 

Agora, vamos considerar alguns pontos práticos que podem ajudá-lo na leitura e meditação na Bíblia. Se possível, escolha um horário e um local onde possa estar a sós com Deus, livre de interrupções. Certifique-se de estar mentalmente alerta e desligado das outras responsabilidades. Encare esse tempo como um compromisso seu com Deus e dê-lhe a prioridade apropriada. Gaste tempo suficiente para receber uma bênção real. Medite naquilo que você recebeu e compartilhe com outros sempre que tiver oportunidade durante o dia.


 

2. Preencha sua Vida com a Oração e o Louvor

 

Quando você medita nas Escrituras, Deus está falando com você. Quando ora ou louva, está expressando seus pensamentos e desejos a Deus. A oração e o louvor estão intimamente relacionados. A oração sempre deve incluir louvor a Deus por sua grandeza, seu amor, sua misericórdia, e assim por diante. O louvor sempre deve ser proferido em uma atitude de oração reverente. Juntos, produzem um espírito de adoração que você deve manter o tempo todo. É assim que podemos cumprir as recomendações em 1 Tessalonicenses 5:16-18, que diz, "Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças; porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco."

 

Para manter o espírito de devoção durante todo o dia, você precisa começar o dia com oração privada e pessoal. Se Jesus, o divino Filho de Deus, achou necessário passar muito tempo em oração particular, quanto mais deveríamos nós sentir a necessidade de passar tempo em oração particular com Deus! Os relatos bíblicos indicam que grandes homens e mulheres de Deus tornaram-se grandes por dedicarem muito tempo à oração. Quando você preencher sua vida com oração e louvor, logo descobrirá o valor e a recompensa da oração. Que bênção quando aprendemos a lançar sobre o Senhor todas as nossas ansiedades [1 Pedro 5:7] e deixá-las ao seu cuidado! Que consolação tem o nosso coração quando pedimos com fé, crendo que Deus é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos [Efésios 3:20]! Que privilégio e alegria termos um relacionamento de filho com o Pai perfeito [Romanos 8:15]!

 

 

3. Comunhão com os Verdadeiros Crentes 

 

O salmista escreveu "Companheiro sou de todos os que te temem e dos que guardam os teus preceitos" [Salmos 119:63]. Provérbios 13:20 diz. "Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau." Essa Escritura diz que ficaremos iguais às companhias que tivermos. Encontramos advertências similares no Novo Testamento. O apóstolo Paulo disse aos coríntios, "Não vos enganeis, as más conversações corrompem os bons costumes" [1 Coríntios 15:33]. Ou, em outras palavras, as más companhias corrompem a boa moral. Em sua segunda carta, Paulo disse aos coríntios, "Não vos ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniquidade? ou que comunhão da luz com as trevas?" [2 Coríntios 6:14] Essa Escritura ensina claramente que um filho de Deus não pertence à companhia dos infiéis. Isso significa que talvez você tenha que cortar algumas de suas amizades e fazer novos amigos.

 

O melhor lugar para encontrar o tipo certo de amizades é em uma igreja fundamentada na Bíblia. Se você ainda não está em comunhão com uma igreja local assim, precisa encontrar uma. Não ache que você não precisa se identificar com uma igreja organizada. Esse é um dos argumentos modernos que Satanás está usando. Um cristão sem uma igreja é como uma criança sem um lar. Algo muito importante está faltando.

 

Quando você encontrar uma igreja corretamente fundamentada na Bíblia, dê-lhe seu total apoio. Compareça regularmente aos serviços e envolva-se nas atividades espirituais da congregação. Submeta-se aos padrões e costumes da igreja [ela certamente terá alguns].

 

As bênçãos espirituais do relacionamento com um corpo de outros fiéis não pode ser comparado aos valores terreais. Compartilhar as ordenanças; as expressões de amor fraternal; uma perfeita confiança um no outro; uma disposição de compartilhar e ajudar nos tempos de dificuldade; o aconselhamento e a admoestação fraternal -- tudo isso é parte de uma comunidade cristã calorosa e espiritual. Como cristão, você certamente precisa dessa comunhão.

 



4. Abandone os Prazeres Pecaminosos Deste Mundo

 

Para fazer isso, você precisa compreender corretamente o relacionamento do cristão com este mundo pecaminoso. O apóstolo João escreveu, "Não ameis o mundo, nem as cousas que há no mundo. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele. Porque tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida não procede do Pai, mas procede do mundo. Ora, o mundo passa, bem como a sua concupiscência; aquele, porém, que faz a vontade de Deus permanece eternamente." [1 João 2:15-17] Esta Escritura, bem como muitas outras, diz-nos que o mundo está cheio do mal e da impiedade. Satanás é quem está na regência deste mundo. Ele é o espírito que trabalha contra Deus, produzindo as impiedades e o pecado que nos rodeia. [Efésios 2:2]

 

Alguns dos prazeres deste mundo podem parecer inocentes e inofensivos, mas um exame mais atento revelará que segui-los é o início de uma caminhada que leva o homem para longe de Deus. Servir aos prazeres do mundo é tentar gratificar a carne. Entretanto, nossa natureza pecaminosa nunca se satisfaz na indulgência; ela simplesmente quererá mais e mais e isso acaba afundando a pessoa em pecados cada vez maiores.

 

A resposta da Bíblia é: Crucifique a carne. "Os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne com suas paixões e concupiscências." [Gálatas 5:24] "Porque, se viverdes segundo a carne, caminhais para a morte; mas, se pelo Espírito mortificardes os feitos do corpo, certamente vivereis." [Romanos 8:13] Precisamos dizer não a todos os desejos pecaminosos. Qualquer envolvimento com os prazeres sensuais deste mundo certamente trará morte espiritual. Como um filho de Deus, você é chamado para uma vida de pureza e santidade.

 

 

 

5. Enfrente Toda a Oposição Com o Escudo da Fé

 

 

Oposição? Sim. Muitas Escrituras falam da experiência cristã como uma guerra e uma batalha contra o inimigo de nossas almas. Satanás está determinado a ganhá-lo de volta, de modo que você deve se preparar para a batalha. Satanás tem muitas ciladas, esquemas e estratagemas diferentes que usa para alcançar seus propósitos. Uma das suas armas mais eficientes é o desânimo. O Diabo sabe que se conseguir nos levar ao desânimo, provavelmente tiraremos nossa armadura. Assim, seremos um alvo fácil para ele. Alguns de seus ardis para nos levar ao desânimo são a dúvida, a preocupação e o medo.

 

Outro esquema de Satanás é enviar a zombaria. Ele sabe que todos queremos ser aceitos em um grupo social, de forma que envia escarnecedores para zombar de nós. Ele pode até mesmo usar seus familiares, colegas de trabalho ou qualquer outra pessoa. E eles terão muitas coisas para escarnecer, pois somos novas criaturas em Cristo Jesus [2 Coríntios 5:17].

 

Um dos ardis mais antigos de Satanás e que ele ainda usa muito é a sedução; ele faz o pecado parecer atraente e apelativo; procura despertar as paixões carnais que estão dentro de nós; esconde as conseqüências do pecado dos nossos olhos e diz, "Vá em frente, aproveite. Todo mundo faz isso." Mas essa é uma das muitas mentiras do Diabo. O final é remorso e vergonha. A sedução nada mais é que o engano do pecado. Essa é uma tentação muito comum para a qual você deve estar vigilante.

 

Mas, graças a Deus, que nos dá as condições de sermos vitoriosos nessa batalha. Paulo, um dos maiores expoentes da fé cristã, brindou-nos com estas palavras: "Quanto ao mais, sede fortalecidos no Senhor e na força do seu poder. Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para poderdes ficar firmes contra as ciladas do Diabo ... embraçando sempre o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do maligno." [Veja Efésios 6:10-18] Quando a oposição vier, não vire as costas; enfrente o inimigo na força do Senhor e abraçando o escudo da fé. Deus lhe dará a vitória.

 

 

 

6. Siga o Exemplo de Jesus Cristo de Serviço e Submissão

 

 

Jesus Cristo veio a este mundo para ser nosso exemplo e para que sigamos seus passos [1 Pedro 2:21]. "Ele não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." [Mateus 20:28] Jesus sempre fez o bem. [Atos 10:38] Ele curou os enfermos; disse palavras de conforto àqueles que estavam aflitos e feridos, e ofereceu libertação àqueles que estavam acorrentados ao pecado. Ele é nosso exemplo perfeito do amor e da compaixão de Deus pelos homens. Agora que você é um cristão, precisa também seguir esse exemplo de Jesus.

 

Isso requer uma submissão total ao senhorio de Jesus Cristo. Significa que você não apenas o recebe como seu Salvador do pecado, mas que também o proclama como Rei da sua vida. Verdadeiramente, devemos toda nossa vida a ele. Somos dele por criação e por redenção. "Acaso não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmo? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo." [1 Coríntios 6:19]

 

A verdadeira beleza de caráter; a verdadeira paz, alegria e felicidade; o verdadeiro propósito e significado na vida encontram-se somente em ser um discípulo voluntário e que ama o Senhor Jesus Cristo. Isso requer um compromisso diário da sua parte. Cada dia você precisa colocar no seu coração o propósito de seguir fielmente o exemplo de Cristo e permitir que o "fruto do Espírito" [Gálatas 5:22, 23] encha sua vida. Se seguir com fidelidade diariamente, tornar-se-á cada vez mais parecido com seu Mestre e Senhor. Certamente, o objetivo de todo cristão é ser conformado com a imagem de Cristo [veja 2 Coríntios 3:18]. Que Deus o abençoe na sua caminhada e, como Cristo, tenha seus olhos nos objetivos celestiais, sabendo que após a cruz, vem a coroa.

 

17 agosto 2021

Experiências Profundas com Deus

 

Amigo íntimo de Deus

 

 

Deus nos tem como filhos e, desta forma, zela para que tenhamos experiências íntimas com Ele.

 

 

“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15:15

 

 

O segredo para ter experiências particulares com Deus é buscar ser íntimo dEle.

 

Jesus Cristo era íntimo do Pai, e essa intimidade teve com Seus discípulos, apesar de alguns terem sido mais íntimos.

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Acesse nossas Redes Sociais:

 

https://linktr.ee/quadrangularvida

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Amigo é aquele, que podemos contar em todos os momentos da nossa vida. Amigo é aquele que te ama, te compreende, te ajuda, te abraça, te acompanha até o fim.

 

Existem 4 etapas na vida de um cristão:

 

1. Seguidor = Aquele que não produz fruto - (João 15:1-2) “Eu sou a videira verdadeira, e meu Pai é o viticultor. Toda vara em mim que não dá fruto, ele a corta; e toda vara que dá fruto, ele a limpa, para que dê mais fruto.”

 

2. Discípulo = Aquele que dá fruto e é obediente a Deus - (João 15:5) “Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer.”

 

3. Filho = Aquele que usufrui da herança que lhe é de direito - (João 15:9) “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

 

4. Amigo = Aquele que, além de usufruir de toda herança do Pai, ele é um apaixonado pelo Pai celestial (João 15:26-27) “Quando vier o Consolador, que eu vos enviarei da parte do Pai, o Espírito da verdade, que do Pai procede, esse dará testemunho de mim; e também vós dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.”

 

Obs.: É lógico que todos os cristãos verdadeiros, são necessariamente, servos de Cristo. Não há outra escolha, ou temos Jesus Cristo como Senhor de nossas vidas, ou não somos dEle. Mas Cristo quer que sejamos servos-amigos dEle, não apenas escravos.

 

I - Escravo não consegue experimentar o amor de seu senhor, Amigo íntimo vive abraçado pelo seu Pai! - (João 15:9) “Como o Pai me amou, assim também eu vos amei; permanecei no meu amor.”

 

(João 17:22-23) “E eu lhes dei a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um; eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, a fim de que o mundo conheça que tu me enviaste, e que os amaste a eles, assim como me amaste a mim.”

 


•É o amor que traz alegria ao coração do Pai, traz prazer, satisfação;

•O amor que nos aceita como somos;

O amor que nos protege neste mundo tenebroso - (João 17:11) “Eu não estou mais no mundo; mas eles estão no mundo, e eu vou para ti. Pai santo, guarda-os no teu nome, o qual me deste, para que eles sejam um, assim como nós.

(João 17:15) “Não rogo que os tires do mundo, mas que os guardes do Maligno.”

•O amor que nos leva à vitória, à alegria da Presença da glória de Deus.

 

II – Escravo dorme lá fora, Amigo íntimo não sai do aconchego de seu Pai (15:19)

 

•Deus nos tirou lá de fora: Lugar de frio, angústia, solidão, tristeza, pecado...

 

O desejo de Jesus é este: (João 17:24) “Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo.”

 

III – ESCRAVO É COMPRADO POR CAUSA DA SUA MÃO DE OBRA, AMIGO ÍNTIMO POR CAUSA DO GRANDE AMOR DE DEUS - (João 15:16) “Vós não me escolhestes a mim mas eu vos escolhi a vós, e vos designei, para que vades e deis frutos, e o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo quanto pedirdes ao Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.”

 

Coração transparente é aquele que não tenta esconder nada de Deus.

 

É um Coração apaixonado por Jesus, dedicado, fervoroso, submisso, sincero, honesto.

 

...pois são teus = (João 17:9) “Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me tens dado, porque são teus;”

 

IV – Escravo trabalha e dorme, Amigo íntimo recebe as grandes revelações do Pai - (João 15:15) “Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.”

 

(Jer. 33:3) “Clama a mim, e responder-te-ei, e anunciar-te-ei coisas grandes e ocultas, que não sabes.”

Eu vou te revelar o que está acontecendo no teu coração;

Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua casa;

Eu vou te revelar o que está acontecendo na tua cidade, no teu país;

Eu vou te revelar o que está acontecendo no mundo;

Eu vou te revelar o que está acontecendo no Universo;

Eu vou te revelar o que está acontecendo até no céu: Os anjos prostrados e me adorando. Querubins, Serafins, Anjos e Arcanjos com grande multidão de salvos me adorando e celebrando uma festa na minha Presença, diz o Senhor!

10 agosto 2021

Intimidade com Deus


 

Desde o passado, Deus tem, à Sua maneira, procurado manter o contato e a comunhão com o homem - obra da Sua criação. A História e a Bíblia nos mostram que com o passar do tempo o homem foi se distanciando cada vez mais de Deus, e não Deus do homem.

 

Deus falava com Adão no paraíso, na viração do dia. Adão ouvia a Sua voz e ambos travavam um diálogo de perto.

 

Deus fez conhecer a Noé e sua família sobre o plano de destruir toda a terra com o dilúvio.

 

Abraão é considerado o amigo de Deus. Deus lhe falava de tão profunda maneira e entre ambos havia tal intimidade que Deus chegou a pedir-lhe que sacrificasse o seu filho Isaque. O que, atendendo, o Senhor retorna a Abraão e diz-lhe não ser necessário o cumprimento de tamanha prova de fidelidade.

 

Isaque cresceu ouvindo falar dos feitos de Deus na vida de seus pais e também experimentou um grau de relacionamento próximo a Deus.

 

Jacó viu os anjos de Deus subirem e descerem de uma escada e também era orientado por Ele. A comunhão já não era a mesma de antigamente, mas Deus continuava a falar com Seus servos.

 

José possuía tamanha comunhão com Deus que mesmo em meio às adversidades enfrentadas, quando vendido pelos irmãos ou quando preso nas cadeias do Egito, Deus se manifestava a ele, preservando-o do perigo. Deus lhe falava e o usava nos sonhos que sonhava.

 

Moisés foi levantado para libertar o povo hebreu do Egito, e antes de cumprir tamanha missão falou com Deus e Deus falou com Ele.

 

Sempre de alguma maneira Deus queria falar ao Seu povo. Utilizou reis, falou através dos seus profetas, dirigindo e guiando o Seu povo.

 

Teríamos muitos exemplos para ver como Deus se manifestava a estes servos que não eram muito melhores do que nós. Elias, Eliseu, Jeremias, Gideão, Balaque e outros são exemplos bíblicos de pessoas que mantinham comunhão com Deus, e o Senhor lhes falava em meio às circunstâncias que viviam. Deus usou um jumento para falar com Balaque. Através de um pedaço de algodão falou com Gideão.

 

Hoje Ele nos tem falado através do Seu Filho.






 

Feita esta introdução, vejamos alguns objetivos deste estudo:

 

Ø Mostrar que é possível ter intimidade com Deus - Salmo 25:14.

Ø Obter intrepidez para entrar no lugar Santo dos Santos - Hebreus 10:19,20.

Ø reter a graça de Deus para servi-Lo - Hebreus 12:28.

Ø Findar com os altos e baixos espirituais - Ef 4:14.

Ø Tornar-se uma Pedra Viva - I Pd 2:5.

Ø Desenvolver um relacionamento mais real de filho para com o Pai - Rm 8:16.

Ø Desenvolver os frutos do Espírito em nossas vidas - Gl 5:22.

Ø Tornar-se verdadeiramente um despenseiro dos mistérios de Cristo - I Cor 4:1.

 

Certamente que outros objetivos poderiam ser citados, porém vamos nos ater a estes apenas, buscando tirar os maiores ensinamentos possíveis, de tal maneira que possamos obter frutos palpáveis ao final do retiro. Em primeiro lugar é importante reconhecer a situação do homem em relação a Deus.

 

Situação antes de encontrar-se com Cristo, durante a sua vida cristã aqui na terra e posteriormente após a morte.

 

Antes do encontro com Cristo

 

Éramos inimigos - Rm 5:10. Escravos do pecado - Rm 6:17,20. Destinados à morte, não tínhamos escapatória da condenação eterna. A salvação de nossas almas só pôde ser alcançada pela Graça de Deus, sem intermediação de obras humanas. Éramos inúteis espiritualmente, Rm 3:12. A condição a que estávamos submetidos era terrível e sem saída, porém o próprio Deus providenciou uma saída para nós: deu Seu próprio Filho por expiação para morrer em nosso lugar. Fez isso exclusivamente por amor. Sua maior criação, o homem, estava condenado à morte e Ele como o Oleiro dos oleiros, resolve dar mais uma oportunidade ao "vaso", de ser mais uma vez moldado e formado de novo. Chegamos à salvação!

 

-------------------------------------------------------------------------------

 

Acesse nossas Redes Sociais:

 

https://linktr.ee/quadrangularvida

 

-------------------------------------------------------------------------------


                        A nossa vida cristã

 

Ao ingressarmos no Reino espiritual um novo horizonte se descortina para nós. Somos enxertados em uma Igreja, a um novo grupo de amigos, aos quais chamamos de irmãos. Nova conduta de vida nos é submetida. Mudanças ocorrem no nosso dia-a-dia, nos transformamos em novas criaturas (II Cor 5:17) e uma outra realidade se nos abre. Passamos a encarar os problemas e solicitudes da vida como desafios espirituais e nos apresentamos a Deus como Seus servos e Seus filhos.

 

No entanto, nem todos adentram diante de Deus nesta situação. Colocam-se em uma distância espiritual muito longe, vivendo apenas de rebarbas de bênçãos e migalhas, contentando-se com o pouco de vida espiritual. Vida abundante é só aquela vivida nos momentos seguidos à conversão, chamada de primeiro amor.

 

Isto não deveria ser assim, mas é. Nos dias atuais os crentes têm se contentado com pouco. Por que? Porque não vivem uma vida em correta posição diante de Deus. É uma questão de colocação, de posicionamento. Para se colocar diante de Deus nesta situação é necessário pagar um preço.

 

         Algumas considerações sobre a posição que devemos tomar:

 

Posição 1 - Mortos para o pecado. Como mortos para o pecado - Rm 6:2. Não pode haver compreensão de que é possível viver uma vida espiritual frutífera vivendo e andando em pecado.

Posição 2 - Vivos para Deus. Como vivos dentre os mortos, vivos para Deus - Rm 6:11, 13. O mundo jaz no maligno. Quem ainda não foi alcançado pela graça salvadora de Deus está condenado à morte espiritual. Isto é uma realidade. São aqueles que estão ao nosso lado, são os nossos parentes, são nossos amigos, vizinhos e etc.

Posição 3 - Estar debaixo da graça. Colocar-se debaixo da graça de Deus - Rm 6:14. Graça significa um favor imerecido. É a substituição solene da nossa condenação à que estávamos submetidos pela lei, pela salvação providenciada pelo próprio Deus. Estamos mortos para a lei pelo Corpo de Cristo, Rm 7:4. O dom gratuito veio para justificação. Rm 5:16. Estamos livres da lei para servirmos a Deus, para vivermos em novidade de vida, para darmos fruto.

Posição 4 - Viver como filhos de Deus. Apropriar-se da condição de filhos, herdeiros de Deus - Rm 8:17. O simples reconhecimento dessa condição já nos enche o coração de paz e segurança. Deus se interpõe, como Pai, em favor de Seus filhos. Rm 8:31 a 39 caracteriza toda uma seqüência de livramentos e bênçãos concedidas por Deus para aqueles que estão sob Sua guarda e proteção. Vejamos algumas situações:

quem poderá se posicionar contra nós?

Deus nos dará com Ele todas as coisas.

quem poderá nos acusar?

quem nos condenará? se é Deus quem intercede por nós.

quem nos separará do amor de Cristo? Nenhuma dificuldade.

em todas estas situações somos mais que vencedores.

nada poderá nos separar do amor de Deus.

 

Que promessa maravilhosa!!! Quantos já se apoderaram disso e estão vivendo essa situação?

 

Após a morte

 

A condição de salvos, justificados perante Deus nos outorga uma viva esperança. Pela fé nos apropriamos da salvação que há de nos ser concedida no final dos tempos. O fim da nossa fé é a salvação de nossas almas. I Pedro 1:3-9.

 

Diferentemente de religiões, seitas ou movimentos, a nós cristãos, é nos assegurada a salvação de nossas almas. Glória a Deus por isso! Temos uma viva esperança!

 

A intimidade com Deus pela Bíblia

 

É possível ter intimidade com Deus. Quem ainda não havia pensado sobre isso? Para quantos aqui presentes o relacionamento com Deus era algo distante e cerimonial? Ao final da palestra esperamos que não haja mais essa visão e sentimento de distanciamento de Deus e das coisas espirituais.

 

Salmo 25:14 "O segredo (intimidade) do Senhor é para aqueles que o temem, e Ele lhes fará saber o Seu concerto". Maravilhosa promessa. Conhecer o concerto de Deus, Sua vontade, Seu segredo. O Salmo 25 é atribuído como de Davi. Davi foi considerado um homem segundo o coração de Deus ( I Sm 13:14). Ao receber a unção da parte de Samuel o Espírito do Senhor apoderou-se de Davi.

 

Deus viu em Davi, aquele jovem pastor de ovelhas alguém com potencial para estar a frente do povo de Israel. No Salmo 23 vemos a confiança que Davi depositava em Deus, como pastor de sua vida, seu protetor, provedor e maior propósito. O que Davi procurava ser para o seu rebanho, Deus era para ele. Deus conhecia o coração de Davi e atestou isto para Samuel, que diante dos formosos filhos de Jessé pensava que pela aparência de algum deles poderia ver o escolhido do Senhor, porém Deus diz: - eu olho para o coração. Deus está à procura dessa qualidade de coração em você e em mim. A unção de Davi significa a infusão do coração de Deus na pessoa dele. Ao analisarmos a vida e a obra de Davi podemos perceber que sua comunhão com o Senhor era íntima e tremenda. Um coração cheio do coração de Deus. A coragem de Davi para enfrentar ao gigante Golias foi algo sobrenatural. A capacidade para manter-se submisso a Saul quando perseguido por ele, sua fidelidade aos amigos e homens que lutavam ao seu lado, sua lealdade ao rei, sua intenção de unificar o Reino e trazer a Arca da Aliança para Jerusalém, a liberdade para expressar o louvor e a manifestação da misericórdia de Deus em sua vida são alguns dos exemplos mais marcantes da personalidade de Davi selada pela unção do Senhor em seu coração. Mesmo curvando-se à carne, no pecado com Bate-Seba, Davi reconhece seu pecado e clama a Deus por um coração puro, quebrantado, pedindo que o Senhor não tirasse de sobre ele o Espírito Santo (Salmo 51).

 

Uma pessoa segundo o coração de Deus é alguém cuja mente, emoções e vontade estão cheios do Cristo vivo. O segredo do Senhor... é para os que o temem. É para aqueles que possuem o coração de Deus.

 

Hebreus 10:19,20 "Tendo pois, irmãos ousadia para entrar no santuário, no Santo dos Santos, pelo sangue de Jesus, pelo novo e vivo caminho que Ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela Sua carne". A morte de Jesus nos abre acesso àquele local destinado anteriormente somente aos sumo sacerdotes. Na primeira aliança, o Tabernáculo era divido em dois lugares de adoração: o Santo Lugar e o Santo dos Santos. Estas dependências eram cobertas por véus. Havia um véu para encobrir o Santo Lugar e outro para o Santo dos Santos. No primeiro, somente estavam autorizados a adentrar os sacerdotes. No segundo, somente os sumo sacerdotes poderiam entrar, uma única vez ao ano, apresentando sangue como oferta pelos pecados de ignorância do povo. (Hebreus 9:1-7). Na Nova Aliança, Cristo entra uma vez por todas no Santo dos Santos, como o sacerdote eterno enviado por Deus, para nos propiciar a redenção. Com a Sua morte passamos a ter acesso a este lugar especial, onde Deus recebia as ofertas dos sacerdotes, manifestava-se com fogo, aceitando aquilo que os sumo sacerdotes haviam oferecido.

 

Arão, irmão de Moisés, ao iniciar seu ministério de sacerdote, após oferecer uma oferta perante o Senhor levantou as mãos e abençoou o povo. Com Moisés ele entra na tenda da congregação e juntos abençoam o povo e a glória do Senhor aparece em forma de fogo, consumindo o holocausto trazendo temor à congregação (Lv 9:22-24).

 

Nos dias de hoje ao tomarmos consciência da correta dimensão do que seja adentrar ao lugar Santíssimo, nossas vidas são direcionadas à graça de Deus, à uma vida sob a Nova Aliança. É o próprio Deus morando em nossas vidas. Jesus substituiu os feitos que nós teríamos que fazer. Ele carregou a maldição, a doença, o pecado e todas as misérias inerentes à condição humana para a cruz do Calvário, porque nós não poderíamos fazê-lo. Na Nova Aliança Deus coloca Suas leis e Seus entendimentos em nossos corações. Hebreus 8:8-13. Devemos ter ousadia e nos apropriar da Nova Aliança concedida através da morte de Cristo. Quem está disposto a se apresentar diante de Deus no Lugar Santo dos Santos? Um dos mais sérios requisitos para se adentrar diante do altar do Senhor era a santidade: Lv 21:6.

 

Quando entramos no lugar Santo dos Santos reconquistamos o privilégio de termos a intimidade com o Senhor.

 

Hebreus 12:28 "Pelo que tendo recebido um reino que não pode ser abalado, retenhamos a graça, pela qual sirvamos a Deus agradavelmente com reverência e santo temor". Se somos exortados a reter a graça é porque há possibilidade dela querer esvair-se de nós. Não pelo Senhor, mas pelos nossos pecados que tentam se impor como uma barreira entre nós e Deus. Reter a graça de Deus é apropriar-se das riquezas dEle, recebidas através da redenção, da remissão dos pecados(Efésios 1:3-9). Aqui há uma revelação maravilhosa: a plena consciência do perdão dos pecados. Voltemos para a Posição nº 1, falada anteriormente, sobre mortos para o pecado. A completa consciência deste fato nos permite receber as riquezas de sua graça, que Ele derramou profundamente sobre nós em toda a sabedoria e entendimento. O coração de Paulo estava cheio de coisas boas ao se dirigir aos efésios (Ef 1:7 e 2:7). Riquezas da graça desvendadas para nos revelar o mistério de Sua vontade para que possamos servi-Lo com reverência e temor.

 

Efésios4:14 "Para que não sejamos mais meninos, inconstantes, levados ao redor por todo vento de doutrina, pelo engano de homens que induzem ao erro".

 

Muitos cristãos vivem nos dias de hoje uma vida de altos e baixos espirituais. Inconstantes, ora por cima, ora por baixo, sem um padrão contínuo de crescimento. As bênçãos estão limitadas a períodos de suas vidas, bem como os períodos de lutas e tribulações, divididos por uma linha bem definida. Ou estão em completa alegria e em vitória ou estão derrotados e arrasados. Isto é falta de maturidade. A Bíblia chama de inconstância, de crentes carnais, de meninos espirituais. O oposto desta situação é uma vida espiritual em direção ao aperfeiçoamento, visando o ministério para a edificação do Corpo de Cristo (Efésios 4:12-14).

 

Como obter comunhão com Deus sob inconstância? É difícil. Deus em Sua infinita misericórdia concede lampejos de Sua glória e alguns acham ser apenas isto o que lhes está destinado no reino. Na parte anterior vimos que o reino é inabalável. Por isso somos chamados ao aperfeiçoamento, à unidade da fé, ao pleno conhecimento, à perfeita varonilidade, à medida da estatura da plenitude de Cristo para o desempenho de nossa missão no reino de Deus. Para levarmos a bom termo esta missão não pode haver acomodação com uma vida inconstantes e de altos e baixos espirituais. Deus quer Se revelar a cada um de nós. Ele quer se aprofundar na intimidade com cada um.

 

I Pedro 2:5,9 "Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo. Mas vós sois a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido, para que anuncieis as virtudes daquele que vos chamou das trevas para Sua maravilhosa luz."

 

Neste texto temos outra "pérola" que poucos crentes descobriram: ser uma pedra viva, uma casa espiritual, estar conscientes do sacerdócio, do sacerdócio real, da nação santa, da geração eleita, da condição de adquiridos de Deus. Tudo isto tem que estar bem vívido em nossas mentes e em nossos corações. A confissão plena destas verdades nos leva a buscar uma vida de santidade e temor diante do Pai, para podermos anunciar as virtudes do reino.

 

Façamos essa confissão agora: Eu ........ (coloque aqui o seu nome), como pedra viva, sou edificado casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus, por Jesus Cristo, eu sou parte da geração eleita, do sacerdócio real, da nação santa, do povo adquirido, para anunciar as verdades dAquele que me chamou das trevas para Sua maravilhosa luz".

 

Deus fala com Sua casa espiritual, Seu sacerdócio santo, Sua geração eleita, Seu sacerdócio real, Sua nação santa, Seu povo...

 

Rm 8:16 "O mesmo Espírito testifica com o nosso espírito que somos filhos de Deus". Talvez esta seja a afirmação mais fácil de se entender e de associar à condição de cristãos. O mundo e a origem católica brasileira afirmam que todos são filhos de Deus, porém isso não é verdade. Há um ditado que diz que filho de peixe peixinho é. Filho de crente não é crentinho não, tampouco quem não tem o Espírito de Deus em sua vida não pode considerar-se um filho de Deus.

 

É condição ímpar ter o Espírito de Deus. O Espírito na vida do crente lhe dá a certeza da salvação, da remissão dos pecados e de que tudo isto somente é encontrado no Filho de Deus, o Unigênito, que morreu por nós. O Espírito Santo testifica... Não pode haver dúvidas, se houverem é por falta de fé ou por ainda existir uma lacuna na vida espiritual dessa pessoa. A condição especial de filhos de Deus, adotados, nos conduz à uma situação de privilégio, diferente da do mundo. Precisamos nos apropriar também desta verdade. Deus quer desenvolver uma maior intimidade Pai-filhos.

 

Gl 5:22 "Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e temperança". Lembro-me ainda da primeira vez que ouvi um estudo específico sobre o Fruto do Espírito. Na época, ainda adolescente, vivendo uma vida de altos e baixos espirituais, foi-me dito que o fruto do Espírito é indizível. Isto é, ou se possui todo o fruto, ou não há a manifestação dele na vida do cristão. Certamente que uma vida espiritual não pode ser concebida com obras do Espírito Santo e obras da carne ao mesmo tempo.

 

O Espírito Santo é sensível. Tiago 4:5 diz que o espírito que em nós habita tem ciúmes. Ao olhar para o seu interior e perceber que falta alguma parte deste fruto peça a Deus para trabalhar em sua vida para que Ele lhe conceda todo o fruto. Quando há a manifestação do fruto do Espírito em nossas vidas, o resultado é visto no nosso relacionamento com Deus.

 

I Cor 4:1 "Que os homens nos considerem como ministros de Cristo, e despenseiros dos mistérios de Deus". Podemos dizer que este é o ápice da intimidade com Deus. Os cristãos são administradores dos mistérios de Deus. Para que tenhamos uma boa vida espiritual, bons fundamentos, para que a nossa estrutura agüente as adversidades desta vida é necessário que sejamos alimentados pelos mistérios de Deus. Deus quer que conheçamos Seus mistérios, tornando-nos despenseiros e administradores dos mesmos. Em Rm 16:25 Paulo encerra a epístola dizendo: "ora àquele que é poderoso para vos confirmar segundo meu evangelho e a pregação de Jesus Cristo, conforme a revelação do mistério guardado em silêncio nos tempos eternos".

 

Temos que edificar sobre o fundamento já posto em nossas vidas. I Cor 3:10-13 "Segundo a graça de Deus que me foi dada, pus eu, como sábio construtor, o fundamento e outro edifica sobre ele. Mas veja cada um como edifica sobre ele." Se a edificação for feita sobre ouro, prata e pedras preciosas é porque estamos sendo edificados espiritualmente. Mas se for sobre feno, palha e madeira é porque a edificação está indo em direção à carne.

 

O reino de Deus também é comparado à um homem que lança a semente na terra e depois dormiu, e ao levantar de dia e de noite vê a sua semente germinar e crescer não sabendo ele como. Marcos 4:26-29. Cada um edifica de acordo com seu fundamento escolhido, a Palavra diz: uns produzindo a cem por um, outros a sessenta e outros a trinta.

 

Fazendo uma comparação com os metais preciosos lidos acima, vemos que uma edificação de prata corresponde à produção de trinta por um. É aquela pessoa que recebe ao senhor Jesus, larga os vícios. Se mentia não mente mais, se fumava, não fuma mais, se roubava, não rouba mais, passa a encarar a família de outra maneira, o linguajar agora é outro, aprende a perdoar.

 

Ouro tem mais valor. É sessenta por um. É quando se aprende que a carne para nada aproveita, que a vida espiritual é que tem realmente valor, que sua dependência vem do Senhor, que sua suficiência vem de Deus, que recebe tudo isso pela graça de Deus, por fé.

 

A manifestação das pedras preciosas no fundamento ocorre quando o cristão aprende que é um despenseiro dos mistérios de Deus. Possui uma confissão de autoridade: eu sei quem sou. Eu sou o que a Bíblia diz que eu sou. Um salvo, um eleito, um redimido, um perdoado, um vencedor... Após passar pelos degraus de prata e ouro, a edificação de brilhantes e diamantes pode encarar a Satanás e não aceitar as suas mentiras e artimanhas, derruba as fortalezas que querem impedir de levar a mente à obediência de Cristo.

 

Mas se a vida for edificada ou alicerçada sobre madeira palha e feno, que são coisas superficiais, obras da carne, esforço próprio, pessoal, aparências, somente por fora, o interior está oco, frágil e sem segurança. Alguns cristãos são como os fariseus: túmulos caiados, por fora tudo branco, porém por dentro há mentira, a falsidade, a carne. Por fora apresentam alegria e satisfação, mas por dentro guardam mágoas, angústias e sobretudo incertezas e desesperanças. Às vezes passam 5, 10, 20, 30 anos e nada de novo acontece em suas vidas. O interior está cheio de ossos secos. Os mistérios de Deus estão à nossa disposição, basta-nos edificarmos sobre nossa vida espiritual um fundamento sólido e permanente.

 

Muitos outros textos e exposições poderiam ser enquadrados sobre este tema. Partindo agora para o lado prático, podemos perguntar: o que preciso fazer para desenvolver uma intimidade com Deus que me leve ao reconhecimento de tudo isso que foi falado aqui?

 




      Em busca da intimidade com Deus

 

São necessárias duas palavras de ordem: educação e disciplina.

 

                             EDUCAÇÃO - II Tm 2:15

 

Em primeiro lugar o cristão deve se educar para colocar sua vida espiritual em um patamar de constante busca do conhecimento das coisas espirituais. II Tm 2:15 " Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem que se envergonhar e que maneja bem a Palavra da verdade".

 

A busca de conhecimento trará os seguintes frutos:

 

maturidade cristã - até que Cristo seja formado em nós. Isto é um processo (Gl 4:19).

santificação - é o aperfeiçoamento moral, é a Palavra de Deus trabalhando no homem (Jo 17:17).

desenvolvimento intelectual - a Palavra de deus nos torna sábios (Salmo 119:98).

 

DISCIPLINA - I Cor 9:25

 

Um dos exemplos mais clássicos de disciplina voluntária é aquela desenvolvida pelos atletas e desportistas. Para se tornarem campeões precisam passar horas e horas treinando arduamente, mesmo contra adversidades seja de temperatura, de ambiente, físicas e outras.

 

Um crente espiritualmente disciplinado deve possuir um sistemático estudo da Bíblia. O estudo da Palavra vai lhe proporcionar:

 

uma nova vida, I Pedro 1:23, - regenerados para uma nova vida.

um alimento diário, Mateus 4:4 - não é só de pão que vive o homem.

crescimento espiritual - gradativo, deixar a situação e posição de meninos para crescermos - I Pedro 2:1-3.

vitória sobre o pecado - pecado é errar o alvo, com a Palavra escondida em nosso coração estamos preparados para rejeitar o pecado. Salmo 119:11.

vitória sobre o inimigo - tomar a espada do Espírito que é a Palavra de Deus. Ef 6:17.

segurança diante de Deus e dos homens - o obreiro aprovado, que maneja bem a Palavra. II Tm 2:15. Saber manejar bem a Palavra da Verdade é um privilégio e só consegue alcançá-lo quem se dispõe a estudar com interesse e com atitudes corretas em relação ao estudo. Manejar a palavra é saber receber a revelação da Palavra como vinda de Deus e não apenas sua lógica; aplicá-la no viver diário; e transmiti-la com fidelidade.